Entre os dias 27 de novembro e 6 de dezembro, os professores Hélder Barbosa e Jenny Ferreira, responsáveis pelo projeto Erasmus + do Ensino Profissional do Agrupamento de Escolas de Monserrate, realizaram as visitas preparatórias à Eslovénia, Áustria e Sérvia, países parceiros integrantes no projeto 2022-1-PT01-KA122-VET-000074455, sob o tema: "Ensino Profissional: Novas experiências, Novos métodos, Novas oportunidades".
Este projeto promove a oportunidade de 20 alunos realizarem a Formação Contexto de Trabalho (60 dias) nos países parceiros, nas diferentes áreas dos cursos profissionais da Escola. Promove também a possibilidade de 10 professores realizarem a modalidade de job shadowing, com o intuito de experienciar novas competências e novos métodos nesta vertente de ensino, com data prevista para iniciar a 15 de maio de 2023.
Na Eslovénia (parceria com a Escola Šolski Center Srečka Kosovela Sežana, sediada em Sezana), os docentes foram recebidos pela coordenadora de ERASMUS+, professora Maja Preseren. Ao longo da visita, foi possível contactar com os vários projetos, métodos de trabalho, salas de aula, laboratórios e ainda experienciar algumas técnicas de trabalho desenvolvidas pelo departamento de artes deste centro escolar, composto por duas escolas uma de ensino profissional secundário e uma outra de ensino profissional de nível superior.

Na Áustria, foi possível contactar com a Escola Landesberufsschule Eibiswald, tendo os participantes sido recebidos pela coordenadora do projeto ERASMUS, professora Verena Rabel, e pelo diretor do estabelecimento de ensino profissional, Gernot Grinschgl. Ao longo de dois dias, os professores da ESM puderam contactar com a realidade de um sistema de ensino diverso do português e com condições diferenciadas. Foi possível ainda visitar uma empresa parceira, KNAPP AG, onde os alunos irão desenvolver a sua Formação em Contexto de Trabalho.
Na Sérvia, cidade de Ruma, em parceria realizada com a Technical School “Milenko Brzak Uča” e com a Vocational School “Branko Radičević” foram os docentes recebidos pela Coordenadora Ivana Stanković e pelo Diretor Mirko Zrnić. Para além da apresentação de toda a estrutura escolar e da visita a salas e laboratórios, estabeleceram-se contactos com algumas empresas de forma a identificar o perfil de alunos e necessidades a promover, aquando da realização das mobilidades.
Esta viagem permitiu o contacto profícuo com diferentes formas e métodos de trabalho relativamente ao ensino profissional, bem como o estabelecimento de laços de confiança com as escolas parceiras. Foi ainda possível conhecer as condições e horários de trabalho nas empresas e nos locais de alojamento. Com todo este acervo de informação, iniciar-se-á o processo de definição do enquadramento do perfil dos alunos e professores, para a realização das respetivas mobilidades, com o importante intuito de alargar competências/métodos de trabalho, bem como de promover o desenvolvimento de competências sociais, técnicas, linguísticas e transversais.
O presidente da Câmara de Viana do Castelo, Luís Nobre, lançou um alerta sério sobre o aumento “galopante e insustentável” dos custos de depósito de resíduos, defendendo que a situação já ultrapassa a capacidade de resposta dos municípios e exige uma intervenção urgente do Governo.
Viana do Castelo foi palco da 4ª edição do RE.VER, evento dedicado à fotografia contemporânea, realizado na Sala Experimental do Teatro Sá de Miranda. Organizado pela Oficina de Fotografia e coordenado por João Gigante da AO NORTE, o encontro reuniu fotógrafos, artistas e público em torno de debates, exposições e projeções que exploram a imagem como forma de arte e comunicação.
Valença voltou a brilhar no panorama empresarial nacional. Dez empresas do concelho foram distinguidas com o Estatuto PME Excelência 2024, um dos mais importantes reconhecimentos atribuídos ao tecido empresarial português.
Uma operação da Polícia Judiciária, conduzida pela Diretoria do Norte, resultou na detenção de sete suspeitos e na constituição de 45 arguidos, no âmbito de uma investigação sobre associação criminosa, branqueamento de capitais, fraude fiscal e falsificação de documentos.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo entregou as primeiras 17 escrituras relativas a habitações situadas no Lugar da Costeira, em Alvarães, dando início ao processo de legalização de uma Área Urbana de Génese Ilegal (AUGI) com mais de 50 anos.
O Município de Silves distinguiu o atleta do Clube de Atletismo Olímpico Vianense (CAOV), Ussumani Djumo, na cerimónia "Estrelas do Desporto, da Serra ao Mar". A homenagem reconhece o percurso exemplar do jovem luso-guineense e a sua representação digna da Guiné-Bissau nos Campeonatos Mundiais de Atletismo em Tóquio 2025.
A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Braga, deteve um homem de 30 anos suspeito de provocar um incêndio numa habitação na freguesia de Vila Meã, em Vila Nova de Cerveira, no contexto de violência doméstica.