Uma delegação de 15 empresários noruegueses, acompanhada pela Chefe de Missão Adjunta da Embaixada da Noruega em Portugal, Karina Asbjørnsen, visitaram hoje Viana do Castelo para diversos investimentos no Município.
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre e o Secretário de Estado do Mar, José Maria Costa acompanharam a visita que teve início no Porto de Mar, apresentando as oportunidades daquela infraestrutura.

Luís Nobre, destacou a economia azul e o seu desenvolvimento em Viana do Castelo, sublinhando que as parcerias existentes entre Portugal e a Noruega são fundamentais para futuros entendimentos, sendo que esta visita surge na sequência sequência de uma vinda da Embaixadora da Noruega a Viana do Castelo em setembro de 2022.
Um ano após esta visita, salda-se a vinda de quinze empresários noruegueses, a quem foi apresentada a expansão do porto em 48 hectares.
Viana do Castelo, tem mais de vinte anos de experiência nas energias renováveis e offshore, tendo sido pioneira, detém ainda uma zona livre de testes para energias renováveis, o que está na agenda dos investidores noruegueses.
Ligar a Noruega a Portugal através de parcerias empresariais é agora o passo que está a ser efetivado com esta visita.
De acordo com a delegação norueguesa, Viana do Castelo é a “pérola do offshore”, sendo que Portugal estabeleceu o ambicioso objetivo de 10 GW de energia eólica offshore até 2030.

Durante a intervenção, Miguel Marques fez uma breve apresentação sobre o Plano de Ação da Agenda do Mar 20-30, que pretende consolidar todos os domínios identificados e as potencialidades do território, materializando ainda todas as iniciativas e projetos desenvolvidos pelo projeto Centro de Mar e que levou à criação de um grupo de trabalho com diversas entidades ligadas ao tema do mar em diferentes domínios – investigação e desenvolvimento, pesca, náutica, turismo, hotelaria, entre outros.
O Távora somou mais uma vitória expressiva na 2.ª divisão distrital da Associação de Futebol de Viana do Castelo, ao triunfar por 1-5 no reduto do Anais FC, este fim de semana, em jogo da 12.ª jornada. A equipa arcoense mantém-se firme no topo da tabela, agora com 30 pontos, reforçando o estatuto de líder isolado.
O ciclista vianense Iúri Leitão voltou a destacar-se no panorama internacional ao conquistar a vitória na prova de Madison dos 6 Dias de Roterdão, uma das competições mais emblemáticas e exigentes do ciclismo de pista. O atleta de Santa Marta de Portuzelo, Viana do Castelo, fez dupla com o neerlandês Yoeri Havik, atleta da casa, numa parceria que se revelou dominante ao longo de toda a prova.
A Câmara Municipal de Valença vai realizar no próximo sábado, 13 de dezembro, a partir das 9h30, o retiro micológico “Entre Fungos e Monges”, na Quinta do Mosteiro de Sanfins.
A Câmara de Ponte de Lima abriu concurso público, no valor de 820 mil euros mais IVA, para transformar um edifício no centro da vila em oito apartamentos de habitação colaborativa. O projeto, financiado pelo PRR, terá um prazo de execução de 180 dias.
O Politécnico de Viana do Castelo marcou presença esta semana em Veneza, Itália, no primeiro workshop europeu dedicado à criação de orientações para novos graus conjuntos transnacionais. O encontro reuniu mais de 500 participantes, entre presenciais e online, e deu início a um ciclo de trabalho que se prolongará até 2028, envolvendo 73 alianças universitárias em toda a Europa.
A Câmara de Viana do Castelo lançou um concurso público de 324.740 euros para serviços de arqueologia durante a construção do novo mercado municipal e a requalificação da sua envolvente. O prazo de execução do contrato é de 150 dias, e a entrega de propostas termina a 2 de janeiro de 2016.
Trabalhadores de Viana do Castelo, de 15 distritos, Açores e Madeira vão participar na greve geral marcada para quinta-feira, 11 de dezembro, convocada pela CGTP e UGT contra a reforma da legislação laboral proposta pelo Governo.