O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, marcou presença, este sábado, dia 15 de junho, na cerimónia de arranque da época balnear no concelho vianense. O investimento de quase 400 mil euros na época balnear, que decorre de 15 de junho a 15 de setembro, visa garantir condições e segurança nas praias do concelho, contando com 31 nadadores-salvadores.
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, afirmou que “o cuidado que temos com a nossa frente atlântica e com a segurança das nossas praias é uma prioridade que é reconhecida”, agradecendo o empenho de todos os nadadores-salvadores nos 93 dias de trabalho que começaram este sábado.
Na cerimónia, marcou também presença a Vereadora do Ambiente, Fabíola Oliveira, e o Capitão do Porto e Comandante-local da Polícia Marítima de Viana do Castelo, Rui Serrano da Paz.
Fabíola Oliveira, agradeceu “a disponibilidade e responsabilidade” dos nadadores-salvadores, considerando que os praticantes de desportos náuticos são um dos maiores focos prioritários, já que Viana do Castelo é cada vez mais reconhecida pelas condições de excelência para os desportos de mar e rio.
Já o Capitão do Porto e Comandante-local da Polícia Marítima de Viana do Castelo, pediu aos profissionais para que “estejam atentos”, colocando o foco no objetivo de zero mortes durante a época balnear que agora iniciou.
A verba maior foi para a aquisição de serviços de vigilância, assistência balnear, patrulhamento e coordenação de nadadores salvadores para a época balnear, fazendo um valor global de 290.000 euros com vista a “garantir a salvaguarda da segurança de utentes e praticantes de desportos náuticos nas águas balneares designadas de Viana do Castelo e em águas com prática balnear conhecida (embora não designada, Rodanho e Argaçosa)”.
A este valor acresce o aluguer de estruturas modulares, sanitários e módulos amplos, para apoio à época balnear no valor de 69.940 euros.
Ponte da Barca regressa ao espírito natalício com a iniciativa “Neste Natal, Compre no Comércio Local”, que pretende dinamizar o comércio da vila e aproximar consumidores e comerciantes.
Este sábado, a Juventude Viana regressa aos jogos em casa, recebendo o Infante de Sagres no Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo, a partir das 21h30, em partida referente à 9.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de Hóquei em Patins.
Portugal vai integrar o Grupo K do Mundial2026, que se realiza nos Estados Unidos, Canadá e México, e vai estrear-se no torneio frente ao vencedor do play-off intercontinental, anunciou a FIFA, após o sorteio em Washington.
O Teatro Nacional D. Maria II (TNDM) anunciou a programação para o primeiro semestre de 2026 e Viana do Castelo volta a integrar o conjunto de cidades que acolhem espetáculos em digressão enquanto o edifício do Rossio, em Lisboa, permanece em obras.
Portugal entrou oficialmente em fase epidémica de gripe, registando um aumento de casos confirmados, incluindo internamentos em cuidados intensivos, alertou o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA).
O Centro Cultural de Viana do Castelo, obra emblemática do arquiteto Eduardo Souto Moura, acolheu a cerimónia dos Prémios “ESPAÇO” – Prémios Nacionais de Arquitetura, iniciativa da ANTEPROJECTOS que distingue anualmente as obras mais relevantes realizadas em território português.
Viana do Castelo e outros distritos do país estão hoje sob aviso do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) devido à previsão de agitação marítima intensa. O aviso laranja, que indica “situação meteorológica de risco moderado a elevado”, vigora entre as 12:00 e as 18:00, passando depois a amarelo até às 06:00 de domingo.