Os cursos de licenciatura em Enfermagem, da Escola Superior de Saúde, e de Engenharia Civil e do Ambiente, da Escola Superior de Tecnologia e Gestão, são as duas formações do Politécnico de Viana do Castelo com a maior taxa de empregabilidade de entre os 26 cursos de licenciatura que a instituição disponibiliza.
Mas há mais cursos de licenciatura do Politécnico de Viana do Castelo com indicadores bastante positivos. Os cursos de Educação Básica, da Escola Superior de Educação, de Agronomia, da Escola Superior Agrária, e de Engenharia Mecânica e Engenharia da Computação Gráfica e Multimédia, da Escola Superior de Tecnologia e Gestão, apresentam uma taxa de empregabilidade superior a 97%.
Os dados do Portal InfoCursos, edição 2024, foram revelados esta quinta-feira e baseiam-se no número de estudantes que se diplomaram em 2021, ano de pandemia, e que no ano seguinte se encontravam inscritos no Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) como desempregados. Não são, portanto, dados absolutos, uma vez que pode haver diplomados no desemprego que não estão inscritos no IEFP ou diplomados que decidiram prosseguir os estudos e que, por isso, não estão inscritos como desempregados.
Das 26 licenciaturas do Politécnico de Viana do Castelo, há 12 que apresentam uma taxa de empregabilidade igual ou superior à média nacional, o que releva a formação de qualidade ministrada no IPVC e a confiança que as entidades empregadoras demonstram nos diplomados do IPVC na hora de contratar recursos humanos.
Os dados agora revelados consolidam também a confiança dos diplomados no Politécnico de Viana do Castelo e mostra o compromisso do IPVC com a empregabilidade e o desenvolvimento de carreira dos seus estudantes.
O Portal InfoCursos não apresenta dados referentes a alguns cursos de licenciatura do IPVC, pelo facto de terem entrado em funcionamento à posterior.
IPVC participa no Consórcio Maior Empregabilidade
Entretanto, o Politécnico de Viana do Castelo, membro do Consórcio Maior Empregabilidade, participou no estudo nacional “Empregabilidade e Desenvolvimento da Carreira – Necessidades e Práticas dos Estudantes do Ensino Superior”, desenvolvido em parceria com o IEFP e a Fórum Estudante. O estudo dá relevância ao papel dos Gabinetes de Emprego das instituições de ensino superior na orientação vocacional e no desenvolvimento de carreira dos diplomados.
A vice-presidente do IPVC, Ana Sofia Rodrigues, afirma que o estudo demonstra “a necessidade de desenvolvimento de competências de gestão de carreira de estudantes e alumni”. O estudo revelou também que “gerir a carreira desde o 1.º ano do curso aumenta a probabilidade de sentir satisfação com o trabalho futuro, ter escolhas de carreira mais conscientes e assertivas e investir melhor em novas aprendizagens e na formação ao longo da vida.” Estas competências também potenciam o desempenho profissional e a produtividade.
Ponte de Lima voltou a destacar-se no panorama nacional ao surgir, uma vez mais, entre os 100 municípios portugueses com melhor eficiência financeira, segundo o Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses 2024, recentemente divulgado.
As Comédias do Minho promovem esta quinta e sexta-feira duas oficinas de teatro em Paredes de Coura, dando continuidade ao ciclo de formações que está a percorrer o Vale do Minho com o objetivo de fomentar a inclusão social ativa através da cultura. As sessões decorrem no Quartel das Artes, entre as 19h00 e as 21h30, conduzidas por Maria João Mota, figura de referência no teatro comunitário e cofundadora da PELE e do Núcleo de Teatro do Oprimido do Porto.
O ensino da música no Concelho de Ponte da Barca continua a crescer de forma assinalável, registando este ano letivo uma adesão inédita: 20% dos alunos do ensino básico e secundário do Agrupamento de Escolas frequentam atualmente formação musical.
A jovem futebolista vianense Matilde Silva, viveu esta quarta-feira um momento marcante na sua carreira ao estrear-se pela Seleção Nacional de Futebol Feminino Sub15.
Esta quinta-feira, 20 de novembro, o Festival de Teatro de Viana do Castelo contará com dois espetáculos distintos.
Vila Nova de Anha recebe, pelo terceiro ano consecutivo, o Festival de Sopas e Petiscos, um evento que já se afirma como referência gastronómica na freguesia. Organizado pela Junta de Freguesia, o certame reúne várias associações locais em torno dos sabores tradicionais do Minho, num ambiente de convívio, música e tradição.
Viana do Castelo vai ser, no próximo dia 26 de novembro, o palco da conferência “Cidades Portuárias e a Economia Azul”, no Teatro Municipal Sá de Miranda, a partir das 10h30. O evento, de entrada livre, visa reunir protagonistas do setor marítimo e abrir caminho para um futuro mais sustentável e inovador na economia azul.