A 25.ª edição dos Encontros de Cinema de Viana do Castelo não vai ter nenhum momento especial porque a celebração assenta na capacidade de resiliência do evento, disse o diretor executivo.
Rui Ramos, que falava durante a conferência de imprensa de apresentação dos encontros, que decorrem entre 5 e 14 de maio, destacou que a “resiliência” da associação Ao Norte, com o apoio da Câmara de Viana do Castelo para “dar continuidade ao festival, só por si são motivo de celebração”.
“Na periferia dos grandes centros urbanos é difícil promover este tipo de eventos, mas temos resistido com a parceria do município. Sem ela não seria possível”, afirmou. O orçamento deste ano ronda os 50 mil euros, a que acresce todo o apoio logístico disponibilizado pela autarquia para a realização do evento.
No encontro com os jornalistas, onde marcou presença o vereador da Cultura da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Manuel Vitorino, que não prestou declarações devido às próximas eleições autárquicas, Rui Ramos, destacou que os Encontros de Cinema visam “a criação de novos públicos” e apresentam-se “cada vez mais, como a única possibilidade de as crianças das crianças acederem a um local sagrado como são as salas de cinema”.
Rui Ramos realçou que em, “25 anos de história, os encontros registaram 220 mil participantes e centenas de atividades, foram exibidos mais de 340 filmes, contando com a presença de 110 realizadores nacionais e internacionais”.
“Foram já organizados 115 ‘workshops’, ‘masterclasses’ e formações direcionados para vários públicos, com particular incidência na comunidade escolar, alunos e docentes de todos os graus de ensino”, acrescentou.
Os Encontros de Viana do Castelo levaram “não só o cinema à escola, mas também a escola à sala de cinema com a exibição de mais de 70 ciclos cinematográficos”.
“Este ano estão inscritos mais de três mil alunos, dos diferentes graus de ensino, para as sessões do Escola vai ao Cinema que vão decorrer entre 05 e 14 de maio”, frisou.
Rui Ramos disse que a “rainha” das secções competitivas dos encontros com uma “forte componente de literacia audiovisual”, intitulada Olhares Frontais, que decorre entre 9 e 11 de maio, no teatro municipal Sá de Miranda, vai contar com a participação do realizador Pedro Sena Nunes, “num observatório vivo, composto por representantes de vários territórios cinematográficos”.
Este ano, a secção Olhares Frontais tem como tema “Tempos Cruzados, Inteligência artificial em reflexão” e contará com a exibição dos filmes em competição ao Prémio PrimeirOlhar, uma mostra com as melhores curtas-metragens europeias de 2024, conversas e reflexões e exibição dois filmes.
No dia 9 de maio, vai ser exibido “Cartas Telepáticas”, de Edgar Pêra e, no dia 10, “O Manuscrito Perdido”, de José Barahona.
Rui Ramos destacou a atribuição dos Prémios PrimeirOlhar, sendo que este ano há 21 filmes a concurso.
Vão ser atribuídos o Prémio PrimeirOlhar, no valor de e 1.500 euros, o Prémio PrimeirOlhar Cineclubes no valor de mil euros e o Prémio PrimeirOlhar Graça Lobo (500 euros).
Já no AÇÃO 11! Festival Luso-Galaico de Vídeo Escolar, destinado a alunos do primeiro ciclo ao secundário, há 40 filmes a concurso, sendo que “os alunos premiados e, a escola, receberão um diploma e 700 euros em material destinado à produção audiovisual”.
Segundo Rui Ramos, a 14.ª conferência internacional de cinema, que acontece de 7 a 9 de maio, na Escola Superior de Educação de Viana do Castelo, vê este ano “muito reforçada a presença de participantes da Galiza”, que atribuiu ao facto de “Viana do Castelo, ser este ano, Capital da Cultura do Eixo Atlântico”.
A programação inclui a rubrica Histórias na Praça que “proporciona aos alunos uma experiência cinematográfica e procura sensibilizar os participantes para o processo criativo da criação cinematográfica”, tendo sido já produzidos mais de 100 filmes”.

A Juventude Viana continua a sua série de jogos em casa no Campeonato Nacional da II Divisão de Hóquei em Patins e recebe este sábado, dia 15 de novembro, o Sobreira, no Pavilhão José Natário, às 21h30. O jogo será transmitido em direto pela Viana TV.
A Rádio Valdevez informou que a emissão na frequência 100.8 FM está temporariamente indisponível devido a problemas elétricos provocados pelo mau tempo que se tem feito sentir na região.
O Festival de Teatro de Viana do Castelo inicia-se hoje, 15 de novembro, às 21h00, com o espetáculo “Ruy, a História Devida”, protagonizado por Ruy de Carvalho. Com texto de Paulo Coelho e encenação de Paulo Sousa Costa, a produção marca a homenagem a uma das figuras mais emblemáticas do teatro português.
O Município de Viana do Castelo vai aplicar vários condicionamentos de trânsito no centro da cidade ao longo da quadra natalícia, num conjunto de medidas que se prolonga até 11 de janeiro de 2026. As restrições visam garantir a segurança e o normal decorrer das iniciativas previstas no âmbito da animação de Natal.
De 17 a 23 de novembro, o Município de Ponte de Lima vai celebrar a Semana da Floresta Autóctone com um vasto programa de atividades dedicadas à valorização e preservação do património florestal do concelho.
A dupla de humoristas Quim Roscas & Zeca Estacionâncio apresenta-se esta noite, sábado, dia 15, no Centro Cultural de Viana do Castelo, para mais um espetáculo integrado na tour que tem percorrido vários pontos do país.
A XV edição dos Jogos do Eixo Atlântico foi distinguida com o prémio “Evento Desportivo do Ano de 2024”, durante a X Gala do Desporto de Vila Nova de Famalicão, realizada no Pavilhão Municipal da cidade.