Entre 12 e 13 de maio, Viana do Castelo acolhe os Encontros Vínicos do Vinho Verde, que prometem voltar a trazer para debate este vinho tão característico da região do Minho.
Este evento é uma organização conjunta da Ordem dos Engenheiros – Região Norte (OERN), da Câmara Municipal de Viana do Castelo, da Delegação Distrital de Viana do Castelo e do Colégio de Engenharia Agronómica – Norte, com a colaboração da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes e da Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Viana do Castelo.
Durante o dia 12 de maio haverá lugar a seminários, curso de provas de vinhos e, no habitual Jantar de Gala, serão ainda anunciados os grandes vencedores dos Prémios Vinho Verde do Ano da OERN 2023.
Já durante o dia 13 de maio será dado destaque à vocação mercantil de Viana do Castelo, no âmbito do processo de exportação da produção distrital e não só, que inclui visita a um dos mais antigos locais de produção vitivinícola de Viana do Castelo.
O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, marca presença na sessão de abertura do seminário “Sustentabilidade nos Vinhos Verdes”, a partir das 9h30 de dia 12 de maio, na Sala Couto Viana da Biblioteca Municipal de Viana do Castelo. No seminário, marcam ainda presença Bernardo Gouvêa, presidente do Instituto da Vinha e do Vinho, Luís Brandão Coelho, diretor Regional de Agricultura e Pescas do Norte (DRAPN), Dora Simões, presidente da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV), Bento Aires, presidente do Conselho Diretivo da OERN, Carlos Rodrigues, presidente do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), Adelino Bernardo, coordenador do Colégio de Engenharia Agronómica da OERN e Vítor Correia, delegado distrital da Ordem dos Engenheiros de Viana do Castelo.
O programa na íntegra pode ser consultado, aqui.

A Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) registou, no dia 1 de janeiro, o primeiro nascimento de 2026. O bebé, de nome Bryam, nasceu às 00h06, por parto eutócico, apresentando um estado de saúde considerado bom.
Viana do Castelo fechou 2025 em grande destaque no panorama regional e nacional, com a realização do XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) e o avanço da construção da nova ponte entre Deocriste e Nogueira, marcando um ano de dinamismo político, cultural e económico.
O mês de novembro ficou marcado, em Viana do Castelo e no Alto Minho, por uma forte atividade política, social, ambiental, cultural e desportiva, com destaque para o anúncio da Cidade Desportiva, que prevê a construção de dois novos campos sintéticos e a criação de um Performance Hub da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), afirmando o concelho como polo estratégico do desporto nacional.
Viana do Castelo prepara-se para viver a passagem de ano mais aguardada da região. O New Year 2026, organizado pelo Santa Luzia Futebol Clube em parceria com a Collective, regressa pelo segundo ano consecutivo ao Centro Cultural de Viana do Castelo, prometendo uma noite de música, glamour e experiências exclusivas.
Luís Nobre, candidato do Partido Socialista, garantiu a reeleição para a presidência da Câmara Municipal de Viana do Castelo, alcançando 42,76% dos votos e mantendo cinco lugares no executivo. O resultado assegura a continuidade da equipa do mandato anterior e reforça a presença do PS na governação local.
A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez está a reutilizar a madeira dos passadiços danificados da ecovia do rio Vez para substituir as casas abrigo das colónias de gatos do concelho, numa iniciativa que cruza sustentabilidade ambiental e bem-estar animal.
Setembro ficou marcado pelo início de dois grandes projetos que vão transformar a cidade: o novo Mercado Municipal, com obras a arrancar no terreno do antigo prédio Coutinho, e o TuViana, o novo sistema de transportes urbanos 100% elétrico que começou a operar, melhorando a mobilidade no centro histórico, periferia e freguesias.