O mês de março traz até à vila das artes, Vila Nova de Cerveira, o regresso dos "Encontros de Teatro de Cerveira" (ETC). Três sábados (9, 16 e 23 de março), três espetáculos diferentes, três serões que perspetivam, segundo o Município, lotação esgotada no Cineteatro de Cerveira – Marreca Gonçalves. A entrada é gratuita.
A edição de 2024 vai contar com a presença de três companhias de teatro com trabalho reconhecido a nível nacional, nomeadamente, as “Comédias do Minho” e “Teatro de Ferro”, a “Cri’art” e a “Ali’Arte – Associação Cultural”. Os ETC prometem “provocar emoções e reflexões muito peculiares que só o teatro consegue suscitar junto do público, incluindo os mais novos, através de histórias com fortes e importantes lições de moral”, lê-se numa nota da autarquia.
“Quimeras e Odisseias”, numa cocriação e coprodução das Comédias do Minho e do Teatro de Ferro, é o primeiro espetáculo a subir ao palco cerveirense no dia 9 de março. Partindo de um dispositivo de filmagem e projeção em tempo real, estas Quimeras e Odisseias convidam o público para uma jornada que percorrerá experiências e lugares muito diferentes, estranhos e familiares. Esta quimera – ou esta odisseia – será feita de livros, vozes, corpos, câmaras, projetores, pequenos cenários e figuras animadas, mas sobretudo de muita imaginação.
Para o sábado 16 de março, a proposta é da Cri’art, com “O Capuchinho Vermelho – O Musical”. A partir da obra clássica de Charles Perrault, que já sofreu várias adaptações, este espetáculo baseia-se na história original, tendo a floresta e a figura do lobo como mote, mas, pelo caminho até casa da avó o Capuchinho Vermelho vai cruzar-se com outras personagens de várias histórias infantis como Hansel e Gretel, os 3 Porquinhos revisitando assim um pouco das suas histórias.
O encerramento da edição 2024 dos ‘ETC… Encontros de Teatro’, marcado para dia 23 de março, será de ‘chorar a rir’, com a Ali’Arte – Associação Cultural a apresentar-se com a peça “De Sogra e de Louco…Todos Temos um Pouco”, com a participação da reconhecida atriz brasileira Tássia Camargo, que representou papeis em novelas tão conhecidas como Tieta e O Cravo e A Rosa. Segundo a sinopse, com Gonçalo fora de casa há cerca de um ano e devido a um problema nas canalizações do prédio onde vive, Gina resolve ir com Raquel passar uns dias na casa do filho e do genro. Acontece que estes não estavam minimamente preparados para a energia e loucura que a presença de Gina acarreta. Ao ouvir um telefonema de Marco, o seu genro, Gina fica desconfiada de que este anda a trair Gonçalo e inicia uma demanda para descobrir tudo o que se passa, a bem da felicidade do filho. Uma comédia hilariante que mostra como, por vezes, boas intenções podem gerar grandes confusões.
De entrada livre, os Encontros de Teatro de Cerveira decorrem no palco do Cineteatro de Cerveira – Marreca Gonçalves, com início às 21h30. A lotação é limitada ao espaço.
Está em curso a instalação de parte das 80 novas paragens de autocarro previstas para o concelho, no âmbito do plano de melhoria da rede de transportes públicos promovido pela TuViana – Transportes Urbanos de Viana do Castelo.
A GNR deteve, no passado dia 12 de setembro, um jovem de 17 anos, no concelho de Ponte de Lima, por suspeita de tráfico de estupefacientes. A detenção foi realizada pelo Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Arcos de Valdevez, no âmbito de uma investigação em curso.
A Seleção Nacional Feminina de Futebol de Praia sagrou-se, este domingo, campeã da Liga Europeia, ao vencer a seleção espanhola por 4-2, na grande final disputada em Florença, Itália. Esta é a primeira vez que Portugal conquista o título europeu, juntando-se à lista de vencedores que conta com Espanha (2022 e 2023), Polónia (2024) e Rússia (2021).
Com o arranque do novo ano letivo, o Município de Viana do Castelo endereçou uma mensagem de boas-vindas à comunidade escolar, desejando a alunos, professores e funcionários um regresso “tranquilo, cheio de energia e motivação”.
O Santa Luzia Futebol Clube empatou este domingo, 5-5, frente ao Águias de Santa Marta, no Pavilhão José Natário, em partida da 2.ª jornada da Liga Feminina Placard de Futsal. Num encontro repleto de emoção, reviravoltas, erros defensivos e decisões polémicas da equipa de arbitragem, o empate acabou por refletir a instabilidade do jogo, mas também a garra das vianenses, que evitaram a derrota nos segundos finais.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo congratula o Sapador Bombeiro Rui Lacerda, da Companhia de Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo, pelo seu brilhante desempenho nas competições internacionais de Canoagem – Maratona.
O Cineteatro dos Bombeiros Voluntários de Vila Praia de Âncora foi palco, recentemente, da apresentação de “Entre Redes e Marés”, um projeto audiovisual que cruza poesia, fé e memória coletiva, da autoria da poetisa Celina Parente, em colaboração com a produtora Creative Session.