A Endiprev e a organização “Offshore Wind 4 Kids”, com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo, irão receber várias crianças do concelho para o primeiro evento desta iniciativa em Portugal. Para além do Presidente e Vice-Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, irão estar também presentes algumas figuras importantes da indústria da energia eólica em Portugal.
O objetivo do evento “Offshore Wind 4 Kids” é ensinar aos mais jovens não só como funciona uma turbina eólica no mar, mas também a importância da energia renovável e as diferentes fundações e modelos que existem.
O concelho de Viana do Castelo foi o escolhido para acolher este evento único porque é a cidade que alberga o estandarte da energia eólica offshore em Portugal, neste momento. O projeto WindFloat Atlantic, com 3 turbinas flutuantes, é o primeiro parque eólico no mar em Portugal e destaca-se também pela sua tecnologia inovadora.
A iniciativa do “Offshore Wind 4 Kids” é bastante importante para a Endiprev agora mais do que nunca devido ao aumento das consequências das alterações climáticas. A empresa, juntamente com a Câmara Municipal de Viana do Castelo, acredita que as gerações futuras devem compreender as vantagens das energias renováveis para um planeta mais verde.
Esta é a primeira vez que esta iniciativa é realizada em Portugal, sendo já bastante conhecida em vários países da Europa. “É um privilégio para a Endiprev ser o único parceiro português desta iniciativa e de poder realizá-la na cidade que albergou o primeiro projeto da energia eólica offshore em Portugal. O apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo tem sido bastante importante para a realização deste evento”, comentou o Gestor de Desenvolvimento de Negócio da Endiprev, Tiago Ornelas.
A banda Bela Trama, natural de Viana do Castelo, protagonizou um momento singular ao atuar em pleno deserto do Saara, nas imponentes dunas de Erg Chebbi, em Merzouga (Marrocos).
Ponte da Barca inaugurou a exposição de Velas de Natal, que pode ser visitada nos Paços do Concelho até ao início de janeiro de 2026. A iniciativa resulta de um desafio lançado pelo Município à comunidade e reúne trabalhos de escolas, IPSS, APPACDM e população em geral.
Viana do Castelo encerra este sábado, 13 de novembro, o título de Capital da Cultura do Eixo Atlântico com uma cerimónia especial no Teatro Municipal Sá de Miranda, marcada para as 21h00.
A Igreja de São Domingos, em Viana do Castelo, será palco, no próximo dia 6 de janeiro de 2026, da tradicional “Adoração dos Reis Magos”, um dos momentos mais emblemáticos das celebrações natalícias no concelho. O evento está marcado para as 21h30 e promete voltar a encher o templo de público.
A Liga Feminina Placard está de volta este sábado, 13 de dezembro, após a longa paragem motivada pela realização do Mundial de Futsal Feminino. O Pavilhão Municipal José Natário volta a ganhar vida às 18h00, com um dos jogos mais aguardados da jornada: o vice-campeão Santa Luzia recebe o atual campeão nacional Nun’Álvares.
O Teatro Municipal Sá de Miranda recebe, nos próximos dias 26 e 27 de dezembro, o espetáculo “Baião d’Oxigénio”, com início marcado para as 21h00. João Baião promete levar ao palco uma mistura de música, humor e emoção, numa produção pensada para toda a família.
A Praça da República, no centro histórico de Viana do Castelo, recebe este sábado, às 15h00, o tradicional Feirão do Mel, uma iniciativa gastronómica promovida pela Associação dos Grupos Folclóricos do Alto Minho. O evento promete animar a cidade e atrair visitantes interessados em conhecer e adquirir mel de qualidade para o inverno.