Logo
Regional

Época balnear em Caminha arranca com mais três bandeiras Qualidade de Ouro e cinco Azuis

20 Maio, 2024 | 15:25
Partilhar
Pedro Xavier
2 min. leitura

A época balnear 2024 no concelho de Caminha vai arrancar num patamar de elevada qualidade, com mais três bandeiras Qualidade de Ouro e cinco Bandeiras Azuis.

A Praia do Forte do Cão, em Âncora, junta mais um galardão aos dois já conseguidos este ano. Acaba de ser classificada como Praia ZERO Poluição, uma distinção de excelência, para uma praia belíssima que, nesta época balnear, voltará também a exibir a Bandeira Azul da Europa e Qualidade de Ouro. 

A análise da Associação ZERO é bastante restritiva, mas a Praia do Forte do Cão respondeu positivamente às exigências, sendo uma das 59 Praias ZERO Poluição em Portugal. A ZERO considera que os parâmetros que correspondem aos objetivos e consequentemente à classificação são “verdadeiramente aquilo que à escala europeia se deseja no quadro do Pacto Ecológico Europeu, em particular no âmbito do Plano de Ação para a Poluição Zero”.

Esclarece ainda a associação, que uma Praia ZERO Poluição é aquela em que não foi detetada qualquer contaminação microbiológica nas análises efetuadas às águas balneares ao longo das três últimas épocas balneares. De referir que, em 2024, as Praias ZERO Poluição “representam apenas nove por cento do total das 664 águas balneares existentes, um aumento de um por cento, mais cinco praias em relação às 54 classificadas no ano passado”.

Ainda este mês, ficámos a saber também que a Praia do Forte do Cão, juntamente com a Praia de Moledo e a Praia Fluvial das Azenhas, em Vilar de Mouros, foram classificadas com Qualidade de Ouro. A Quercus divulgou as 420 Praias classificadas com Qualidade de Ouro, um galardão atribuído há quase 15 anos e que distingue a qualidade da água balnear das praias de portuguesas com base na informação pública oficial, tendo exclusivamente em consideração as análises efetuadas nos laboratórios das Administrações Regionais Hidrográficas.

São critérios do galardão para receber a classificação de “Praia com Qualidade de Ouro, que a água balnear tem de respeitar os seguintes critérios: “Qualidade da água “excelente” na classificação anual das cinco épocas balneares anteriores à última (neste caso, entre 2018 e 2022); Todas as análises realizadas na última época balnear (2023) deverão ter apresentado resultados melhores para os seguintes indicadores bacterianos face aos valores definidos para o percentil 95 do anexo I da Diretiva relativa às águas balneares: Águas costeiras e de transição: todas as análises deverão apresentar valores inferiores a 100ufc/100ml para os Enterococos intestinais e inferiores a 250ufc/100ml para a Escherichia coli; Águas interiores: todas as análises deverão apresentar valores inferiores a 200ufc/100ml para os Enterococos intestinais e inferiores a 500ufc/100ml para a Escherichia coli. Na última época balnear (2023), não poderá ter ocorrido qualquer tipo de ocorrência/aviso de desaconselhamento da prática balnear, proibição da prática balnear e/ou interdição temporária da praia”.

Como oportunamente também informámos, todas as praias marítimas do concelho de Caminha, assim como a Praia Fluvial das Azenhas, em Vilar de Mouros, apresentam-se de novo, na próxima época balnear, “vestidas” de Azul. Vão hastear a Bandeira Azul em 2024 a Praia de Caminha – Foz do Minho, Praia de Moledo, Praia de Vila Praia de Âncora e a Praia do Forte do Cão, tal como a emblemática Praia Fluvial das Azenhas, em Vilar de Mouros.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Desporto 8 Dezembro, 2025

Távora goleia e reforça liderança da 2.ª Divisão Distrital da AFVC

O Távora somou mais uma vitória expressiva na 2.ª divisão distrital da Associação de Futebol de Viana do Castelo, ao triunfar por 1-5 no reduto do Anais FC, este fim de semana, em jogo da 12.ª jornada. A equipa arcoense mantém-se firme no topo da tabela, agora com 30 pontos, reforçando o estatuto de líder isolado.

Desporto 8 Dezembro, 2025

Iúri Leitão vence Madison nos 6 Dias de Roterdão em parceria com Yoeri Havik

O ciclista vianense Iúri Leitão voltou a destacar-se no panorama internacional ao conquistar a vitória na prova de Madison dos 6 Dias de Roterdão, uma das competições mais emblemáticas e exigentes do ciclismo de pista. O atleta de Santa Marta de Portuzelo, Viana do Castelo, fez dupla com o neerlandês Yoeri Havik, atleta da casa, numa parceria que se revelou dominante ao longo de toda a prova.

Regional 8 Dezembro, 2025

Valença promove retiro micológico “Entre Fungos e Monges” na Quinta do Mosteiro de Sanfins

A Câmara Municipal de Valença vai realizar no próximo sábado, 13 de dezembro, a partir das 9h30, o retiro micológico “Entre Fungos e Monges”, na Quinta do Mosteiro de Sanfins.

Regional 8 Dezembro, 2025

Ponte de Lima avança com oito apartamentos de habitação colaborativa

A Câmara de Ponte de Lima abriu concurso público, no valor de 820 mil euros mais IVA, para transformar um edifício no centro da vila em oito apartamentos de habitação colaborativa. O projeto, financiado pelo PRR, terá um prazo de execução de 180 dias.

Internacional 8 Dezembro, 2025

Politécnico de Viana participa em workshop europeu sobre graus conjuntos

O Politécnico de Viana do Castelo marcou presença esta semana em Veneza, Itália, no primeiro workshop europeu dedicado à criação de orientações para novos graus conjuntos transnacionais. O encontro reuniu mais de 500 participantes, entre presenciais e online, e deu início a um ciclo de trabalho que se prolongará até 2028, envolvendo 73 alianças universitárias em toda a Europa.

Regional 8 Dezembro, 2025

Construção do novo Mercado de Viana do Castelo terá acompanhamento arqueológico

A Câmara de Viana do Castelo lançou um concurso público de 324.740 euros para serviços de arqueologia durante a construção do novo mercado municipal e a requalificação da sua envolvente. O prazo de execução do contrato é de 150 dias, e a entrega de propostas termina a 2 de janeiro de 2016.

Nacional 8 Dezembro, 2025

Viana do Castelo e todo o país parados na greve geral de quinta-feira

Trabalhadores de Viana do Castelo, de 15 distritos, Açores e Madeira vão participar na greve geral marcada para quinta-feira, 11 de dezembro, convocada pela CGTP e UGT contra a reforma da legislação laboral proposta pelo Governo.