Logo
Internacional

Empresas do Alto Minho e Espanha aliam-se para modernizar setor naval

23 Maio, 2024 | 9:55
Partilhar
Pedro Xavier
1 min. leitura

A Fundilusa, instalada em Vila Nova de Cerveira, Alto Minho, e a JC Navalips, da Cantábria, Espanha, anunciaram a formalização de uma parceria para “explorar capacidades conjuntas” e “modernizar o setor da construção naval”.

“Com o objetivo de modernizar o setor, ambas as empresas, que operam de maneira independente e sem qualquer vínculo de subordinação, concordaram em um projeto para explorar capacidades conjuntas para a produção e comercialização de hélices e outras peças em bronze para a indústria naval, utilizando tecnologia de última geração”, referem em comunicado.

Na nota, as empresas acrescentam que a “aliança estratégica para avançar na modernização e sustentabilidade do setor naval” foi formalizada, com a assinatura de um acordo na inauguração da Navalia, a Feira Internacional da Indústria Naval de Vigo, em Espanha.

Com “uma capacidade de fabricação, conjunta, de cerca de três mil toneladas anuais, ambas as empresas têm a vontade de colaborar com o objetivo comum de proporcionar um serviço de alta qualidade, melhorar os prazos de resposta e ampliar o portfólio de produtos para cobrir todas as necessidades” do mercado.

“Em um momento de notável crescimento da JC Navalips, participamos com entusiasmo nesta aliança estratégica que deve assegurar vantagens competitivas para ambas as empresas. Será uma excelente oportunidade para compartilhar recursos, capacidades e conhecimentos a serviço do mercado”, afirma o presidente da JC Navalips, Javier Cavada, citado na nota.

O presidente da Fundilusa, Pablo González, também citado na nota, disse tratar-se de “uma aliança estratégica e inovadora para o setor, que permitirá oferecer um melhor serviço aos clientes, ampliando portfólio de produtos, aproveitando as sinergias comuns e as capacidades de ambas as empresas”.

A JC Navalips, com mais de 50 anos, fabrica produtos de propulsão naval, como hélices, pás e componentes de bronze para o setor naval.

A Fundilusa, fundada em 1989, é especializada na fundição e usinagem de hélices, pás e componentes de propulsão marítima, em bronze.

A aliança entre as duas empresas permitirá “um atendimento completo ao mercado, competitividade em preço e prazo, altos padrões de qualidade, incorporação de tecnologia de última geração, ampliação da gama atual de produtos, investimento em I+D+i, aproveitamento de sinergias no desenvolvimento de novas metodologias e materiais, bem como o compromisso conjunto com o aproveitamento de matérias-primas, reciclagem e redução da pegada de carbono”.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 19 Dezembro, 2025

Obras na Ponte Eiffel de Viana do Castelo arrancam em janeiro

A Infraestruturas de Portugal (IP) anunciou que a instalação de barreiras de proteção à catenária da Ponte Eiffel de Viana do Castelo só terá início a partir de 4 de janeiro de 2026.

Regional 19 Dezembro, 2025

Ponte de Lima mantém benefícios fiscais para 2026 e aposta em famílias e empresas

A Câmara Municipal de Ponte de Lima aprovou o pacote de benefícios fiscais para 2026, reforçando o apoio às famílias, às empresas e à competitividade local.

Regional 19 Dezembro, 2025

Viana do Castelo lança 7.ª edição do programa “Reflorestar com Identidade”

O Município de Viana do Castelo abriu candidaturas à 7.ª edição do programa “Reflorestar com Identidade”, que oferece gratuitamente árvores de espécies autóctones a proprietários florestais localizados nas Faixas de Gestão de Combustível (FGC) — zonas estratégicas de proteção contra incêndios junto a estradas, edifícios isolados e aglomerados populacionais.

Internacional 19 Dezembro, 2025

Portugal e Brasil simplificam reconhecimento de cartas de condução

O Governo aprovou em Conselho de Ministros, o Acordo entre Portugal e Brasil para o reconhecimento mútuo das cartas de condução. A medida visa simplificar os procedimentos e facilitar a vida de cidadãos que residem ou trabalham em ambos os países.

Nacional 19 Dezembro, 2025

PJ detém três jovens por roubo agravado e sequestro em Viana do Castelo

A Polícia Judiciária (PJ) deteve três jovens, com idades entre os 17 e os 21 anos, suspeitos da prática dos crimes de roubo agravado e sequestro ocorridos na tarde de 6 de novembro, na cidade de Viana do Castelo.

Música 19 Dezembro, 2025

Jarojupe atuam hoje em concerto acústico integrado na animação de Natal de Viana do Castelo

A banda vianense Jarojupe realiza hoje, sexta-feira, 19 de dezembro, um concerto acústico nos Paços do Concelho de Viana do Castelo, com início marcado para as 18h00, no âmbito da programação de animação de Natal promovida pelo município.

Regional 19 Dezembro, 2025

Viana TV promove Natal em Viana do Castelo com programa em direto da Praça da República

A Viana TV vai assinalar a quadra festiva com um programa especial de Natal, a transmitir em direto da Praça da República, em Viana do Castelo, esta sexta-feira, 19 de dezembro, entre as 16h00 e as 18h00.