Entre 12 e 13 de maio, Viana do Castelo acolhe os Encontros Vínicos do Vinho Verde, que prometem voltar a trazer para debate este vinho tão característico da região do Minho.
Este evento é uma organização conjunta da Ordem dos Engenheiros – Região Norte (OERN), da Câmara Municipal de Viana do Castelo, da Delegação Distrital de Viana do Castelo e do Colégio de Engenharia Agronómica – Norte, com a colaboração da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes e da Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Viana do Castelo.
Durante o dia 12 de maio haverá lugar a seminários, curso de provas de vinhos e, no habitual Jantar de Gala, serão ainda anunciados os grandes vencedores dos Prémios Vinho Verde do Ano da OERN 2023.
Já durante o dia 13 de maio será dado destaque à vocação mercantil de Viana do Castelo, no âmbito do processo de exportação da produção distrital e não só, que inclui visita a um dos mais antigos locais de produção vitivinícola de Viana do Castelo.
O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, marca presença na sessão de abertura do seminário “Sustentabilidade nos Vinhos Verdes”, a partir das 9h30 de dia 12 de maio, na Sala Couto Viana da Biblioteca Municipal de Viana do Castelo. No seminário, marcam ainda presença Bernardo Gouvêa, presidente do Instituto da Vinha e do Vinho, Luís Brandão Coelho, diretor Regional de Agricultura e Pescas do Norte (DRAPN), Dora Simões, presidente da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV), Bento Aires, presidente do Conselho Diretivo da OERN, Carlos Rodrigues, presidente do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), Adelino Bernardo, coordenador do Colégio de Engenharia Agronómica da OERN e Vítor Correia, delegado distrital da Ordem dos Engenheiros de Viana do Castelo.
O programa na íntegra pode ser consultado, aqui.

Viana do Castelo recebe até 31 de dezembro a exposição gratuita “Ah Amália – Living Experience on tour”, dedicada à vida e obra de Amália Rodrigues. Instalado no Espaço Linha Norte, o evento está aberto ao público de terça a domingo, das 13h00 às 18h00.
Pelo segundo ano consecutivo, o Município de Monção promove a valorização do comércio tradicional através da iniciativa “Tômbola de Natal”, que decorre até 24 de dezembro. Os clientes que realizarem compras nos estabelecimentos aderentes poderão habilitar-se a prémios variados.
Portugal entrou com pé direito na qualificação para o Mundial de 2027, vencendo Montenegro por 83-62, no Moraca Sports Centre, em Podgorica. Foi a primeira vitória da seleção portuguesa sobre os montenegrinos, atualmente 18.º no ranking FIBA.
O executivo municipal de Viana do Castelo aprovou a declaração de Interesse Municipal para um projeto de reabilitação e reconversão de uma moradia unifamiliar e anexos em Portuzelo, transformando-a num empreendimento turístico vocacionado para famílias com animais de estimação.
Ponte da Barca acolheu uma sessão dos Encontros Transfronteiriços e Workshops Formativos do projeto Red CIFT – Rede de Cruzeiros Ibéricos Fluviais Transfronteiriços, promovida pela CIM Alto Minho e pela Associação Galega de Actividades Náuticas (Agan+).
A Amnistia Internacional divulgou esta semana uma série de denúncias que revelam um agravamento preocupante da situação dos direitos humanos em várias regiões do mundo, da Europa ao Médio Oriente e ao continente africano.
A Juventude Viana defronta hoje, às 18h00, a Biblioteca Instrução e Recreio (BIR), no Pavilhão Amável dos Santos Pereira, em Valado dos Frades, em jogo dos 32 avos de final da Taça de Portugal. A deslocação ao distrito de Leiria representa o primeiro passo dos vianenses na edição desta época da prova-rainha.