Aprofundando a colaboração formalizada entre o Centro de Inovação de Cerveira – CIC e o Pólo de Inovação em Engenharia de Polímeros (PIEP), cinco empresas sedeadas na Zona Industrial de Vila Nova de Cerveira e uma do concelho vizinho de Valença visitaram as instalações do PIEP em Guimarães, por forma a conhecer os diferenciados laboratórios, mas também contactar in loco com a atividade profícua existente e abordar a concretização de sinergias futuras.
Considerado uma referência na área e reconhecido pelo Governo como Centro de Tecnologia e Inovação, o PIEP – constituído em estreita colaboração com o Departamento de Engenharia de Polímeros da Universidade do Minho e com o IAPMEI -, é o primeiro parceiro do Centro de Inovação de Cerveira, apoiando as necessidades de Inovação e Desenvolvimento de empresas de diversos setores, chegando também à sociedade, através da formação e criação de ferramentas e tecnologias, como uma cápsula espacial, uma mala inteligente, soluções para a alta velocidade e inovações com materiais sustentáveis.
Este encontro empresarial, revestido de um importante cariz de proximidade entre as empresas participantes e o PIEP, foi acompanhado de perto pelo Chefe de Gabinete da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, Fernando Cabodeira, e pela técnica responsável pelo CIC, Elisabete Montenegro, por forma a criar um ambiente propício para a troca de conhecimentos e potenciais parcerias, tomando conhecimento dos projetos atualmente em desenvolvimento no PIEP, bem como a oportunidade para visitar os diversos laboratórios e interagir com as equipas que oferecem suporte em investigação e desenvolvimento (I&D).
De sublinhar que o protocolo de colaboração formalizado, em abril, entre a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, através do Centro de Inovação de Cerveira, e o PIEP visa alinhar a oferta com as necessidades dos diferentes atores, promovendo a inovação cooperativa e interdisciplinar, bem como contribuir para o reforço da competitividade das empresas e, consequentemente, para o desenvolvimento socioecónomico do concelho e da região no domínio de desenvolvimento de produtos, modelos de negócios, sistemas, serviços e soluções inovadoras da base polimérica de abrangência multisectorial.
Partindo da premissa de posicionar Vila Nova de Cerveira como líder em práticas empresariais sustentáveis e inovadoras, destacando-se no cenário nacional e internacional, a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira tem encetado diversas diligências para alavancar a concretização do Centro de Inovação de Cerveira, a ser instalado no edifício contíguo ao Centro de Saúde (antiga Galaecia).
A Câmara Municipal de Viana do Castelo, através da sua Companhia de Bombeiros Sapadores, vai reforçar a resposta de proteção e socorro na zona Centro do país, na sequência da situação excecional que tem vindo a afetar aquela região.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou a abertura de concurso público para a requalificação de três piscinas municipais do concelho, num investimento global superior a 1,58 milhões de euros, com o objetivo de melhorar as condições de utilização, eficiência energética e conforto dos utentes.
Arcos de Valdevez prepara-se para viver quatro dias de pura folia com o regresso do Maior Carnaval do Norte de Portugal, entre 13 e 17 de fevereiro de 2026. O evento promete animação para todas as idades, com desfiles, bailes e concursos de máscaras que já se tornaram tradição na região.
Ponte de Lima vai acolher, nos dias 6 e 7 de fevereiro de 2026, o I Congresso Internacional sobre o Brinquedo, no Auditório dos Paços do Concelho. O evento insere-se nas comemorações dos 900 anos do concelho e promete reunir investigadores, colecionadores e especialistas nacionais e internacionais.
A PLATEA – Plataforma do Teatro Amador do Alto Minho inicia, no próximo dia 31 de janeiro, o seu Ciclo Teatral 2026, com um espetáculo no Auditório Gabriel Gonçalves, em Lanheses.
A Comissão Municipal de Trânsito reuniu-se no Centro Municipal da Proteção Civil, com o objetivo de promover a articulação e cooperação entre diversas entidades na resolução das questões relacionadas com o trânsito no concelho.
A Câmara Municipal de Caminha, em parceria com as Juntas de Freguesia do concelho, lançou a campanha solidária Operação Nariz Vermelho, com o objetivo de mobilizar a comunidade em torno de gestos de solidariedade.