No dia 10 de fevereiro, pelas 16h00, o cortejo de carnaval está de volta ao Largo Hermenegildo Solheiro, em Melgaço. Com o tema "costumes, tradições e aspetos histórico-culturais associados ao concelho de Melgaço e aos concelhos galegos vizinhos", as inscrições estão a decorrer até 2 de fevereiro.
Toda a comunidade (do concelho de Melgaço e de outros concelhos), os comércios, associações, empresas, comunidades escolares, instituições particulares de solidariedade social e juntas de freguesia são convidados a participar no cortejo e a mostrar a criatividade com as suas máscaras e fantasias.
Os interessados em participar podem escolher entre duas categorias: individual e grupo com carro alegórico.
A organização sugere algumas temáticas para as indumentárias e acessórios, entre os exemplos, “acontecimentos e povos históricos; lendas e tradições; agricultura, pastorícia, caça e pesca; brandas e inverneiras; emigração, contrabando e outras relações transfronteiriças e atividades socioeconómicas de relevância para Melgaço e para os concelhos circunvizinhos”.
A ação é de participação gratuita, mas de inscrição obrigatória, até 2 de fevereiro, através do preenchimento da ficha de inscrição, aqui. Depois, a mesma deverá ser enviada para o e-mail pmeleiro@cm-melgaço.pt (Patrícia Meleiro) ou entregue na receção da Casa da Cultura de Melgaço.
No final do cortejo, haverá ainda a tradicional Queima do Santo Entroido, o boneco vestido de roupas velhas. O momento representa a expulsão de todos os males e a purificação das mentes, e, segundo os populares, também o desejo de que o inverno acabe e que a primavera comece. Mais tarde, segue-se um momento musical.
Todos os participantes inscritos, independentemente das categorias, têm direito a participar no lanche convívio que decorrerá após a Queima do Santo Entroido, pelas 19h00.
As normas de participação do cortejo estão disponíveis, aqui.

Ângela Pereira, jovem de 23 anos natural de Viana do Castelo, faleceu na manhã desta quinta-feira, Dia de Natal, no Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto. A sua história tinha comovido milhares de pessoas nos últimos dias, após um apelo urgente por apoio médico partilhado nas redes sociais.
O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, marcou presença na tradição do “Viana Moscatel e Banana”, mais conhecido como Bananeiro, e não hesitou em servir alguns copos de moscatel aos milhares de vianenses e visitantes que encheram a Praça da República na tarde desta quarta-feira, véspera de Natal.
Para a grande maioria dos cristãos, o natal significa o nascimento de Jesus. Assim sendo, colocar o presépio por debaixo da árvore de natal é uma das tradições de natal mais comuns. O mesmo recria o nascimento do menino jesus num estábulo.
Hoje assinalam-se 25 anos desde o encalhe do navio de carga Coral Bulker à entrada do porto de Viana do Castelo, um dos maiores acidentes marítimos da costa norte portuguesa.
Reza a lenda, que há muitos muitos anos, um homem da nobreza, muito desgostoso pela morte da sua mulher, terá gasto todo o seu dinheiro, deixando as suas 3 filhas sem nada.
A poucas horas do Natal e a escassos dias do final de mais um ano, agradecemos a todos pela confiança na Viana TV. Continuamos a ter "Uma nova forma de ver Viana do Castelo".
Embora não seja muito comum nas grandes cidades as famílias com filhos pequenos saírem à rua depois da meia noite, em muitas aldeias de norte a sul do país, a missa do galo continua a ser uma tradição inquebrável.