Cerca de 11 mil alunos estão a aprender a língua portuguesa na Venezuela e já há previsão do ensino português ser adotado em novas escolas no início de 2024.
“Estou muito otimista. Estamos a crescer todos os anos, não só dentro da comunidade (portuguesa), em cursos organizados nas associações luso-venezuelanas, mas também no ensino do português a venezuelanos”, explicou Rainer Sousa, coordenador local do Instituto Camões (IC).
“Já são quase 11 mil estudantes, repartidos em várias escolas e instituições, um pouco por todo o país. Na Venezuela é possível aprender português em escolas dos estados de Lara, Falcón, Arágua, Carabobo, Miranda, Anzoátegui, Nova Esparta, Bolívar, Mérida e na zona metropolitana de Caracas”, acrescentou.
Rainer Sousa explicou ainda que, em janeiro ou fevereiro, quando se iniciar o segundo período académico venezuelano, mais escolas vão incluir ” o ensino do português dentro do programa curricular”.
Viana do Castelo prepara-se para dar as boas-vindas a 2026 com uma festa de grande escala no Centro Cultural da capital do Alto Minho. Pelo segundo ano consecutivo, o evento New Year 2026, organizado pelo Santa Luzia Futebol Clube e pela Collective, promete uma noite de elegância, sofisticação e diversão para centenas de participantes.
O ciclista vianense Iúri Leitão foi condecorado pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, durante a Celebração Olímpica promovida pelo Comité Olímpico de Portugal (COP). O campeão olímpico de madison nos Jogos de Paris 2024 recebeu a Ordem do Mérito Desportivo, distinção que reconhece o seu percurso de excelência e o contributo para o desporto nacional.
O Município de Viana do Castelo e a Região Autónoma do Príncipe avançam com uma iniciativa conjunta para preservar e valorizar o Auto da Floripes, tradição cultural partilhada pelas duas comunidades.
A Juventude Viana vai deslocar-se ao Pavilhão Amável dos Santos Pereira, em Valado dos Frades, para defrontar a Biblioteca Instrução e Recreio (BIR) nos 32 avos de final da Taça de Portugal, encontro marcado para 29 de novembro, às 18h00.
Depois de encherem o Coliseu dos Recreios, em Lisboa, no passado sábado, os TAXI preparam-se para repetir a festa no Coliseu do Porto, esta sexta-feira, 14 de novembro, num concerto que assinala os 45 anos de carreira de uma das bandas mais marcantes da música portuguesa.
Os irmãos Sérgio e Tiago Maciel voltaram a dar provas do seu talento e resistência ao vencerem a IV Grande Maratona Internacional da Ria de Aveiro.
Paredes de Coura recebe esta sexta-feira, 14 de novembro, às 21h30, o espetáculo “Isla of Flightless Birds”, do Duo Acaso, no Centro Cultural da vila. A apresentação integra o festival internacional La Nuit du Cirque, que celebra o circo contemporâneo em diversos países, de Portugal aos Bálticos e da Irlanda aos Balcãs.