A 25.ª edição dos Encontros de Cinema de Viana do Castelo não vai ter nenhum momento especial porque a celebração assenta na capacidade de resiliência do evento, disse o diretor executivo.
Rui Ramos, que falava durante a conferência de imprensa de apresentação dos encontros, que decorrem entre 5 e 14 de maio, destacou que a “resiliência” da associação Ao Norte, com o apoio da Câmara de Viana do Castelo para “dar continuidade ao festival, só por si são motivo de celebração”.
“Na periferia dos grandes centros urbanos é difícil promover este tipo de eventos, mas temos resistido com a parceria do município. Sem ela não seria possível”, afirmou. O orçamento deste ano ronda os 50 mil euros, a que acresce todo o apoio logístico disponibilizado pela autarquia para a realização do evento.
No encontro com os jornalistas, onde marcou presença o vereador da Cultura da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Manuel Vitorino, que não prestou declarações devido às próximas eleições autárquicas, Rui Ramos, destacou que os Encontros de Cinema visam “a criação de novos públicos” e apresentam-se “cada vez mais, como a única possibilidade de as crianças das crianças acederem a um local sagrado como são as salas de cinema”.
Rui Ramos realçou que em, “25 anos de história, os encontros registaram 220 mil participantes e centenas de atividades, foram exibidos mais de 340 filmes, contando com a presença de 110 realizadores nacionais e internacionais”.
“Foram já organizados 115 ‘workshops’, ‘masterclasses’ e formações direcionados para vários públicos, com particular incidência na comunidade escolar, alunos e docentes de todos os graus de ensino”, acrescentou.
Os Encontros de Viana do Castelo levaram “não só o cinema à escola, mas também a escola à sala de cinema com a exibição de mais de 70 ciclos cinematográficos”.
“Este ano estão inscritos mais de três mil alunos, dos diferentes graus de ensino, para as sessões do Escola vai ao Cinema que vão decorrer entre 05 e 14 de maio”, frisou.
Rui Ramos disse que a “rainha” das secções competitivas dos encontros com uma “forte componente de literacia audiovisual”, intitulada Olhares Frontais, que decorre entre 9 e 11 de maio, no teatro municipal Sá de Miranda, vai contar com a participação do realizador Pedro Sena Nunes, “num observatório vivo, composto por representantes de vários territórios cinematográficos”.
Este ano, a secção Olhares Frontais tem como tema “Tempos Cruzados, Inteligência artificial em reflexão” e contará com a exibição dos filmes em competição ao Prémio PrimeirOlhar, uma mostra com as melhores curtas-metragens europeias de 2024, conversas e reflexões e exibição dois filmes.
No dia 9 de maio, vai ser exibido “Cartas Telepáticas”, de Edgar Pêra e, no dia 10, “O Manuscrito Perdido”, de José Barahona.
Rui Ramos destacou a atribuição dos Prémios PrimeirOlhar, sendo que este ano há 21 filmes a concurso.
Vão ser atribuídos o Prémio PrimeirOlhar, no valor de e 1.500 euros, o Prémio PrimeirOlhar Cineclubes no valor de mil euros e o Prémio PrimeirOlhar Graça Lobo (500 euros).
Já no AÇÃO 11! Festival Luso-Galaico de Vídeo Escolar, destinado a alunos do primeiro ciclo ao secundário, há 40 filmes a concurso, sendo que “os alunos premiados e, a escola, receberão um diploma e 700 euros em material destinado à produção audiovisual”.
Segundo Rui Ramos, a 14.ª conferência internacional de cinema, que acontece de 7 a 9 de maio, na Escola Superior de Educação de Viana do Castelo, vê este ano “muito reforçada a presença de participantes da Galiza”, que atribuiu ao facto de “Viana do Castelo, ser este ano, Capital da Cultura do Eixo Atlântico”.
A programação inclui a rubrica Histórias na Praça que “proporciona aos alunos uma experiência cinematográfica e procura sensibilizar os participantes para o processo criativo da criação cinematográfica”, tendo sido já produzidos mais de 100 filmes”.

O Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo, recebe no dia 31 de janeiro, às 21h30, o espetáculo “As Vaginas e Eu – Tudo o que ficou por dizer”, a mais recente criação a solo de Teresa Guilherme.
A jovem cantora Diva Oliveira, de 23 anos, natural de Viana do Castelo, continua a fazer brilhar o nome da região além-fronteiras com a sua participação no concurso televisivo “La Voz”, em Espanha.
Portugal garantiu esta sexta-feira um lugar na final da edição inaugural do Campeonato do Mundo Feminino de Futsal, ao vencer a Argentina por 7-1, em Pasig (Manila).
Ponte de Lima celebra, no próximo dia 11 de dezembro, os 25 anos da Área de Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos e São Pedro d’Arcos, classificada como Área Protegida de Âmbito Regional em 2000.
Ponte da Barca regressa ao espírito natalício com a iniciativa “Neste Natal, Compre no Comércio Local”, que pretende dinamizar o comércio da vila e aproximar consumidores e comerciantes.
Este sábado, a Juventude Viana regressa aos jogos em casa, recebendo o Infante de Sagres no Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo, a partir das 21h30, em partida referente à 9.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de Hóquei em Patins.
Portugal vai integrar o Grupo K do Mundial2026, que se realiza nos Estados Unidos, Canadá e México, e vai estrear-se no torneio frente ao vencedor do play-off intercontinental, anunciou a FIFA, após o sorteio em Washington.