Uma delegação de 15 empresários noruegueses, acompanhada pela Chefe de Missão Adjunta da Embaixada da Noruega em Portugal, Karina Asbjørnsen, visitaram hoje Viana do Castelo para diversos investimentos no Município.
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre e o Secretário de Estado do Mar, José Maria Costa acompanharam a visita que teve início no Porto de Mar, apresentando as oportunidades daquela infraestrutura.

Luís Nobre, destacou a economia azul e o seu desenvolvimento em Viana do Castelo, sublinhando que as parcerias existentes entre Portugal e a Noruega são fundamentais para futuros entendimentos, sendo que esta visita surge na sequência sequência de uma vinda da Embaixadora da Noruega a Viana do Castelo em setembro de 2022.
Um ano após esta visita, salda-se a vinda de quinze empresários noruegueses, a quem foi apresentada a expansão do porto em 48 hectares.
Viana do Castelo, tem mais de vinte anos de experiência nas energias renováveis e offshore, tendo sido pioneira, detém ainda uma zona livre de testes para energias renováveis, o que está na agenda dos investidores noruegueses.
Ligar a Noruega a Portugal através de parcerias empresariais é agora o passo que está a ser efetivado com esta visita.
De acordo com a delegação norueguesa, Viana do Castelo é a “pérola do offshore”, sendo que Portugal estabeleceu o ambicioso objetivo de 10 GW de energia eólica offshore até 2030.

Durante a intervenção, Miguel Marques fez uma breve apresentação sobre o Plano de Ação da Agenda do Mar 20-30, que pretende consolidar todos os domínios identificados e as potencialidades do território, materializando ainda todas as iniciativas e projetos desenvolvidos pelo projeto Centro de Mar e que levou à criação de um grupo de trabalho com diversas entidades ligadas ao tema do mar em diferentes domínios – investigação e desenvolvimento, pesca, náutica, turismo, hotelaria, entre outros.
Viana do Castelo acolhe, a partir de hoje, a 14.ª edição do Viana Volley Cup, um dos maiores torneios de voleibol da região. O evento, organizado pelo Clube de Voleibol de Viana, reúne centenas de atletas, treinadores e adeptos, combinando competição e convívio.
A associação ambientalista Zero criticou a CCDR-Norte por ter colocado em consulta pública o plano de gestão do aterro da Valorminho, em Valença, considerando o projeto “ilegal” e um “atentado ao ambiente”.
Doze pessoas morreram e 453 foram detidas por condução com taxa de álcool no sangue considerada crime, nos primeiros oito dias das operações de Natal e Ano Novo realizadas pela GNR e pela PSP.
Viana do Castelo celebra mais um talento desportivo local. A velejadora Luísa Peres, natural da cidade, foi distinguida pelo Comité Olímpico de Portugal com o estatuto de Esperança Olímpica de Vela, após a sua participação no recente Campeonato do Mundo de Seniores, realizado na China.
O Largo das Neves volta a ser, este sábado, 27 de dezembro, ponto de encontro da comunidade com a realização da tradicional Fogueira de Natal. A edição deste ano contará com os DJs Marshall Hall e Pedro Pereira, prometendo uma noite de música, convívio e celebração coletiva.
O distrito de Viana do Castelo está entre os 11 distritos de Portugal continental colocados sob aviso amarelo pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), devido à persistência de valores baixos da temperatura mínima. O aviso estará em vigor entre a meia-noite de 26 de dezembro e as 6 horas de 27 de dezembro, com exceção das localidades junto ao litoral, onde o impacto do frio poderá ser menos intenso.
A Escola Secundária de Monserrate, certificada como EPAS e Escola Embaixadora do Parlamento Europeu, conquistou pela quarta vez consecutiva uma viagem ao Parlamento Europeu, em Estrasburgo, fruto de um ano repleto de atividades educativas, exposições, workshops, encontros nacionais, desafios e concursos.