Uma delegação de 15 empresários noruegueses, acompanhada pela Chefe de Missão Adjunta da Embaixada da Noruega em Portugal, Karina Asbjørnsen, visitaram hoje Viana do Castelo para diversos investimentos no Município.
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre e o Secretário de Estado do Mar, José Maria Costa acompanharam a visita que teve início no Porto de Mar, apresentando as oportunidades daquela infraestrutura.
Luís Nobre, destacou a economia azul e o seu desenvolvimento em Viana do Castelo, sublinhando que as parcerias existentes entre Portugal e a Noruega são fundamentais para futuros entendimentos, sendo que esta visita surge na sequência sequência de uma vinda da Embaixadora da Noruega a Viana do Castelo em setembro de 2022.
Um ano após esta visita, salda-se a vinda de quinze empresários noruegueses, a quem foi apresentada a expansão do porto em 48 hectares.
Viana do Castelo, tem mais de vinte anos de experiência nas energias renováveis e offshore, tendo sido pioneira, detém ainda uma zona livre de testes para energias renováveis, o que está na agenda dos investidores noruegueses.
Ligar a Noruega a Portugal através de parcerias empresariais é agora o passo que está a ser efetivado com esta visita.
De acordo com a delegação norueguesa, Viana do Castelo é a “pérola do offshore”, sendo que Portugal estabeleceu o ambicioso objetivo de 10 GW de energia eólica offshore até 2030.
Durante a intervenção, Miguel Marques fez uma breve apresentação sobre o Plano de Ação da Agenda do Mar 20-30, que pretende consolidar todos os domínios identificados e as potencialidades do território, materializando ainda todas as iniciativas e projetos desenvolvidos pelo projeto Centro de Mar e que levou à criação de um grupo de trabalho com diversas entidades ligadas ao tema do mar em diferentes domínios – investigação e desenvolvimento, pesca, náutica, turismo, hotelaria, entre outros.
O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) voltou a ganhar destaque internacional ao registar subidas significativas nos pilares da internacionalização e da ligação à indústria, segundo o Times Higher Education World University Rankings 2026.
A Câmara de Arcos de Valdevez consignou cerca de 480 mil euros para transformar um edifício na freguesia da Gavieira numa residência de estudantes, no âmbito do projeto internacional Branda Científica.
Viana do Castelo destaca-se no norte do país, com 8% das propriedades a desaparecerem rapidamente do mercado. Apesar de não chegar aos números de Faro (21%) ou do Porto (10%), a cidade mostra que a procura por imóveis na região continua forte.
A partir de amanhã, terça-feira, 20 de outubro, entra em vigor a proibição da pesca do tamboril nas águas sob jurisdição portuguesa e em várias zonas internacionais, anunciou a Direção-Geral dos Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM).
O Município de Caminha está a reforçar o investimento na educação infantil com o lançamento da segunda edição do School4All, um projeto inovador direcionado às crianças do pré-escolar da rede pública. A iniciativa, aprovada com financiamento de 85% pelo Fundo Social Europeu (FSE), representa um investimento total de mais de 250 mil euros, destinado a promover o desenvolvimento físico, emocional e cognitivo das crianças.
Os oitavos de final da Taça da Associação de Futebol de Viana do Castelo disputaram-se este domingo e foram palco de muita emoção, com jogos equilibrados, prolongamentos e decisões nas grandes penalidades.
Os atletas Ricardo Pedra, do Olímpico Vianense, e Mónica Vinagre, dos Salesianos, foram os grandes vencedores da terceira edição da Corrida da Ponte, disputada este domingo em Viana do Castelo.