No dia 10 de fevereiro, pelas 16h00, o cortejo de carnaval está de volta ao Largo Hermenegildo Solheiro, em Melgaço. Com o tema "costumes, tradições e aspetos histórico-culturais associados ao concelho de Melgaço e aos concelhos galegos vizinhos", as inscrições estão a decorrer até 2 de fevereiro.
Toda a comunidade (do concelho de Melgaço e de outros concelhos), os comércios, associações, empresas, comunidades escolares, instituições particulares de solidariedade social e juntas de freguesia são convidados a participar no cortejo e a mostrar a criatividade com as suas máscaras e fantasias.
Os interessados em participar podem escolher entre duas categorias: individual e grupo com carro alegórico.
A organização sugere algumas temáticas para as indumentárias e acessórios, entre os exemplos, “acontecimentos e povos históricos; lendas e tradições; agricultura, pastorícia, caça e pesca; brandas e inverneiras; emigração, contrabando e outras relações transfronteiriças e atividades socioeconómicas de relevância para Melgaço e para os concelhos circunvizinhos”.
A ação é de participação gratuita, mas de inscrição obrigatória, até 2 de fevereiro, através do preenchimento da ficha de inscrição, aqui. Depois, a mesma deverá ser enviada para o e-mail pmeleiro@cm-melgaço.pt (Patrícia Meleiro) ou entregue na receção da Casa da Cultura de Melgaço.
No final do cortejo, haverá ainda a tradicional Queima do Santo Entroido, o boneco vestido de roupas velhas. O momento representa a expulsão de todos os males e a purificação das mentes, e, segundo os populares, também o desejo de que o inverno acabe e que a primavera comece. Mais tarde, segue-se um momento musical.
Todos os participantes inscritos, independentemente das categorias, têm direito a participar no lanche convívio que decorrerá após a Queima do Santo Entroido, pelas 19h00.
As normas de participação do cortejo estão disponíveis, aqui.

Viana do Castelo acolhe, a partir de hoje, a 14.ª edição do Viana Volley Cup, um dos maiores torneios de voleibol da região. O evento, organizado pelo Clube de Voleibol de Viana, reúne centenas de atletas, treinadores e adeptos, combinando competição e convívio.
A associação ambientalista Zero criticou a CCDR-Norte por ter colocado em consulta pública o plano de gestão do aterro da Valorminho, em Valença, considerando o projeto “ilegal” e um “atentado ao ambiente”.
Doze pessoas morreram e 453 foram detidas por condução com taxa de álcool no sangue considerada crime, nos primeiros oito dias das operações de Natal e Ano Novo realizadas pela GNR e pela PSP.
Viana do Castelo celebra mais um talento desportivo local. A velejadora Luísa Peres, natural da cidade, foi distinguida pelo Comité Olímpico de Portugal com o estatuto de Esperança Olímpica de Vela, após a sua participação no recente Campeonato do Mundo de Seniores, realizado na China.
O Largo das Neves volta a ser, este sábado, 27 de dezembro, ponto de encontro da comunidade com a realização da tradicional Fogueira de Natal. A edição deste ano contará com os DJs Marshall Hall e Pedro Pereira, prometendo uma noite de música, convívio e celebração coletiva.
O distrito de Viana do Castelo está entre os 11 distritos de Portugal continental colocados sob aviso amarelo pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), devido à persistência de valores baixos da temperatura mínima. O aviso estará em vigor entre a meia-noite de 26 de dezembro e as 6 horas de 27 de dezembro, com exceção das localidades junto ao litoral, onde o impacto do frio poderá ser menos intenso.
A Escola Secundária de Monserrate, certificada como EPAS e Escola Embaixadora do Parlamento Europeu, conquistou pela quarta vez consecutiva uma viagem ao Parlamento Europeu, em Estrasburgo, fruto de um ano repleto de atividades educativas, exposições, workshops, encontros nacionais, desafios e concursos.