Logo
Nacional

Enfermeiros fazem greve nacional a 2 de agosto

17 Julho, 2024 | 9:25
Partilhar
Viana TV
1 min. leitura

O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) convocou uma greve para 02 de agosto, alegando que a apresentação da proposta de alteração das grelhas salariais "continua por cumprir".

“O compromisso de apresentação de uma proposta de alteração à grelha, por parte do Ministério da Saúde, continua por cumprir”, salientou o sindicato, ao adiantar que a paralisação vai abranger os turnos da manhã e da tarde.

Em comunicado, o SEP salientou ainda ser “obrigatório que a valorização dos enfermeiros e a melhoria das suas condições de trabalho se inicie já a 18 de julho”, dia do arranque das negociações com o Ministério da Saúde, após as duas partes terem acordado, no início do mês, o protocolo negocial, ou seja, o calendário e as matérias a negociar.

Segundo o sindicato, a resolução das “injustiças relativas” a que esses profissionais estão sujeitos passa por orientações para as administrações das Unidades Locais de Saúde, o que continua por “cumprir, colocando em causa o desenvolvimento profissional e salarial dos enfermeiros”.

O SEP alega também que os enfermeiros são convocados, a nível nacional, para trabalharem horas a mais que, na “maior parte dos casos, não são pagas ou são pagas como trabalho normal”.

“É obrigatório que lhes seja permitido” tempo de descanso, reivindica a estrutura sindical, ao alertar que o sistemático recurso a trabalho extraordinário para colmatar a carência de enfermeiros agrava o “risco e a penosidade do exercício da profissão”.

O SEP defendeu ainda as 35 horas semanais como o regime de trabalho dos enfermeiros.

Nas últimas semanas, têm-se realizado várias greves setoriais de enfermeiros, caso de paralisações nos centros de saúde da região de Lisboa e nos hospitais privados.

Ainda na área da Saúde, a Federação Nacional dos Médicos (Fnam) já convocou uma greve nacional para 23 e 24 de julho, depois de ter manifestado o seu desacordo com o calendário proposto pelo Governo para as negociações das tabelas salariais.

Além desta greve nacional, a Fnam também marcou uma paralisação ao trabalho extraordinário nos cuidados de saúde primários a partir de 23 de julho e até 31 de agosto.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 27 Outubro, 2025

AdAM lança investimento de 4,3 milhões de euros em obras de água e saneamento no Alto Minho

A Águas do Alto Minho (AdAM) vai investir mais de 4,3 milhões de euros em novas obras de abastecimento de água e saneamento em vários concelhos do distrito de Viana do Castelo, reforçando a aposta na modernização das infraestruturas e na melhoria da qualidade dos serviços prestados à população.

Regional 27 Outubro, 2025

Alto Minho e Galiza lançam rede de turismo fluvial transfronteiriço

Alto Minho e Galiza acolheram o I Encontro Ibérico de Turismo Fluvial Transfronteiriço, que lançou a RedCIFT – Rede Ibérica de Cruzeiros Fluviais Transfronteiriços, iniciativa que visa promover o turismo sustentável ao longo dos rios partilhados entre Portugal e Espanha.

Regional 27 Outubro, 2025

Estação Salva-vidas de Viana do Castelo resgata sete tripulantes de veleiro ao largo de Caminha

Sete cidadãos polacos foram resgatados, na madrugada de sábado, pela Estação Salva-vidas de Viana do Castelo, após o veleiro em que seguiam sofrer uma avaria no motor a cerca de 12 milhas náuticas (22 km) a oeste de Caminha.

Regional 26 Outubro, 2025

Vianense Rui Neto conduz Óquei de Barcelos à conquista da Taça Continental

O Óquei Clube de Barcelos conquistou este domingo, no seu pavilhão, a Taça Continental de hóquei em patins, ao derrotar o FC Porto por 4-3, numa final emocionante marcada pela reviravolta minhota e pela inspiração de uma equipa comandada por Rui Neto, treinador natural de Viana do Castelo.

Desporto 26 Outubro, 2025

Nevoeiro suspende jogo entre AD Camacha e SC Vianense

O encontro entre a AD Camacha e o SC Vianense, a contar para a 7.ª jornada da Série A do Campeonato de Portugal, foi suspenso este domingo devido ao intenso nevoeiro que se abateu sobre o Complexo Desportivo da Camacha.

Desporto 26 Outubro, 2025

AFVC: Courense isola-se na liderança da 1ª divisão distrital após triunfo em Valença

A sexta jornada da Primeira Divisão da Associação de Futebol de Viana do Castelo, disputada este domingo, trouxe emoção e muitos golos. O SC Courense saiu vencedor de um jogo eletrizante em Valença (3-4) e isolou-se na liderança do campeonato, somando agora 16 pontos.

Desporto 26 Outubro, 2025

AFVC: Lanhelas e Távora lideram 2ª divisão distrital

A 6ª jornada da 2ª Divisão da AF Viana do Castelo trouxe um domingo cheio de golos, confirmando o domínio de Lanhelas e Távora, que seguem na liderança da prova com 18 pontos cada, ainda invictos.