Logo
Internacional

Empresas do Alto Minho e Espanha aliam-se para modernizar setor naval

23 Maio, 2024 | 9:55
Partilhar
Pedro Xavier
1 min. leitura

A Fundilusa, instalada em Vila Nova de Cerveira, Alto Minho, e a JC Navalips, da Cantábria, Espanha, anunciaram a formalização de uma parceria para “explorar capacidades conjuntas” e “modernizar o setor da construção naval”.

“Com o objetivo de modernizar o setor, ambas as empresas, que operam de maneira independente e sem qualquer vínculo de subordinação, concordaram em um projeto para explorar capacidades conjuntas para a produção e comercialização de hélices e outras peças em bronze para a indústria naval, utilizando tecnologia de última geração”, referem em comunicado.

Na nota, as empresas acrescentam que a “aliança estratégica para avançar na modernização e sustentabilidade do setor naval” foi formalizada, com a assinatura de um acordo na inauguração da Navalia, a Feira Internacional da Indústria Naval de Vigo, em Espanha.

Com “uma capacidade de fabricação, conjunta, de cerca de três mil toneladas anuais, ambas as empresas têm a vontade de colaborar com o objetivo comum de proporcionar um serviço de alta qualidade, melhorar os prazos de resposta e ampliar o portfólio de produtos para cobrir todas as necessidades” do mercado.

“Em um momento de notável crescimento da JC Navalips, participamos com entusiasmo nesta aliança estratégica que deve assegurar vantagens competitivas para ambas as empresas. Será uma excelente oportunidade para compartilhar recursos, capacidades e conhecimentos a serviço do mercado”, afirma o presidente da JC Navalips, Javier Cavada, citado na nota.

O presidente da Fundilusa, Pablo González, também citado na nota, disse tratar-se de “uma aliança estratégica e inovadora para o setor, que permitirá oferecer um melhor serviço aos clientes, ampliando portfólio de produtos, aproveitando as sinergias comuns e as capacidades de ambas as empresas”.

A JC Navalips, com mais de 50 anos, fabrica produtos de propulsão naval, como hélices, pás e componentes de bronze para o setor naval.

A Fundilusa, fundada em 1989, é especializada na fundição e usinagem de hélices, pás e componentes de propulsão marítima, em bronze.

A aliança entre as duas empresas permitirá “um atendimento completo ao mercado, competitividade em preço e prazo, altos padrões de qualidade, incorporação de tecnologia de última geração, ampliação da gama atual de produtos, investimento em I+D+i, aproveitamento de sinergias no desenvolvimento de novas metodologias e materiais, bem como o compromisso conjunto com o aproveitamento de matérias-primas, reciclagem e redução da pegada de carbono”.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Nacional 25 Dezembro, 2025

Jovem de Viana do Castelo que lançou apelo nas redes sociais morre no Dia de Natal

Ângela Pereira, jovem de 23 anos natural de Viana do Castelo, faleceu na manhã desta quinta-feira, Dia de Natal, no Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto. A sua história tinha comovido milhares de pessoas nos últimos dias, após um apelo urgente por apoio médico partilhado nas redes sociais.

Regional 25 Dezembro, 2025

Luís Nobre participa no “Bananeiro” e serve moscatel a vianenses na véspera de Natal

O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, marcou presença na tradição do “Viana Moscatel e Banana”, mais conhecido como Bananeiro, e não hesitou em servir alguns copos de moscatel aos milhares de vianenses e visitantes que encheram a Praça da República na tarde desta quarta-feira, véspera de Natal.

Internacional 25 Dezembro, 2025

Tradições de Natal: Presépio

Para a grande maioria dos cristãos, o natal significa o nascimento de Jesus. Assim sendo, colocar o presépio por debaixo da árvore de natal é uma das tradições de natal mais comuns. O mesmo recria o nascimento do menino jesus num estábulo.

Regional 25 Dezembro, 2025

Viana do Castelo assinala 25 anos do encalhe do navio Coral Bulker

Hoje assinalam-se 25 anos desde o encalhe do navio de carga Coral Bulker à entrada do porto de Viana do Castelo, um dos maiores acidentes marítimos da costa norte portuguesa.

Internacional 25 Dezembro, 2025

Tradições de Natal: Meias na chaminé

Reza a lenda, que há muitos muitos anos, um homem da nobreza, muito desgostoso pela morte da sua mulher, terá gasto todo o seu dinheiro, deixando as suas 3 filhas sem nada.

Internacional 24 Dezembro, 2025

Feliz Natal

A poucas horas do Natal e a escassos dias do final de mais um ano, agradecemos a todos pela confiança na Viana TV. Continuamos a ter "Uma nova forma de ver Viana do Castelo".

Internacional 24 Dezembro, 2025

Tradições de Natal: Missa do Galo

Embora não seja muito comum nas grandes cidades as famílias com filhos pequenos saírem à rua depois da meia noite, em muitas aldeias de norte a sul do país, a missa do galo continua a ser uma tradição inquebrável.