Os cursos de licenciatura em Enfermagem, da Escola Superior de Saúde, e de Engenharia Civil e do Ambiente, da Escola Superior de Tecnologia e Gestão, são as duas formações do Politécnico de Viana do Castelo com a maior taxa de empregabilidade de entre os 26 cursos de licenciatura que a instituição disponibiliza.
Mas há mais cursos de licenciatura do Politécnico de Viana do Castelo com indicadores bastante positivos. Os cursos de Educação Básica, da Escola Superior de Educação, de Agronomia, da Escola Superior Agrária, e de Engenharia Mecânica e Engenharia da Computação Gráfica e Multimédia, da Escola Superior de Tecnologia e Gestão, apresentam uma taxa de empregabilidade superior a 97%.
Os dados do Portal InfoCursos, edição 2024, foram revelados esta quinta-feira e baseiam-se no número de estudantes que se diplomaram em 2021, ano de pandemia, e que no ano seguinte se encontravam inscritos no Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) como desempregados. Não são, portanto, dados absolutos, uma vez que pode haver diplomados no desemprego que não estão inscritos no IEFP ou diplomados que decidiram prosseguir os estudos e que, por isso, não estão inscritos como desempregados.
Das 26 licenciaturas do Politécnico de Viana do Castelo, há 12 que apresentam uma taxa de empregabilidade igual ou superior à média nacional, o que releva a formação de qualidade ministrada no IPVC e a confiança que as entidades empregadoras demonstram nos diplomados do IPVC na hora de contratar recursos humanos.
Os dados agora revelados consolidam também a confiança dos diplomados no Politécnico de Viana do Castelo e mostra o compromisso do IPVC com a empregabilidade e o desenvolvimento de carreira dos seus estudantes.
O Portal InfoCursos não apresenta dados referentes a alguns cursos de licenciatura do IPVC, pelo facto de terem entrado em funcionamento à posterior.
IPVC participa no Consórcio Maior Empregabilidade
Entretanto, o Politécnico de Viana do Castelo, membro do Consórcio Maior Empregabilidade, participou no estudo nacional “Empregabilidade e Desenvolvimento da Carreira – Necessidades e Práticas dos Estudantes do Ensino Superior”, desenvolvido em parceria com o IEFP e a Fórum Estudante. O estudo dá relevância ao papel dos Gabinetes de Emprego das instituições de ensino superior na orientação vocacional e no desenvolvimento de carreira dos diplomados.
A vice-presidente do IPVC, Ana Sofia Rodrigues, afirma que o estudo demonstra “a necessidade de desenvolvimento de competências de gestão de carreira de estudantes e alumni”. O estudo revelou também que “gerir a carreira desde o 1.º ano do curso aumenta a probabilidade de sentir satisfação com o trabalho futuro, ter escolhas de carreira mais conscientes e assertivas e investir melhor em novas aprendizagens e na formação ao longo da vida.” Estas competências também potenciam o desempenho profissional e a produtividade.
A Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) registou, no dia 1 de janeiro, o primeiro nascimento de 2026. O bebé, de nome Bryam, nasceu às 00h06, por parto eutócico, apresentando um estado de saúde considerado bom.
Viana do Castelo fechou 2025 em grande destaque no panorama regional e nacional, com a realização do XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) e o avanço da construção da nova ponte entre Deocriste e Nogueira, marcando um ano de dinamismo político, cultural e económico.
O mês de novembro ficou marcado, em Viana do Castelo e no Alto Minho, por uma forte atividade política, social, ambiental, cultural e desportiva, com destaque para o anúncio da Cidade Desportiva, que prevê a construção de dois novos campos sintéticos e a criação de um Performance Hub da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), afirmando o concelho como polo estratégico do desporto nacional.
Viana do Castelo prepara-se para viver a passagem de ano mais aguardada da região. O New Year 2026, organizado pelo Santa Luzia Futebol Clube em parceria com a Collective, regressa pelo segundo ano consecutivo ao Centro Cultural de Viana do Castelo, prometendo uma noite de música, glamour e experiências exclusivas.
Luís Nobre, candidato do Partido Socialista, garantiu a reeleição para a presidência da Câmara Municipal de Viana do Castelo, alcançando 42,76% dos votos e mantendo cinco lugares no executivo. O resultado assegura a continuidade da equipa do mandato anterior e reforça a presença do PS na governação local.
A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez está a reutilizar a madeira dos passadiços danificados da ecovia do rio Vez para substituir as casas abrigo das colónias de gatos do concelho, numa iniciativa que cruza sustentabilidade ambiental e bem-estar animal.
Setembro ficou marcado pelo início de dois grandes projetos que vão transformar a cidade: o novo Mercado Municipal, com obras a arrancar no terreno do antigo prédio Coutinho, e o TuViana, o novo sistema de transportes urbanos 100% elétrico que começou a operar, melhorando a mobilidade no centro histórico, periferia e freguesias.