Logo
Cultura

“Encontros de Teatro de Cerveira” regressam à vila das artes em março

27 Fevereiro, 2024 | 15:46
Partilhar
Isabel Marques
2 min. leitura

O mês de março traz até à vila das artes, Vila Nova de Cerveira, o regresso dos "Encontros de Teatro de Cerveira" (ETC). Três sábados (9, 16 e 23 de março), três espetáculos diferentes, três serões que perspetivam, segundo o Município, lotação esgotada no Cineteatro de Cerveira – Marreca Gonçalves. A entrada é gratuita. 

A edição de 2024 vai contar com a presença de três companhias de teatro com trabalho reconhecido a nível nacional, nomeadamente, as “Comédias do Minho” e “Teatro de Ferro”, a “Cri’art” e a “Ali’Arte – Associação Cultural”. Os ETC prometem “provocar emoções e reflexões muito peculiares que só o teatro consegue suscitar junto do público, incluindo os mais novos, através de histórias com fortes e importantes lições de moral”, lê-se numa nota da autarquia.

“Quimeras e Odisseias”, numa cocriação e coprodução das Comédias do Minho e do Teatro de Ferro, é o primeiro espetáculo a subir ao palco cerveirense no dia 9 de março. Partindo de um dispositivo de filmagem e projeção em tempo real, estas Quimeras e Odisseias convidam o público para uma jornada que percorrerá experiências e lugares muito diferentes, estranhos e familiares. Esta quimera – ou esta odisseia – será feita de livros, vozes, corpos, câmaras, projetores, pequenos cenários e figuras animadas, mas sobretudo de muita imaginação.

Para o sábado 16 de março, a proposta é da Cri’art, com “O Capuchinho Vermelho – O Musical”. A partir da obra clássica de Charles Perrault, que já sofreu várias adaptações, este espetáculo baseia-se na história original, tendo a floresta e a figura do lobo como mote, mas, pelo caminho até casa da avó o Capuchinho Vermelho vai cruzar-se com outras personagens de várias histórias infantis como Hansel e Gretel, os 3 Porquinhos revisitando assim um pouco das suas histórias.

O encerramento da edição 2024 dos ‘ETC… Encontros de Teatro’, marcado para dia 23 de março, será de ‘chorar a rir’, com a Ali’Arte – Associação Cultural a apresentar-se com a peça “De Sogra e de Louco…Todos Temos um Pouco”, com a participação da reconhecida atriz brasileira Tássia Camargo, que representou papeis em novelas tão conhecidas como Tieta e O Cravo e A Rosa. Segundo a sinopse, com Gonçalo fora de casa há cerca de um ano e devido a um problema nas canalizações do prédio onde vive, Gina resolve ir com Raquel passar uns dias na casa do filho e do genro. Acontece que estes não estavam minimamente preparados para a energia e loucura que a presença de Gina acarreta. Ao ouvir um telefonema de Marco, o seu genro, Gina fica desconfiada de que este anda a trair Gonçalo e inicia uma demanda para descobrir tudo o que se passa, a bem da felicidade do filho. Uma comédia hilariante que mostra como, por vezes, boas intenções podem gerar grandes confusões.

De entrada livre, os Encontros de Teatro de Cerveira decorrem no palco do Cineteatro de Cerveira – Marreca Gonçalves, com início às 21h30. A lotação é limitada ao espaço.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Nacional 13 Julho, 2024

Ministra do Trabalho admite mudanças no subsídio de desemprego

A ministra do Trabalho disse no parlamento, que as mudanças que defende são no subsídio social de desemprego, mas admitiu que também mudanças no subsídio de desemprego poderão acontecer após discussão em concertação social.

Música 13 Julho, 2024

Escola do Rock em Paredes de Coura arranca com mais de 40 alunos de todo o país

Mais de 40 'alunos' de vários pontos do país, de norte a sul, e até da vizinha Galiza participam na Escola do Rock, que tem a primeira chamada no próximo domingo, 14 de julho, em Paredes de Coura, e fecha o período letivo na sexta-feira seguinte com o habitual concerto final de apresentação do resultado da residência intensiva.

Opinião 13 Julho, 2024

OPINIÃO: Benefícios, desafios e impacto na vida dos doentes renais

Várias décadas de evolução na hemodiálise proporcionaram uma mudança radical no acesso ao tratamento e várias evoluções técnicas que permitiram um aumento significativo da qualidade dos tratamentos e da qualidade de vida dos doentes renais crónicos com necessidade de tratamento substitutivo renal. Longe vão os tempos em que apenas um grupo selecionado de doentes tinha acesso à diálise e, mesmo esses, tinham uma qualidade de vida bastante sofrível.

Regional 12 Julho, 2024

Melhor festival de cerveja artesanal da Península Ibérica já está a bombar em Caminha

O Artbeerfest Caminha já está a bombar e promete encher o coração da Vila, até domingo, não apenas de saborosas cervejas, mas também de música, dança, cor e alegria.

Nacional 12 Julho, 2024

DECO PROteste insiste na redução do IVA da eletricidade para todos os consumidores

A DECO PROteste considerou insuficiente o alargamento do IVA da eletricidade a 6% a mais famílias, aprovado em junho, e insistiu que aquela taxa deve ser aplicada na luz e no gás para todos os consumidores.

Regional 12 Julho, 2024

Participação prévia na alteração ao Plano de Urbanização da Cidade de Viana do Castelo e ao Plano de Pormenor para a Área Marginal ao Rio Lima até 1 de agosto

Na sequência da decisão da Câmara Municipal de Viana do Castelo, de 14 de maio do presente ano, de iniciar o procedimento de alteração ao Plano de Urbanização da Cidade de Viana do Castelo e ao Plano de Pormenor para a área marginal ao Rio Lima, entre a Ponte Eiffel e a Ponte do IC 1, em Darque, decorrem, entre 12 de julho e 1 de agosto, os períodos de participação prévia.

Regional 11 Julho, 2024

Notícias de Viana apresenta nova imagem e linha editorial

O jornal Notícias de Viana, que é propriedade da Diocese de Viana do Castelo, promoveu um evento de lançamento da sua nova imagem e linha editorial. A informar desde 1916, o título passa a ser mensal e pretende também apostar no digital.