Os encontros nacionais da Comissão da Carteira Profissional de Jornalista (CCPJ) estão de volta. Na próxima quarta-feira, dia 1 de março, será a vez dos membros da CCPJ se deslocarem à Escola Superior de Comunicação, Administração e Turismo, do Instituto Politécnico de Bragança, em Mirandela, onde, pelas 15h00, no Auditório da EsACT, voltarão à conversa com os jornalistas, estudantes da área da comunicação social, docentes e investigadores.
No dia 2, quinta-feira, pelas 11h00, a sessão decorrerá na Sala B.0.01 – Edifício Laboratorial da UTAD – Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, em Vila Real.
Mais uma vez sob a égide de Pensar o Jornalismo com os Jornalistas, estes encontros (depois do arranque em Coimbra em novembro e da sessão de Braga em dezembro) contam, em Mirandela, com o apoio da licenciatura em Comunicação e Jornalismo da Escola Superior de Comunicação, Administração e Turismo, do Instituto Politécnico de Bragança, e em Vila Real com o apoio da Pró-Reitoria para a Cultura e Serviços de Documentação e os cursos de Ciências da Comunicação da UTAD.
As conversas pretendem dar continuidade ao propósito da iniciativa de, num contexto de proximidade, apresentar a missão da CCPJ e debater as questões que atualmente se levantam em torno do “Jornalismo que temos e que Jornalismo queremos” e as preocupações com os “jornalistas de hoje a caminho do amanhã”.
O sentido destes Encontros surge reforçado numa altura em que está em discussão o modelo de financiamento da CCPJ que depende, sobretudo, dos emolumentos cobrados pela emissão dos títulos. É imperativo refletir em conjunto sobre o que significa ser detentor de um título profissional. Do que significa ser o jornalismo uma profissão regulada. O que isso envolve. Que direitos e deveres estão subjacentes ao exercício da atividade jornalística. O que representa ser jornalista. O que é o jornalismo e quem pode e em que condições deve exercer esta atividade barómetro da Democracia, escrutinadora do poder político, económico, da justiça, representativa dos modelos sociais e culturais.
O objetivo destas conversas itinerantes é o de abrir as sessões ao diálogo, à reflexão e partilha de ideias. Entre pares, pensar o jornalismo atual, o papel dos jornalistas e, eventualmente, juntos podermos contribuir para construir bases para sugerir mudanças. Alterações a nível legislativo, comportamental e de compromisso para com a atividade jornalística.
Estão previstas vinte sessões, uma por distrito do continente, uma na Madeira e outra nos Açores, onde pelo menos dois dos nove jornalistas que compõem atualmente o Secretariado e Plenário da Comissão se disponibilizam, por um lado, a apresentar o organismo e falar sobre as suas competências e funcionalidades. E, por outro, partilhar experiências adquiridas enquanto jornalistas e no exercício das funções que desempenham na CCPJ, entidade independente de (cor)regulação dos jornalistas.
A CCPJ conta ainda com o apoio da Associação de Imprensa de Inspiração Cristã, Associação Portuguesa de Imprensa, Associação Portuguesa de Radiodifusão, Associação de Rádios de Inspiração Cristã e Sindicato dos Jornalistas na promoção e divulgação dos Encontros.
Os clientes do Pingo Doce já escolheram as causas vencedoras da 5ª edição do Programa Bairro Feliz, iniciativa de responsabilidade social da cadeia de supermercados que visa apoiar projetos com impacto positivo nas comunidades locais.
O Município de Ponte de Lima vai voltar a oferecer às famílias sessões de “Yogar com Histórias”, uma atividade que combina literatura infantil e yoga, promovendo o bem-estar, a criatividade e a partilha em família.
O Auditório do Cineteatro João Verde, em Monção, recebe no dia 14 de dezembro, às 15h00, o espetáculo “O Soldadinho de Chumbo”, da companhia Jangada Teatro. A peça, inspirada no célebre conto de Hans Christian Andersen, promete encantar crianças e adultos com uma história de brinquedos que ganham vida quando ninguém os vê.
O Pai Natal chega hoje, 19h00, a Vila Nova de Cerveira acompanhado de uma grande parada de Natal.
A Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo vai receber, entre 5 de janeiro e 29 de junho de 2026, um novo Curso de Bartender, destinado a todos os interessados em aprofundar conhecimentos na arte da mixologia e na prestação de serviço em bar.
O Politécnico de Viana do Castelo abriu as candidaturas para a 2.ª edição da pós-graduação em Liderança em Economia Azul Sustentável, com inscrições até 14 de dezembro. O curso, totalmente online, destina-se a profissionais e estudantes que querem conciliar liderança e sustentabilidade.
Viana do Castelo está a acelerar a sua aposta na economia azul e nas energias limpas, com o objetivo de transformar o Porto de Viana num polo de competitividade capaz de atrair empresas, investimento e talento.