O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, marcou presença, este sábado, dia 15 de junho, na cerimónia de arranque da época balnear no concelho vianense. O investimento de quase 400 mil euros na época balnear, que decorre de 15 de junho a 15 de setembro, visa garantir condições e segurança nas praias do concelho, contando com 31 nadadores-salvadores.
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, afirmou que “o cuidado que temos com a nossa frente atlântica e com a segurança das nossas praias é uma prioridade que é reconhecida”, agradecendo o empenho de todos os nadadores-salvadores nos 93 dias de trabalho que começaram este sábado.
Na cerimónia, marcou também presença a Vereadora do Ambiente, Fabíola Oliveira, e o Capitão do Porto e Comandante-local da Polícia Marítima de Viana do Castelo, Rui Serrano da Paz.
Fabíola Oliveira, agradeceu “a disponibilidade e responsabilidade” dos nadadores-salvadores, considerando que os praticantes de desportos náuticos são um dos maiores focos prioritários, já que Viana do Castelo é cada vez mais reconhecida pelas condições de excelência para os desportos de mar e rio.
Já o Capitão do Porto e Comandante-local da Polícia Marítima de Viana do Castelo, pediu aos profissionais para que “estejam atentos”, colocando o foco no objetivo de zero mortes durante a época balnear que agora iniciou.
A verba maior foi para a aquisição de serviços de vigilância, assistência balnear, patrulhamento e coordenação de nadadores salvadores para a época balnear, fazendo um valor global de 290.000 euros com vista a “garantir a salvaguarda da segurança de utentes e praticantes de desportos náuticos nas águas balneares designadas de Viana do Castelo e em águas com prática balnear conhecida (embora não designada, Rodanho e Argaçosa)”.
A este valor acresce o aluguer de estruturas modulares, sanitários e módulos amplos, para apoio à época balnear no valor de 69.940 euros.
Entre 28 de novembro e 8 de dezembro, a Fortaleza de Valença transforma-se novamente num verdadeiro paraíso para os amantes de chocolate, com a realização de mais uma edição do evento Valença Fortaleza de Chocolate, considerado o mais doce da época natalícia.
Ponte de Lima vai receber, entre 13 de dezembro de 2024 e 22 de março de 2025, a exposição “Brinquedos que Contam Histórias”, na Sala de Exposições Temporárias do Museu do Brinquedo Português.
A CP – Comboios de Portugal vai reforçar a oferta nos urbanos do Porto e de Lisboa durante os fins de semana e feriados da época natalícia, para responder ao aumento da procura motivado pelas compras, eventos e animação típica desta quadra.
A iniciativa “Viana, Moscatel e Banana”, que integra o programa “Viana, Coração do Natal” vai voltar, no dia 24 de dezembro, ao centro histórico de Viana do Castelo.
A Companhia de Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo promoveu uma receção institucional dirigida aos Presidentes das Juntas de Freguesia do concelho, num encontro dedicado ao fortalecimento da cooperação e à partilha de informação estratégica no âmbito do sistema municipal de proteção e socorro.
A Câmara Municipal de Valença preparou um programa especial para tornar as férias de Natal um período cheio de energia, criatividade e momentos inesquecíveis para as crianças do concelho.
A 26.ª edição do Xantar – Salão Internacional de Turismo Gastronómico, que decorreu entre 20 e 23 de fevereiro em Ourense, na Galiza, termina este domingo com balanço positivo para o Município de Viana do Castelo. A presença com stand próprio reforçou a aposta estratégica neste mercado de proximidade, considerado fundamental para a promoção turística da capital do Alto Minho.