Logo
Regional

Empresários do Alto Minho dizem que “ideal seria fim de portagens em toda a A28”

7 Janeiro, 2025 | 9:25
Partilhar
Pedro Xavier
1 min. leitura

A Confederação Empresarial do Alto Minho (CEVAL) defendeu que o “ideal seria não haver portagens em toda a autoestrada A28”, apesar de ter sido eliminado o pagamento no pórtico de Neiva em Viana do Castelo (Braga).

“Finalmente esta injustiça [pagamento de portagens no pórtico do Neiva, entre Neiva e Darque, Viana do Castelo] imposta aos alto-minhotos foi revertida. Claro que o ideal seria que não houve portagens em toda a A28”, afirma o presidente da CEVAL, Luís Ceia, em comunicado.

Além do fim do pagamento de portagens no pórtico de Neiva, junto à zona industrial com o mesmo nome, em Viana do Castelo, Luís Ceia destaca também a mesma medida aplicada entre Esposende e Antas, no distrito de Braga.

Para Luís Ceia, o fim do pagamento de portagens em Neiva “só peca por tardio uma vez que este pórtico nunca deveria ter chegado sequer a existir pelos constrangimentos que veio causar”.

“Finalmente foi tomada uma decisão que beneficia as empresas instaladas neste território e os utilizadores deste troço da A28”, afirma.

O presidente da CEVAL lembra que “durante vários anos, a estrutura que representa cerca de 5.000 empresas do distrito de Viana do Castelo que empregam mais de 19.000 trabalhadores, “levou a cabo várias iniciativas para pressionar a retirada do pórtico, nomeadamente a entrega de uma petição pública, com mais de sete mil assinaturas, na Assembleia da República, em 2017, assim como o reiterado pedido ao Governo, para que a A28 fosse incluída no grupo de autoestradas com descontos, por se considerar que sempre estiveram reunidos os requisitos elencados na portaria que atribuía 15 por cento de descontos nas portagens de ex-SCUT”.

“O fim destas portagens até pode ter um impacto significativo nas receitas do Estado, mas durante todos estes anos teve um impacto muito grande nos custos das empresas localizadas na zona industrial do Neiva e naquelas que, não tendo outra opção, se viam obrigadas a circular pela A28. Para um território como o distrito de Viana do Castelo, a aplicação de portagens é um entrave gigante à fixação de empresas e mesmo de pessoas”, reforça.

As portagens foram abolidas no dia 01 de janeiro na A4 – Transmontana e Túnel do Marão, A13 e A13-1 – Pinhal Interior, A22 – Algarve, A23 – Beira Interior, A24 – Interior Norte, A25 – Beiras Litoral e Alta e A28 – Minho, esta última apenas nos troços entre Esposende e Antas e entre Neiva e Darque.

 

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Desporto 17 Dezembro, 2025

Santa Luzia e Freixo já conhecem adversários da Taça de Portugal Feminina de Futsal

A Cidade do Futebol foi palco, esta quarta-feira, do sorteio da 4.ª Eliminatória da Taça de Portugal Feminina de Futsal Placard, fase que marca a entrada em competição das equipas da Liga Feminina Placard, juntando-se aos conjuntos apurados nas rondas anteriores.

Música 17 Dezembro, 2025

Jarojupe atuam esta sexta-feira nos Paços do Concelho de Viana do Castelo

A banda vianense Jarojupe vai realizar um concerto acústico esta sexta-feira, 19 de dezembro, nos Paços do Concelho de Viana do Castelo, a partir das 18h00.

Nacional 17 Dezembro, 2025

Governo vai pagar 30 milhões de euros em horas extraordinárias a professores

O ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre, anunciou que o Governo vai pagar aos professores 30 milhões de euros em horas extraordinárias acumuladas desde 2018. Este ano, estão previstos mais 20 milhões em pagamentos adicionais.

Cultura 17 Dezembro, 2025

Festival de Documentário de Melgaço arrisca desaparecer após suspensão do apoio da câmara

O MDOC – Festival Internacional de Documentário de Melgaço não se realizará em 2026 devido à falta de apoio da câmara municipal. O município deixará de disponibilizar cerca de 140 mil euros, que representavam 90% do orçamento do evento, tornando a sua realização inviável, explicou a AO NORTE, organizadora do festival.

Nacional 17 Dezembro, 2025

Viana do Castelo acolhe primeira Assembleia Intermunicipal da AMPV após eleições

A Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) reuniu em Viana do Castelo, para a realização da sua Assembleia Intermunicipal, a primeira desde a eleição dos novos órgãos sociais.

Regional 17 Dezembro, 2025

PJ desmantela esquema de IPTV ilegal em Valença com centenas de utilizadores

A Polícia Judiciária deteve duas pessoas e constituiu arguidas duas pessoas coletivas no concelho de Valença, na sequência de uma operação destinada a travar a exploração ilegal de canais televisivos pagos através de serviços ilícitos de IPTV.

Internacional 17 Dezembro, 2025

Viana do Castelo entrega novo iate de luxo à Windstar Cruises

Viana do Castelo foi o cenário da cerimónia de entrega do Star Seeker, o mais recente iate de luxo da Windstar Cruises. Com capacidade para 224 hóspedes, o navio é a primeira construção da nova Classe Star da companhia, reforçando a expansão da sua frota de cruzeiros de pequeno porte.