Logo
Regional

Ensino profissional da Escola Secundária de Monserrate em conexão com a Europa

12 Dezembro, 2022 | 11:39
Partilhar
Eduarda Alves
2 min. leitura

Entre os dias 27 de novembro e 6 de dezembro, os professores Hélder Barbosa e Jenny Ferreira, responsáveis pelo projeto Erasmus + do Ensino Profissional do Agrupamento de Escolas de Monserrate, realizaram as visitas preparatórias à Eslovénia, Áustria e Sérvia, países parceiros integrantes no projeto 2022-1-PT01-KA122-VET-000074455, sob o tema: "Ensino Profissional: Novas experiências, Novos métodos, Novas oportunidades".

Este projeto promove a oportunidade de 20 alunos realizarem a Formação Contexto de Trabalho (60 dias) nos países parceiros, nas diferentes áreas dos cursos profissionais da Escola. Promove também a possibilidade de 10 professores realizarem a modalidade de job shadowing, com o intuito de experienciar novas competências e novos métodos nesta vertente de ensino, com data prevista para iniciar a 15 de maio de 2023.

Na Eslovénia (parceria com a Escola Šolski Center Srečka Kosovela Sežana, sediada em Sezana), os docentes foram recebidos pela coordenadora de ERASMUS+, professora Maja Preseren. Ao longo da visita, foi possível contactar com os vários projetos, métodos de trabalho, salas de aula, laboratórios e ainda experienciar algumas técnicas de trabalho desenvolvidas pelo departamento de artes deste centro escolar, composto por duas escolas uma de ensino profissional secundário e uma outra de ensino profissional de nível superior.

Na Áustria, foi possível contactar com a Escola Landesberufsschule Eibiswald, tendo os participantes sido recebidos pela coordenadora do projeto ERASMUS, professora Verena Rabel, e pelo diretor do estabelecimento de ensino profissional, Gernot Grinschgl. Ao longo de dois dias, os professores da ESM puderam contactar com a realidade de um sistema de ensino diverso do português e com condições diferenciadas. Foi possível ainda visitar uma empresa parceira, KNAPP AG, onde os alunos irão desenvolver a sua Formação em Contexto de Trabalho.

Na Sérvia, cidade de Ruma, em parceria realizada com a Technical School “Milenko Brzak Uča” e com a Vocational School “Branko Radičević” foram os docentes recebidos pela Coordenadora Ivana Stanković e pelo Diretor Mirko Zrnić. Para além da apresentação de toda a estrutura escolar e da visita a salas e laboratórios, estabeleceram-se contactos com algumas empresas de forma a identificar o perfil de alunos e necessidades a promover, aquando da realização das mobilidades.

Esta viagem permitiu o contacto profícuo com diferentes formas e métodos de trabalho relativamente ao ensino profissional, bem como o estabelecimento de laços de confiança com as escolas parceiras.  Foi ainda possível conhecer as condições e horários de trabalho nas empresas e nos locais de alojamento. Com todo este acervo de informação, iniciar-se-á o processo de definição do enquadramento do perfil dos alunos e professores, para a realização das respetivas mobilidades, com o importante intuito de alargar competências/métodos de trabalho, bem como de promover o desenvolvimento de competências sociais, técnicas, linguísticas e transversais.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Internacional 21 Novembro, 2025

Vianense Paulo Julião premiado pela Lusa por cobertura em zona de conflito

O jornalista Paulo Julião, natural de Viana do Castelo, foi um dos vencedores dos Prémios Lusa do 3.º trimestre de 2025, distinção atribuída pelo Conselho de Administração da agência noticiosa. O repórter integrou a equipa que assinou um conjunto de trabalhos realizados em Cabo Delgado, Moçambique, durante a última semana de julho.

Nacional 21 Novembro, 2025

Viana do Castelo entre Municípios destacados nos Prémios ODSlocal

Três iniciativas nacionais – incluindo duas desenvolvidas na região Centro e uma no Norte – foram distinguidas com os Prémios ODSlocal, que reconhecem projetos exemplares na promoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), definidos pela Agenda 2030 das Nações Unidas.

Regional 21 Novembro, 2025

Valença mobiliza população para mega recolha de lixo eletrónico

O Município de Valença vai aderir à Semana Europeia da Prevenção de Resíduos com uma campanha especial de recolha de Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (REEE), a decorrer de 22 a 30 deste mês. A iniciativa pretende mobilizar a comunidade para a deposição responsável de aparelhos elétricos e eletrónicos em fim de vida, promovendo práticas ambientais mais sustentáveis.

Música 21 Novembro, 2025

Dia Jubilar da Música vai realizar-se no Centro Cultural de Viana do Castelo

O Dia Jubilar da Música 2025, que reúne bandas filarmónicas do distrito e da diocese de Viana do Castelo, sofreu uma alteração de última hora devido às previsões de chuva para domingo, 23 de novembro.

Regional 21 Novembro, 2025

“Faz-me um Resumo” estreia em Vila Nova de Cerveira para crianças e famílias

Vila Nova de Cerveira vai receber este sábado, dia 22 de novembro, às 11 horas, a estreia do espetáculo infantil “Faz-me um Resumo”, uma criação de Joana Magalhães encomendada pelas Comédias do Minho. A sessão decorre na Biblioteca Municipal e é de entrada livre, antecedendo apresentações para escolas do concelho entre 24 e 27 de novembro.

Regional 21 Novembro, 2025

Caminha Intensifica Trabalhos no Espaço Público e Acompanha Requalificação do Centro de Saúde

Aproveitando o bom tempo que se tem feito sentir, a Câmara Municipal de Caminha está a acelerar várias intervenções de manutenção no exterior dos Paços do Concelho. As equipas municipais encontram-se no terreno a realizar trabalhos de limpeza, reparação e conservação, numa ação que visa melhorar a imagem e a funcionalidade do edifício.

Regional 21 Novembro, 2025

Ponte de Lima promove nova sessão de robótica e programação na Biblioteca Municipal

A Biblioteca Municipal de Ponte de Lima volta amanhã a transformar-se num pequeno centro de inovação. Entre as 10h30 e as 12h30, realiza-se mais uma sessão do Laboratório de Robótica e Programação, iniciativa promovida pelo Município com o objetivo de aproximar os mais jovens das competências tecnológicas.