O mês de março traz até à vila das artes, Vila Nova de Cerveira, o regresso dos "Encontros de Teatro de Cerveira" (ETC). Três sábados (9, 16 e 23 de março), três espetáculos diferentes, três serões que perspetivam, segundo o Município, lotação esgotada no Cineteatro de Cerveira – Marreca Gonçalves. “Quimeras e Odisseias" é o primeiro espetáculo a subir ao palco cerveirense. A entrada é gratuita.
A edição de 2024 vai contar com a presença de três companhias de teatro com trabalho reconhecido a nível nacional, nomeadamente, as “Comédias do Minho” e “Teatro de Ferro”, a “Cri’art” e a “Ali’Arte – Associação Cultural”. Os ETC prometem “provocar emoções e reflexões muito peculiares que só o teatro consegue suscitar junto do público, incluindo os mais novos, através de histórias com fortes e importantes lições de moral”, lê-se numa nota da autarquia.
“Quimeras e Odisseias”, numa cocriação e coprodução das Comédias do Minho e do Teatro de Ferro, é o primeiro espetáculo a subir ao palco cerveirense no dia 9 de março. Partindo de um dispositivo de filmagem e projeção em tempo real, estas Quimeras e Odisseias convidam o público para uma jornada que percorrerá experiências e lugares muito diferentes, estranhos e familiares. Esta quimera – ou esta odisseia – será feita de livros, vozes, corpos, câmaras, projetores, pequenos cenários e figuras animadas, mas sobretudo de muita imaginação.
Para o sábado 16 de março, a proposta é da Cri’art, com “O Capuchinho Vermelho – O Musical”. A partir da obra clássica de Charles Perrault, que já sofreu várias adaptações, este espetáculo baseia-se na história original, tendo a floresta e a figura do lobo como mote, mas, pelo caminho até casa da avó o Capuchinho Vermelho vai cruzar-se com outras personagens de várias histórias infantis como Hansel e Gretel, os 3 Porquinhos revisitando assim um pouco das suas histórias.
O encerramento da edição 2024 dos ‘ETC… Encontros de Teatro’, marcado para dia 23 de março, será de ‘chorar a rir’, com a Ali’Arte – Associação Cultural a apresentar-se com a peça “De Sogra e de Louco…Todos Temos um Pouco”, com a participação da reconhecida atriz brasileira Tássia Camargo, que representou papeis em novelas tão conhecidas como Tieta e O Cravo e A Rosa. Segundo a sinopse, com Gonçalo fora de casa há cerca de um ano e devido a um problema nas canalizações do prédio onde vive, Gina resolve ir com Raquel passar uns dias na casa do filho e do genro. Acontece que estes não estavam minimamente preparados para a energia e loucura que a presença de Gina acarreta. Ao ouvir um telefonema de Marco, o seu genro, Gina fica desconfiada de que este anda a trair Gonçalo e inicia uma demanda para descobrir tudo o que se passa, a bem da felicidade do filho. Uma comédia hilariante que mostra como, por vezes, boas intenções podem gerar grandes confusões.
De entrada livre, os Encontros de Teatro de Cerveira decorrem no palco do Cineteatro de Cerveira – Marreca Gonçalves, com início às 21h30. A lotação é limitada ao espaço.
O Sporting saiu esta terça-feira da Baviera com uma derrota por 3-1 frente ao Bayern Munique, em jogo da sexta jornada da fase de liga da Liga dos Campeões, mas deixou uma imagem de coragem, organização e ambição diante de um dos colossos do futebol europeu.
Viana do Castelo já vive a magia do Natal! Desde esta sexta-feira, a capital do Alto Minho acolhe o tradicional Mercado de Natal, que se estende este ano por vários pontos do centro urbano, incluindo a Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, o Passeio das Mordomas da Romaria e o Largo Maestro José Pedro.
Tui-Valença vai receber mais de 500 mil euros de fundos europeus para reforçar o seu programa conjunto de atividades culturais e desportivas. O financiamento integra o Programa de Cooperação Interreg VI-A Espanha–Portugal (POCTEP) 2021-2027 e reconhece a Eurocidade como um exemplo de integração transfronteiriça.
O Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto reagiu esta segunda-feira ao apelo público feito por Ângela Pereira, jovem de 23 anos natural de Afife, Viana do Castelo, que pediu ajuda nas redes sociais à procura de alternativas de tratamento, afirmando que, em Portugal, “já não há saída”.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo concluiu as obras de substituição do pavimento na Rua da Aldeia de Baixo e na Rua do Radivau, em São Romão de Neiva, numa intervenção que representou um investimento de 45 mil euros.
O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) alcançou a sua melhor classificação de sempre no UI GreenMetric World University Rankings, subindo ao 156.º lugar entre 1.745 instituições de ensino superior de 105 países. A nível nacional, o IPVC mantém-se no pódio e volta a conquistar o 3.º lugar, reforçando a posição de referência no panorama da sustentabilidade em Portugal.
Viana do Castelo registou na madrugada e à noite da passada sexta-feira a detenção de dois condutores por condução sob efeito de álcool, anunciou o Comando Distrital da PSP.