Os cursos de licenciatura em Enfermagem, da Escola Superior de Saúde, e de Engenharia Civil e do Ambiente, da Escola Superior de Tecnologia e Gestão, são as duas formações do Politécnico de Viana do Castelo com a maior taxa de empregabilidade de entre os 26 cursos de licenciatura que a instituição disponibiliza.
Mas há mais cursos de licenciatura do Politécnico de Viana do Castelo com indicadores bastante positivos. Os cursos de Educação Básica, da Escola Superior de Educação, de Agronomia, da Escola Superior Agrária, e de Engenharia Mecânica e Engenharia da Computação Gráfica e Multimédia, da Escola Superior de Tecnologia e Gestão, apresentam uma taxa de empregabilidade superior a 97%.
Os dados do Portal InfoCursos, edição 2024, foram revelados esta quinta-feira e baseiam-se no número de estudantes que se diplomaram em 2021, ano de pandemia, e que no ano seguinte se encontravam inscritos no Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) como desempregados. Não são, portanto, dados absolutos, uma vez que pode haver diplomados no desemprego que não estão inscritos no IEFP ou diplomados que decidiram prosseguir os estudos e que, por isso, não estão inscritos como desempregados.
Das 26 licenciaturas do Politécnico de Viana do Castelo, há 12 que apresentam uma taxa de empregabilidade igual ou superior à média nacional, o que releva a formação de qualidade ministrada no IPVC e a confiança que as entidades empregadoras demonstram nos diplomados do IPVC na hora de contratar recursos humanos.
Os dados agora revelados consolidam também a confiança dos diplomados no Politécnico de Viana do Castelo e mostra o compromisso do IPVC com a empregabilidade e o desenvolvimento de carreira dos seus estudantes.
O Portal InfoCursos não apresenta dados referentes a alguns cursos de licenciatura do IPVC, pelo facto de terem entrado em funcionamento à posterior.
IPVC participa no Consórcio Maior Empregabilidade
Entretanto, o Politécnico de Viana do Castelo, membro do Consórcio Maior Empregabilidade, participou no estudo nacional “Empregabilidade e Desenvolvimento da Carreira – Necessidades e Práticas dos Estudantes do Ensino Superior”, desenvolvido em parceria com o IEFP e a Fórum Estudante. O estudo dá relevância ao papel dos Gabinetes de Emprego das instituições de ensino superior na orientação vocacional e no desenvolvimento de carreira dos diplomados.
A vice-presidente do IPVC, Ana Sofia Rodrigues, afirma que o estudo demonstra “a necessidade de desenvolvimento de competências de gestão de carreira de estudantes e alumni”. O estudo revelou também que “gerir a carreira desde o 1.º ano do curso aumenta a probabilidade de sentir satisfação com o trabalho futuro, ter escolhas de carreira mais conscientes e assertivas e investir melhor em novas aprendizagens e na formação ao longo da vida.” Estas competências também potenciam o desempenho profissional e a produtividade.
A Juventude Viana voltou a demonstrar toda a sua força mental e qualidade coletiva ao vencer, fora de casa, a UD Oliveirense B por 8-4, em jogo da 10.ª jornada do Campeonato Nacional da 2.ª Divisão de Hóquei em Patins, disputado no Pavilhão Dr. Salvador Machado, em Oliveira de Azeméis.
O tradicional evento “Viana, Moscatel e Banana” regressa ao centro histórico de Viana do Castelo este Natal, trazendo novidades para os vianenses e visitantes. Para além da habitual realização a 24 de dezembro, o evento terá este ano também uma edição na véspera de Ano Novo.
A empresa Joca Fotógrafo, celebra hoje 30 anos de atividade dedicados à fotografia e ao serviço da comunidade de Viana do Castelo.
A Juventude Viana desloca-se esta terça-feira, 16 de dezembro, a Oliveira de Azeméis para medir forças com a UD Oliveirense B, em jogo da 10.ª jornada do Campeonato Nacional da 2.ª Divisão de Hóquei em Patins, com início marcado para as 21h30, no Pavilhão Dr. Salvador Machado.
Viana do Castelo passa a integrar a rede europeia do projeto ALLOCATE, liderado pelo Concello da Coruña e aprovado no âmbito da European Urban Initiative, que visa aplicar inteligência artificial verde e ética como motor de transformação urbana.
Uma embarcação de pesca de Vila Praia de Âncora naufragou esta manhã ao largo de Aveiro, deixando quatro tripulantes desaparecidos. A Marinha Portuguesa, através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa), coordena atualmente as operações de resgate.
Viana do Castelo dá mais um passo no apoio ao comércio local com o lançamento do VianaPocket, uma iniciativa que pretende promover e incentivar o consumo no comércio do concelho.