Os cursos de licenciatura em Enfermagem, da Escola Superior de Saúde, e de Engenharia Civil e do Ambiente, da Escola Superior de Tecnologia e Gestão, são as duas formações do Politécnico de Viana do Castelo com a maior taxa de empregabilidade de entre os 26 cursos de licenciatura que a instituição disponibiliza.
Mas há mais cursos de licenciatura do Politécnico de Viana do Castelo com indicadores bastante positivos. Os cursos de Educação Básica, da Escola Superior de Educação, de Agronomia, da Escola Superior Agrária, e de Engenharia Mecânica e Engenharia da Computação Gráfica e Multimédia, da Escola Superior de Tecnologia e Gestão, apresentam uma taxa de empregabilidade superior a 97%.
Os dados do Portal InfoCursos, edição 2024, foram revelados esta quinta-feira e baseiam-se no número de estudantes que se diplomaram em 2021, ano de pandemia, e que no ano seguinte se encontravam inscritos no Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) como desempregados. Não são, portanto, dados absolutos, uma vez que pode haver diplomados no desemprego que não estão inscritos no IEFP ou diplomados que decidiram prosseguir os estudos e que, por isso, não estão inscritos como desempregados.
Das 26 licenciaturas do Politécnico de Viana do Castelo, há 12 que apresentam uma taxa de empregabilidade igual ou superior à média nacional, o que releva a formação de qualidade ministrada no IPVC e a confiança que as entidades empregadoras demonstram nos diplomados do IPVC na hora de contratar recursos humanos.
Os dados agora revelados consolidam também a confiança dos diplomados no Politécnico de Viana do Castelo e mostra o compromisso do IPVC com a empregabilidade e o desenvolvimento de carreira dos seus estudantes.
O Portal InfoCursos não apresenta dados referentes a alguns cursos de licenciatura do IPVC, pelo facto de terem entrado em funcionamento à posterior.
IPVC participa no Consórcio Maior Empregabilidade
Entretanto, o Politécnico de Viana do Castelo, membro do Consórcio Maior Empregabilidade, participou no estudo nacional “Empregabilidade e Desenvolvimento da Carreira – Necessidades e Práticas dos Estudantes do Ensino Superior”, desenvolvido em parceria com o IEFP e a Fórum Estudante. O estudo dá relevância ao papel dos Gabinetes de Emprego das instituições de ensino superior na orientação vocacional e no desenvolvimento de carreira dos diplomados.
A vice-presidente do IPVC, Ana Sofia Rodrigues, afirma que o estudo demonstra “a necessidade de desenvolvimento de competências de gestão de carreira de estudantes e alumni”. O estudo revelou também que “gerir a carreira desde o 1.º ano do curso aumenta a probabilidade de sentir satisfação com o trabalho futuro, ter escolhas de carreira mais conscientes e assertivas e investir melhor em novas aprendizagens e na formação ao longo da vida.” Estas competências também potenciam o desempenho profissional e a produtividade.
O Sporting empatou esta terça-feira com a Juventus (1-1), em jogo da quarta jornada da fase de liga da Liga dos Campeões, disputado em Turim. A formação leonina esteve em vantagem, mas acabou por permitir o empate ainda na primeira parte.
A cerimónia de apresentação do projeto da futura Academia de Futebol da Associação de Futebol de Viana do Castelo e de entrega dos Certificados de Entidades Formadoras, contou com a presença do Presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Pedro Proença, que deixou palavras de incentivo e reconhecimento pelo trabalho desenvolvido pela Associação.
De 7 a 9 de novembro, Viana do Castelo acolhe a VianaCon 2025, convenção dedicada aos jogos de tabuleiro e experiências lúdicas para todas as idades. O evento, com entrada gratuita, é promovido pela Associação Cultural e Artística ArtMatriz, com o apoio da Câmara Municipal.
Valença será palco do Space Festival nos dias 9 e 10 de novembro, com três concertos dedicados à música experimental e improvisada, em três espaços culturais do concelho: Centro Cultural de Verdoejo, Pousada de São Teotónio e Auditório da Academia de Música – Fortaleza de Valença.
Viana do Castelo recebe, até 15 de novembro de 2025, o projeto UNI-TE, uma residência artística internacional dedicada às danças de rua que junta artistas de Portugal e Hong Kong.
A futura Cidade Desportiva de Viana do Castelo vai contar com dois novos campos sintéticos e um performance hub da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), um centro de excelência destinado ao alto rendimento desportivo e ao acolhimento de seleções distritais e nacionais, clubes e atletas de elite.
A 4 de novembro de 2022, Viana do Castelo foi palco da 33.ª Cimeira Luso-Espanhola, presidida pelo Primeiro-Ministro português, na altura, António Costa, e pelo Presidente do Governo de Espanha, Pedro Sánchez, atualmente em funções. O encontro juntou 18 ministros dos dois países para debater temas centrais como energia, espaço e microeletrónica.