Uma delegação de 15 empresários noruegueses, acompanhada pela Chefe de Missão Adjunta da Embaixada da Noruega em Portugal, Karina Asbjørnsen, visitaram hoje Viana do Castelo para diversos investimentos no Município.
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre e o Secretário de Estado do Mar, José Maria Costa acompanharam a visita que teve início no Porto de Mar, apresentando as oportunidades daquela infraestrutura.

Luís Nobre, destacou a economia azul e o seu desenvolvimento em Viana do Castelo, sublinhando que as parcerias existentes entre Portugal e a Noruega são fundamentais para futuros entendimentos, sendo que esta visita surge na sequência sequência de uma vinda da Embaixadora da Noruega a Viana do Castelo em setembro de 2022.
Um ano após esta visita, salda-se a vinda de quinze empresários noruegueses, a quem foi apresentada a expansão do porto em 48 hectares.
Viana do Castelo, tem mais de vinte anos de experiência nas energias renováveis e offshore, tendo sido pioneira, detém ainda uma zona livre de testes para energias renováveis, o que está na agenda dos investidores noruegueses.
Ligar a Noruega a Portugal através de parcerias empresariais é agora o passo que está a ser efetivado com esta visita.
De acordo com a delegação norueguesa, Viana do Castelo é a “pérola do offshore”, sendo que Portugal estabeleceu o ambicioso objetivo de 10 GW de energia eólica offshore até 2030.

Durante a intervenção, Miguel Marques fez uma breve apresentação sobre o Plano de Ação da Agenda do Mar 20-30, que pretende consolidar todos os domínios identificados e as potencialidades do território, materializando ainda todas as iniciativas e projetos desenvolvidos pelo projeto Centro de Mar e que levou à criação de um grupo de trabalho com diversas entidades ligadas ao tema do mar em diferentes domínios – investigação e desenvolvimento, pesca, náutica, turismo, hotelaria, entre outros.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou na terça-feira 323.350 euros em apoios a Juntas e Uniões de Freguesia, destinados a obras de mobilidade, segurança rodoviária e requalificação de equipamentos.
A Publivez, empresa sediada no Parque Empresarial de Mogueiras, em Tabaçô, concelho de Arcos de Valdevez, entregou, em parceria com a Tiagus, paletes de lonas destinadas a apoiar populações afetadas pelos estragos provocados pela depressão Kristin no concelho de Ourém.
A Unidade Móvel de Saúde de Viana do Castelo realizou cerca de 17.553 atendimentos desde a sua criação, em dezembro de 2020, abrangendo 24 freguesias do concelho, informou a Câmara Municipal.
A equipa feminina do Clube de Rugby de Arcos de Valdevez (CRAV/Sport) sagrou-se Campeã Nacional Sub-18, após vencer todos os jogos da competição, desde a fase regular até à final, disputada no Estádio Municipal de Arcos de Valdevez.
Viana do Castelo recebeu mais uma ação do CAPACITEATRO, projeto que utiliza o teatro como instrumento de inclusão e intervenção social. A iniciativa decorreu no Grupo Etnográfico de Areosa e foi orientada pelo ator e encenador António Durães, conhecido pelo trabalho com comunidades.
A PSP intercetou, no dia 30 de janeiro, um jovem de 20 anos, desempregado e residente em Ponte de Lima, na posse de haxixe suficiente para cerca de 16 doses individuais.
O Clan, empresa portuguesa de recursos humanos com mais de 30 anos de experiência, abriu 50 vagas para operadores de produção em Vila Nova de Cerveira e São Pedro da Torre, no distrito de Viana do Castelo.