Aprofundando a colaboração formalizada entre o Centro de Inovação de Cerveira – CIC e o Pólo de Inovação em Engenharia de Polímeros (PIEP), cinco empresas sedeadas na Zona Industrial de Vila Nova de Cerveira e uma do concelho vizinho de Valença visitaram as instalações do PIEP em Guimarães, por forma a conhecer os diferenciados laboratórios, mas também contactar in loco com a atividade profícua existente e abordar a concretização de sinergias futuras.
Considerado uma referência na área e reconhecido pelo Governo como Centro de Tecnologia e Inovação, o PIEP – constituído em estreita colaboração com o Departamento de Engenharia de Polímeros da Universidade do Minho e com o IAPMEI -, é o primeiro parceiro do Centro de Inovação de Cerveira, apoiando as necessidades de Inovação e Desenvolvimento de empresas de diversos setores, chegando também à sociedade, através da formação e criação de ferramentas e tecnologias, como uma cápsula espacial, uma mala inteligente, soluções para a alta velocidade e inovações com materiais sustentáveis.
Este encontro empresarial, revestido de um importante cariz de proximidade entre as empresas participantes e o PIEP, foi acompanhado de perto pelo Chefe de Gabinete da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, Fernando Cabodeira, e pela técnica responsável pelo CIC, Elisabete Montenegro, por forma a criar um ambiente propício para a troca de conhecimentos e potenciais parcerias, tomando conhecimento dos projetos atualmente em desenvolvimento no PIEP, bem como a oportunidade para visitar os diversos laboratórios e interagir com as equipas que oferecem suporte em investigação e desenvolvimento (I&D).
De sublinhar que o protocolo de colaboração formalizado, em abril, entre a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, através do Centro de Inovação de Cerveira, e o PIEP visa alinhar a oferta com as necessidades dos diferentes atores, promovendo a inovação cooperativa e interdisciplinar, bem como contribuir para o reforço da competitividade das empresas e, consequentemente, para o desenvolvimento socioecónomico do concelho e da região no domínio de desenvolvimento de produtos, modelos de negócios, sistemas, serviços e soluções inovadoras da base polimérica de abrangência multisectorial.
Partindo da premissa de posicionar Vila Nova de Cerveira como líder em práticas empresariais sustentáveis e inovadoras, destacando-se no cenário nacional e internacional, a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira tem encetado diversas diligências para alavancar a concretização do Centro de Inovação de Cerveira, a ser instalado no edifício contíguo ao Centro de Saúde (antiga Galaecia).
O espírito natalício chegou de forma inesperada ao Jardim D. Fernando, em Viana do Castelo, onde um presépio instalado num local pouco habitual tem despertado a curiosidade e o encanto de quem por ali passa.
O Município de Viana do Castelo reforçou o apoio a cidadãos em situação de carência económica através do Programa abem: Rede Solidária do Medicamento, que permite o acesso a medicamentos comparticipados essenciais ao tratamento de doenças crónicas.
A Igreja da Misericórdia de Cardielos, em Viana do Castelo, recebe este sábado, dia 13 de dezembro, às 11h30, um concerto de Natal imperdível com a Banda de Gaitas de S. Tiago de Cardielos.
O Município de Vila Nova de Cerveira quer ver a antiga área mineira de Covas integrada no Roteiro das Minas e Pontos de Interesse Mineiro e Geológico de Portugal. A intenção foi assumida pelo presidente da Câmara, Rui Teixeira, durante uma visita técnica à empreitada de recuperação ambiental que decorre no local desde agosto.
A Biblioteca Municipal de Viana do Castelo volta a abrir as portas aos mais novos com a iniciativa “Sábados com Histórias”, que acontece todos os sábados de dezembro, às 10h30 e às 15h00.
Uma intervenção programada na infraestrutura da Águas do Norte vai provocar perturbações no abastecimento de água na freguesia da Meadela, em Viana do Castelo, na próxima segunda-feira, 15 de dezembro de 2025.
A aldeia de Freixieiro de Soutelo, no concelho de Viana do Castelo, acolhe esta época natalícia uma iniciativa singular: uma escultura do Menino Jesus feita em chocolate. Esta peça única resulta da colaboração entre o estucador local Tomé Lourenço Alves e o mestre chocolateiro António Gonçalves Pereira, antigo chef da histórica Confeitaria Império, no Porto.