Helena Painhas, CEO da empresa vianense PAINHAS,S.A., integra o Programa Mulheres na Energia da Associação Portuguesa da Energia, uma iniciativa que pretende promover e estimular a a equidade de género e a liderança num sector em grande transformação.
A ação, proposta pelos membros femininos do programa Future Energy Leaders Portugal, e que vão constituir a Equipa de Implementação, Apresenta um conselho consultivo de nomes de excelência, no setor:
Helena Painhas, Isabel dos Santos, Joana Freitas, Júlia Seixas, Maria José Clara, Maria Jose Espírito Santo, Maria da Graça Carvalho, Paula Abreu Marques, Ruth Breitenfeld, Sílvia Barata, Teresa Abecasis, Teresa Ponce Leão e Vera Pinto Pereira.

O Plano de Actividades para 2023 refere o lançamento das inscrições no programa para os Associados da APE nos próximos dias, estando previsto um evento alargado para o dia 3 de março.
O programa Mulheres na Energia da APE pretende agregar as mulheres do sector da energia em Portugal, promovendo a sua participação no debate da energia, estimulando a equidade de género e a liderança num sector em grande transformação,
Esta iniciativa, proposta pelos membros femininos do programa Future Energy Leaders Portugal, que vão constituir a Equipa de Implementação, tem por base os valores de inclusão, interacção e compromisso, visando também envolver as gerações mais jovens, através do diálogo intergeracional e de programas estruturados de mentoring.
Para apoiar o desenvolvimento do programa foi constituído o Conselho Consultivo, integrando mulheres com percurso de excelência no sector: Helena Painhas, Isabel dos Santos, Joana Freitas, Júlia Seixas, Maria José Clara, Maria Jose Espírito Santo, Maria da Graça Carvalho, Paula Abreu Marques, Ruth Breitenfeld, Sílvia Barata, Teresa Abecasis, Teresa Ponce Leão e Vera Pinto Pereira.
O Plano de Actividades para 2023 refere o lançamento das inscrições no programa para os Associados da APE nos próximos dias, estando previsto um evento alargado para o dia 3 de março.
João Torres, Presidente da APE considera que «Enquanto associação de referência, a APE lança esta iniciativa com a convicção de que o sector energético será mais capaz de enfrentar desafios com maior participação feminina. Estamos bem acompanhados e, também por isso, motivados para fazer acontecer a mudança»
Para Ana Luís de Sousa, Secretária-Geral dos FELPT e uma das impulsionadoras da iniciativa, «As profissionais que integram o Conselho Consultivo do programa, com a sua experiência, sustentada pela carreira de sucesso que têm vindo a trilhar, dão voz a diferentes áreas do sector da energia e contribuirão, com o seu conhecimento, para estimular esta iniciativa que queremos levar a todas as mulheres do sector.»
Siga o programa:
Linkedin: https://www.linkedin.com/company/mulheres-na-energia/
Twitter: https://twitter.com/mulheresenergia
Email: mulheres.energia@apenergia.pt
O ciclista vianense Iúri Leitão voltou a destacar-se no panorama internacional ao conquistar a vitória na prova de Madison dos 6 Dias de Roterdão, uma das competições mais emblemáticas e exigentes do ciclismo de pista. O atleta de Santa Marta de Portuzelo, Viana do Castelo, fez dupla com o neerlandês Yoeri Havik, atleta da casa, numa parceria que se revelou dominante ao longo de toda a prova.
A Câmara Municipal de Valença vai realizar no próximo sábado, 13 de dezembro, a partir das 9h30, o retiro micológico “Entre Fungos e Monges”, na Quinta do Mosteiro de Sanfins.
A Câmara de Ponte de Lima abriu concurso público, no valor de 820 mil euros mais IVA, para transformar um edifício no centro da vila em oito apartamentos de habitação colaborativa. O projeto, financiado pelo PRR, terá um prazo de execução de 180 dias.
O Politécnico de Viana do Castelo marcou presença esta semana em Veneza, Itália, no primeiro workshop europeu dedicado à criação de orientações para novos graus conjuntos transnacionais. O encontro reuniu mais de 500 participantes, entre presenciais e online, e deu início a um ciclo de trabalho que se prolongará até 2028, envolvendo 73 alianças universitárias em toda a Europa.
A Câmara de Viana do Castelo lançou um concurso público de 324.740 euros para serviços de arqueologia durante a construção do novo mercado municipal e a requalificação da sua envolvente. O prazo de execução do contrato é de 150 dias, e a entrega de propostas termina a 2 de janeiro de 2016.
Trabalhadores de Viana do Castelo, de 15 distritos, Açores e Madeira vão participar na greve geral marcada para quinta-feira, 11 de dezembro, convocada pela CGTP e UGT contra a reforma da legislação laboral proposta pelo Governo.
O SC Vianense deslocou-se este domingo a Mirandela, ao Estádio São Sebastião, e venceu a equipa local por 3-1, em jogo da 11.ª jornada do Campeonato de Portugal, série A.