Aprofundando a colaboração formalizada entre o Centro de Inovação de Cerveira – CIC e o Pólo de Inovação em Engenharia de Polímeros (PIEP), cinco empresas sedeadas na Zona Industrial de Vila Nova de Cerveira e uma do concelho vizinho de Valença visitaram as instalações do PIEP em Guimarães, por forma a conhecer os diferenciados laboratórios, mas também contactar in loco com a atividade profícua existente e abordar a concretização de sinergias futuras.
Considerado uma referência na área e reconhecido pelo Governo como Centro de Tecnologia e Inovação, o PIEP – constituído em estreita colaboração com o Departamento de Engenharia de Polímeros da Universidade do Minho e com o IAPMEI -, é o primeiro parceiro do Centro de Inovação de Cerveira, apoiando as necessidades de Inovação e Desenvolvimento de empresas de diversos setores, chegando também à sociedade, através da formação e criação de ferramentas e tecnologias, como uma cápsula espacial, uma mala inteligente, soluções para a alta velocidade e inovações com materiais sustentáveis.
Este encontro empresarial, revestido de um importante cariz de proximidade entre as empresas participantes e o PIEP, foi acompanhado de perto pelo Chefe de Gabinete da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, Fernando Cabodeira, e pela técnica responsável pelo CIC, Elisabete Montenegro, por forma a criar um ambiente propício para a troca de conhecimentos e potenciais parcerias, tomando conhecimento dos projetos atualmente em desenvolvimento no PIEP, bem como a oportunidade para visitar os diversos laboratórios e interagir com as equipas que oferecem suporte em investigação e desenvolvimento (I&D).
De sublinhar que o protocolo de colaboração formalizado, em abril, entre a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, através do Centro de Inovação de Cerveira, e o PIEP visa alinhar a oferta com as necessidades dos diferentes atores, promovendo a inovação cooperativa e interdisciplinar, bem como contribuir para o reforço da competitividade das empresas e, consequentemente, para o desenvolvimento socioecónomico do concelho e da região no domínio de desenvolvimento de produtos, modelos de negócios, sistemas, serviços e soluções inovadoras da base polimérica de abrangência multisectorial.
Partindo da premissa de posicionar Vila Nova de Cerveira como líder em práticas empresariais sustentáveis e inovadoras, destacando-se no cenário nacional e internacional, a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira tem encetado diversas diligências para alavancar a concretização do Centro de Inovação de Cerveira, a ser instalado no edifício contíguo ao Centro de Saúde (antiga Galaecia).
As buscas pelos três pescadores de nacionalidade indonésia desaparecidos no mar, após o naufrágio de uma embarcação de pesca local ao largo de Caminha, foram suspensas ao final da tarde deste domingo e serão retomadas na manhã de segunda-feira, informou a Autoridade Marítima Nacional (AMN).
A 13.ª jornada da 1.ª Divisão Distrital da Associação de Futebol de Viana do Castelo veio relançar a luta pelo primeiro lugar. O SC Valenciano, apesar de manter a liderança da classificação, viu a margem reduzir-se para o mínimo após a derrota em casa frente ao UD Lanheses, por 3-1.
A 13.ª jornada da 2.ª Divisão Distrital da Associação de Futebol de Viana do Castelo, disputada este domingo, ficou marcada por goleadas expressivas e pela consolidação da luta pelos primeiros lugares da tabela.
O SC Vianense não foi além de um empate a uma bola frente ao Desportivo de Monção, em jogo realizado este domingo no Estádio Dr. José de Matos, em Viana do Castelo, a contar para a 12.ª jornada da Série A do Campeonato de Portugal.
Na passada sexta-feira, dia 12 de dezembro de 2025, a União de Freguesias de S. Salvador, Vila Fonche e Parada, em Arcos de Valdevez, celebrou a inauguração da iluminação de Natal no Penedo do Castelo, num evento que marcou o início da época festiva na região.
O antigo presidente da Câmara de Viana do Castelo, Defensor Moura, vai lançar o seu mais recente livro, “Caramuru – Diogo Álvares, de Viana!”, numa sessão marcada para quarta-feira, 17 de dezembro, às 17h30, na Biblioteca Municipal.
Viana do Castelo voltou a projetar a sua tradição além-fronteiras com a estreia do vídeo-intro de “Lusa: Ato II”, o novo capítulo do projeto musical de Bárbara Bandeira, divulgado esta semana no YouTube. A produção colocou vários grupos folclóricos do concelho em evidência, reforçando o papel do património cultural vianense no panorama artístico nacional.