Uma delegação de 15 empresários noruegueses, acompanhada pela Chefe de Missão Adjunta da Embaixada da Noruega em Portugal, Karina Asbjørnsen, visitaram hoje Viana do Castelo para diversos investimentos no Município.
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre e o Secretário de Estado do Mar, José Maria Costa acompanharam a visita que teve início no Porto de Mar, apresentando as oportunidades daquela infraestrutura.

Luís Nobre, destacou a economia azul e o seu desenvolvimento em Viana do Castelo, sublinhando que as parcerias existentes entre Portugal e a Noruega são fundamentais para futuros entendimentos, sendo que esta visita surge na sequência sequência de uma vinda da Embaixadora da Noruega a Viana do Castelo em setembro de 2022.
Um ano após esta visita, salda-se a vinda de quinze empresários noruegueses, a quem foi apresentada a expansão do porto em 48 hectares.
Viana do Castelo, tem mais de vinte anos de experiência nas energias renováveis e offshore, tendo sido pioneira, detém ainda uma zona livre de testes para energias renováveis, o que está na agenda dos investidores noruegueses.
Ligar a Noruega a Portugal através de parcerias empresariais é agora o passo que está a ser efetivado com esta visita.
De acordo com a delegação norueguesa, Viana do Castelo é a “pérola do offshore”, sendo que Portugal estabeleceu o ambicioso objetivo de 10 GW de energia eólica offshore até 2030.

Durante a intervenção, Miguel Marques fez uma breve apresentação sobre o Plano de Ação da Agenda do Mar 20-30, que pretende consolidar todos os domínios identificados e as potencialidades do território, materializando ainda todas as iniciativas e projetos desenvolvidos pelo projeto Centro de Mar e que levou à criação de um grupo de trabalho com diversas entidades ligadas ao tema do mar em diferentes domínios – investigação e desenvolvimento, pesca, náutica, turismo, hotelaria, entre outros.
O famoso bolo rei, é uma das tradições de natal que em Portugal não passa despercebida a praticamente nenhuma família. Com uma forma redonda e com um buraco no meio coberto com frutas cristalizadas e com frutos secos no seu interior.
Viana do Castelo será uma das cidades contempladas, esta quarta-feira, por um sobrevoo especial da Força Aérea Portuguesa. Às 10h28, uma parelha de F-16M deverá cruzar os céus da região, no âmbito das últimas horas de treino do ano.
A Guarda Nacional Republicana (GNR) já registou mais de seis mil contraordenações no âmbito da “Operação Natal e Ano Novo 2025/2026”, sendo o excesso de velocidade uma das infrações mais frequentes.
A primeira referência à árvore de natal como conhecemos hoje, data do século XVI. Nesta altura, na Alemanha, todas as famílias decoravam pinheiros com papeis coloridos, frutas secas e doces.
Viana do Castelo volta a encher-se de animação neste Natal com a realização do tradicional evento “Viana, Moscatel e Banana”, cuja primeira edição acontece já quarta-feira, 24 de dezembro, no centro histórico da cidade.
Acuse-se quem nunca entregou uma prenda com um postal de natal agregado? Pois bem, a probabilidade é de que se tenha acusado. Mas sabe de onde é que veio esta, que é uma das maiores tradições de natal de sempre?
A canábis continua a ser a droga ilícita mais consumida em Portugal, segundo dados de 2024 divulgados pelo Instituto para os Consumos Aditivos e as Dependências (ICAD), no âmbito do Inquérito Online Europeu Sobre Drogas.