A época balnear arrancou, no sábado, em 127 praias do Norte, com a bandeira azul presente em 84 praias: 75 em zonas costeiras e nove praias fluviais, com seis saídas do galardão a assinalar relativamente a 2024.
As praias de Árvore (Vila do Conde), da Frente Azul, Seca e Silvalde (Espinho), Vila Praia de Âncora (Caminha) e a praia fluvial de Merelim São Paio (Braga) foram as que deixaram de ter bandeira azul em 2025, de acordo com a Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação (ABAAE).
Já a praia de Cavadinho (fluvial), em Braga, entrou na lista de bandeiras azuis, “um símbolo de qualidade ambiental atribuído anualmente a praias fluviais e costeiras que se candidatem ao galardão e que cumpram um conjunto de critérios”, descreve a ABAAE.
Na página da Internet da ABAAE, indica-se a saída da marina de Vila Nova de Gaia da lista de bandeiras azuis.
Quanto às praias com bandeira azul em 2025, são 404 a nível nacional e, a Norte, abrangem 15 concelhos: Caminha, Viana do Castelo, Braga, Vila Verde, Esposende, Macedo de Cavaleiros, Mirandela, Fafe, Póvoa de Varzim, Vila do Conde, Matosinhos, Porto, Vila Nova de Gaia e Espinho.
Com mais praias galardoadas (19) está Vila Nova de Gaia, seguida de Matosinhos (17), Viana do Castelo (11), Póvoa de Varzim (8) e Vila do Conde (5).
Das 673 águas balneares identificadas no país, 127 dizem respeito ao Norte do país, de acordo com a portaria publicada no Diário da República de 30 de abril.
Este documento define todos os anos a duração da época balnear que, este ano, a Norte, é de 14 de junho a 14 de setembro.
Entre as nove águas balneares criadas este ano em Portugal estão, a Norte, as de Rodanho e Foz do Lima, em Viana do Castelo, revelou o Ministério do Ambiente e Energia a 31 de maio.
Este ano, a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) quis “tornar ainda mais acessível a informação sobre a água”, em infoagua.apambiente.pt
De 10 a 15 de setembro, Ponte de Lima volta a ser o epicentro da cultura popular minhota com a realização das tradicionais Feiras Novas, uma das maiores romarias do Alto Minho, em honra de Nossa Senhora das Dores. O evento, que integra o Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial, promete atrair milhares de visitantes à vila limiana para seis dias repletos de música, tradição, folclore e devoção.
O futsal distrital volta a entrar em cena com a disputa das Supertaças da Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC), agendadas para os dias 20 de setembro e 4 de outubro, no Pavilhão Municipal de Caminha.
Um homem de 52 anos foi detido este sábado, em flagrante, pela Guarda Nacional Republicana (GNR), enquanto ateava um incêndio florestal com recurso a um isqueiro, no concelho de Valença. O suspeito permanece sob custódia da GNR até ser presente ao Tribunal Judicial de Valença, na segunda-feira, para o primeiro interrogatório judicial e eventual aplicação de medidas de coação.
De 26 a 28 de setembro, o Parque de Jogos 1.º de Maio INATEL, em Lisboa, vai acolher a Cidade das Tradições – Com a Pronúncia do Norte, evento gratuito promovido pela Fundação INATEL, com o apoio da Comissão Nacional da UNESCO e da Região de Turismo Porto e Norte.
Valença prepara-se para receber, entre os dias 1 e 4 de setembro, a 9.ª edição das Olimpíadas Seniores, um evento de âmbito distrital que promete encher a cidade de energia, convívio e espírito desportivo.
Portugal volta a marcar presença no prestigiado Concurso Internacional de Fogo-de-Artifício de Macau, um dos mais conceituados festivais do mundo na área da pirotecnia. Este ano, o destaque vai para duas empresas do distrito de Viana do Castelo associadas: Pirotecnia Minhota e Pirotecnia de Barbeita, ambas reconhecidas pelo seu profissionalismo e inovação artística.
A emoção da Taça de Portugal está de regresso e o distrito de Viana do Castelo será bem representado na 1ª eliminatória da edição 2025/2026. Quatro equipas da região — ADC Correlhã, Desportivo de Monção, SC Valenciano e SC Vianense — entram em campo este domingo, 31 de agosto, com ambição de seguir em frente na prova rainha do futebol nacional.