A Endiprev e a organização “Offshore Wind 4 Kids”, com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo, irão receber várias crianças do concelho para o primeiro evento desta iniciativa em Portugal. Para além do Presidente e Vice-Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, irão estar também presentes algumas figuras importantes da indústria da energia eólica em Portugal.
O objetivo do evento “Offshore Wind 4 Kids” é ensinar aos mais jovens não só como funciona uma turbina eólica no mar, mas também a importância da energia renovável e as diferentes fundações e modelos que existem.
O concelho de Viana do Castelo foi o escolhido para acolher este evento único porque é a cidade que alberga o estandarte da energia eólica offshore em Portugal, neste momento. O projeto WindFloat Atlantic, com 3 turbinas flutuantes, é o primeiro parque eólico no mar em Portugal e destaca-se também pela sua tecnologia inovadora.
A iniciativa do “Offshore Wind 4 Kids” é bastante importante para a Endiprev agora mais do que nunca devido ao aumento das consequências das alterações climáticas. A empresa, juntamente com a Câmara Municipal de Viana do Castelo, acredita que as gerações futuras devem compreender as vantagens das energias renováveis para um planeta mais verde.
Esta é a primeira vez que esta iniciativa é realizada em Portugal, sendo já bastante conhecida em vários países da Europa. “É um privilégio para a Endiprev ser o único parceiro português desta iniciativa e de poder realizá-la na cidade que albergou o primeiro projeto da energia eólica offshore em Portugal. O apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo tem sido bastante importante para a realização deste evento”, comentou o Gestor de Desenvolvimento de Negócio da Endiprev, Tiago Ornelas.
A Infraestruturas de Portugal (IP) anunciou que a instalação de barreiras de proteção à catenária da Ponte Eiffel de Viana do Castelo só terá início a partir de 4 de janeiro de 2026.
A Câmara Municipal de Ponte de Lima aprovou o pacote de benefícios fiscais para 2026, reforçando o apoio às famílias, às empresas e à competitividade local.
O Município de Viana do Castelo abriu candidaturas à 7.ª edição do programa “Reflorestar com Identidade”, que oferece gratuitamente árvores de espécies autóctones a proprietários florestais localizados nas Faixas de Gestão de Combustível (FGC) — zonas estratégicas de proteção contra incêndios junto a estradas, edifícios isolados e aglomerados populacionais.
O Governo aprovou em Conselho de Ministros, o Acordo entre Portugal e Brasil para o reconhecimento mútuo das cartas de condução. A medida visa simplificar os procedimentos e facilitar a vida de cidadãos que residem ou trabalham em ambos os países.
A Polícia Judiciária (PJ) deteve três jovens, com idades entre os 17 e os 21 anos, suspeitos da prática dos crimes de roubo agravado e sequestro ocorridos na tarde de 6 de novembro, na cidade de Viana do Castelo.
A banda vianense Jarojupe realiza hoje, sexta-feira, 19 de dezembro, um concerto acústico nos Paços do Concelho de Viana do Castelo, com início marcado para as 18h00, no âmbito da programação de animação de Natal promovida pelo município.
A Viana TV vai assinalar a quadra festiva com um programa especial de Natal, a transmitir em direto da Praça da República, em Viana do Castelo, esta sexta-feira, 19 de dezembro, entre as 16h00 e as 18h00.