No dia 10 de fevereiro, pelas 16h00, o cortejo de carnaval está de volta ao Largo Hermenegildo Solheiro, em Melgaço. Com o tema "costumes, tradições e aspetos histórico-culturais associados ao concelho de Melgaço e aos concelhos galegos vizinhos", as inscrições estão a decorrer até 2 de fevereiro.
Toda a comunidade (do concelho de Melgaço e de outros concelhos), os comércios, associações, empresas, comunidades escolares, instituições particulares de solidariedade social e juntas de freguesia são convidados a participar no cortejo e a mostrar a criatividade com as suas máscaras e fantasias.
Os interessados em participar podem escolher entre duas categorias: individual e grupo com carro alegórico.
A organização sugere algumas temáticas para as indumentárias e acessórios, entre os exemplos, “acontecimentos e povos históricos; lendas e tradições; agricultura, pastorícia, caça e pesca; brandas e inverneiras; emigração, contrabando e outras relações transfronteiriças e atividades socioeconómicas de relevância para Melgaço e para os concelhos circunvizinhos”.
A ação é de participação gratuita, mas de inscrição obrigatória, até 2 de fevereiro, através do preenchimento da ficha de inscrição, aqui. Depois, a mesma deverá ser enviada para o e-mail pmeleiro@cm-melgaço.pt (Patrícia Meleiro) ou entregue na receção da Casa da Cultura de Melgaço.
No final do cortejo, haverá ainda a tradicional Queima do Santo Entroido, o boneco vestido de roupas velhas. O momento representa a expulsão de todos os males e a purificação das mentes, e, segundo os populares, também o desejo de que o inverno acabe e que a primavera comece. Mais tarde, segue-se um momento musical.
Todos os participantes inscritos, independentemente das categorias, têm direito a participar no lanche convívio que decorrerá após a Queima do Santo Entroido, pelas 19h00.
As normas de participação do cortejo estão disponíveis, aqui.

Viana do Castelo ganhou uma nova associação dedicada à mobilidade ativa e sustentável. A Viana Ciclável – Associação pela Mobilidade Ativa e Sustentável foi formalmente constituída no dia 8 de janeiro, com mais de 50 associados fundadores.
Um homem de 44 anos foi detido na madrugada de 24 de janeiro, em Viana do Castelo, por condução de veículo automóvel sob o efeito do álcool, informou o Comando Distrital da PSP.
A Câmara Municipal de Monção aprovou a abertura de candidaturas para a venda de nove lotes na Zona Empresarial de Messegães (ZEM). O processo tem início amanhã, 28 de janeiro, prolongando-se até 27 de fevereiro, conforme edital publicado no portal do município e afixado nos locais habituais.
A freguesia de Vila Praia de Âncora, no concelho de Caminha, passa a dispor novamente de um posto dos CTT a partir da próxima segunda-feira, instalado no Centro Coordenador de Transportes, colmatando uma lacuna existente desde o passado dia 16 de janeiro.
Viana do Castelo marcou presença na FITUR – Feira Internacional de Turismo de Madrid, uma das mais importantes feiras ibéricas do setor turístico, reforçando a promoção do concelho junto de profissionais e do público espanhol.
Cerca de dez mil clientes estavam sem fornecimento de energia elétrica às 11h30 desta terça-feira, com especial incidência no Norte litoral, incluindo o distrito de Viana do Castelo, na sequência das condições meteorológicas adversas provocadas pela passagem da depressão Joseph.
A 28.ª Gala dos Troféus Desportivos “O Minhoto” realizou-se na noite desta segunda-feira, na Adega Cultural de Vila Verde, reunindo perto de meio milhar de pessoas numa cerimónia que celebrou o mérito e o contributo para o desporto regional.