Os cursos de licenciatura em Enfermagem, da Escola Superior de Saúde, e de Engenharia Civil e do Ambiente, da Escola Superior de Tecnologia e Gestão, são as duas formações do Politécnico de Viana do Castelo com a maior taxa de empregabilidade de entre os 26 cursos de licenciatura que a instituição disponibiliza.
Mas há mais cursos de licenciatura do Politécnico de Viana do Castelo com indicadores bastante positivos. Os cursos de Educação Básica, da Escola Superior de Educação, de Agronomia, da Escola Superior Agrária, e de Engenharia Mecânica e Engenharia da Computação Gráfica e Multimédia, da Escola Superior de Tecnologia e Gestão, apresentam uma taxa de empregabilidade superior a 97%.
Os dados do Portal InfoCursos, edição 2024, foram revelados esta quinta-feira e baseiam-se no número de estudantes que se diplomaram em 2021, ano de pandemia, e que no ano seguinte se encontravam inscritos no Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) como desempregados. Não são, portanto, dados absolutos, uma vez que pode haver diplomados no desemprego que não estão inscritos no IEFP ou diplomados que decidiram prosseguir os estudos e que, por isso, não estão inscritos como desempregados.
Das 26 licenciaturas do Politécnico de Viana do Castelo, há 12 que apresentam uma taxa de empregabilidade igual ou superior à média nacional, o que releva a formação de qualidade ministrada no IPVC e a confiança que as entidades empregadoras demonstram nos diplomados do IPVC na hora de contratar recursos humanos.
Os dados agora revelados consolidam também a confiança dos diplomados no Politécnico de Viana do Castelo e mostra o compromisso do IPVC com a empregabilidade e o desenvolvimento de carreira dos seus estudantes.
O Portal InfoCursos não apresenta dados referentes a alguns cursos de licenciatura do IPVC, pelo facto de terem entrado em funcionamento à posterior.
IPVC participa no Consórcio Maior Empregabilidade
Entretanto, o Politécnico de Viana do Castelo, membro do Consórcio Maior Empregabilidade, participou no estudo nacional “Empregabilidade e Desenvolvimento da Carreira – Necessidades e Práticas dos Estudantes do Ensino Superior”, desenvolvido em parceria com o IEFP e a Fórum Estudante. O estudo dá relevância ao papel dos Gabinetes de Emprego das instituições de ensino superior na orientação vocacional e no desenvolvimento de carreira dos diplomados.
A vice-presidente do IPVC, Ana Sofia Rodrigues, afirma que o estudo demonstra “a necessidade de desenvolvimento de competências de gestão de carreira de estudantes e alumni”. O estudo revelou também que “gerir a carreira desde o 1.º ano do curso aumenta a probabilidade de sentir satisfação com o trabalho futuro, ter escolhas de carreira mais conscientes e assertivas e investir melhor em novas aprendizagens e na formação ao longo da vida.” Estas competências também potenciam o desempenho profissional e a produtividade.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo vai marcar presença, até domingo (20 a 23 de novembro), na 26ª edição do XANTAR – Salão Internacional de Turismo Gastronómico, que decorre em Ourense, na Galiza. O município volta a apostar neste certame, considerado o maior evento ibérico de turismo gastronómico, reforçando a promoção da sua oferta turística num mercado galego que continua a ser estratégico para a região.
Valença volta a promover, no próximo sábado, 22 de novembro, às 10h30, uma ação de plogging nas margens do Rio Minho, iniciativa que junta desporto ao compromisso ambiental. A atividade integra a Semana Europeia da Prevenção de Resíduos e é organizada pela Câmara Municipal de Valença.
Esta quarta-feira, 19 de novembro, o Teatro Municipal Sá de Miranda acolhe às 21h00, “Rei Lear”, da Companhia do Chapitô, no Festival de Teatro da capital do Alto Minho.
A Marinha Portuguesa anunciou a abertura do concurso de admissão ao Curso de Formação de Oficiais Médicos Navais (CFO-MN), uma oportunidade destinada a médicos que pretendam integrar os Quadros Permanentes da instituição.
Viana do Castelo deu mais um passo na digitalização dos serviços de proximidade com o lançamento de “Viana Pocket – A Cidade no Teu Bolso”, uma aplicação que pretende incentivar o comércio tradicional através de um sistema de recompensas.
O Serviço Integrado de Cuidados Paliativos (SICP) do Alto Minho assinala 12 anos de atividade dedicados à melhoria da qualidade de vida de doentes com doenças progressivas e sem perspetiva de cura com a inauguração da exposição “Cuidar com Arte — 12 anos, 12 olhares”.
O rio Lima volta a assumir o protagonismo no panorama desportivo nacional no próximo sábado, 22 de novembro, a partir das 13h00, com a realização da Taça Remo Jovem / Taça Primeiras Remadas, competição que reúne dezenas de jovens atletas dos 9 aos 19 anos e marca mais um momento forte da época 2025-2026.