Helena Painhas, CEO da empresa vianense PAINHAS,S.A., integra o Programa Mulheres na Energia da Associação Portuguesa da Energia, uma iniciativa que pretende promover e estimular a a equidade de género e a liderança num sector em grande transformação.
A ação, proposta pelos membros femininos do programa Future Energy Leaders Portugal, e que vão constituir a Equipa de Implementação, Apresenta um conselho consultivo de nomes de excelência, no setor:
Helena Painhas, Isabel dos Santos, Joana Freitas, Júlia Seixas, Maria José Clara, Maria Jose Espírito Santo, Maria da Graça Carvalho, Paula Abreu Marques, Ruth Breitenfeld, Sílvia Barata, Teresa Abecasis, Teresa Ponce Leão e Vera Pinto Pereira.

O Plano de Actividades para 2023 refere o lançamento das inscrições no programa para os Associados da APE nos próximos dias, estando previsto um evento alargado para o dia 3 de março.
O programa Mulheres na Energia da APE pretende agregar as mulheres do sector da energia em Portugal, promovendo a sua participação no debate da energia, estimulando a equidade de género e a liderança num sector em grande transformação,
Esta iniciativa, proposta pelos membros femininos do programa Future Energy Leaders Portugal, que vão constituir a Equipa de Implementação, tem por base os valores de inclusão, interacção e compromisso, visando também envolver as gerações mais jovens, através do diálogo intergeracional e de programas estruturados de mentoring.
Para apoiar o desenvolvimento do programa foi constituído o Conselho Consultivo, integrando mulheres com percurso de excelência no sector: Helena Painhas, Isabel dos Santos, Joana Freitas, Júlia Seixas, Maria José Clara, Maria Jose Espírito Santo, Maria da Graça Carvalho, Paula Abreu Marques, Ruth Breitenfeld, Sílvia Barata, Teresa Abecasis, Teresa Ponce Leão e Vera Pinto Pereira.
O Plano de Actividades para 2023 refere o lançamento das inscrições no programa para os Associados da APE nos próximos dias, estando previsto um evento alargado para o dia 3 de março.
João Torres, Presidente da APE considera que «Enquanto associação de referência, a APE lança esta iniciativa com a convicção de que o sector energético será mais capaz de enfrentar desafios com maior participação feminina. Estamos bem acompanhados e, também por isso, motivados para fazer acontecer a mudança»
Para Ana Luís de Sousa, Secretária-Geral dos FELPT e uma das impulsionadoras da iniciativa, «As profissionais que integram o Conselho Consultivo do programa, com a sua experiência, sustentada pela carreira de sucesso que têm vindo a trilhar, dão voz a diferentes áreas do sector da energia e contribuirão, com o seu conhecimento, para estimular esta iniciativa que queremos levar a todas as mulheres do sector.»
Siga o programa:
Linkedin: https://www.linkedin.com/company/mulheres-na-energia/
Twitter: https://twitter.com/mulheresenergia
Email: mulheres.energia@apenergia.pt
A presidente da Câmara Municipal de Caminha, Liliana Silva, reagiu com duras críticas às recentes declarações de deputados do Partido Socialista sobre o risco de queda de árvores na freguesia de Lanhelas, no concelho de Caminha.
A Seleção Nacional de Portugal vai encontrar as seleções de Dinamarca, Noruega e País de Gales na Fase de Grupos da Liga das Nações 2026/27.
A companhia aérea portuguesa TAP vai reforçar a operação aérea entre Lisboa e Porto, disponibilizando até mais sete voos semanais e aumentando a capacidade em alguns horários, numa medida destinada a mitigar os impactos provocados pelo corte da Autoestrada 1 (A1).
A Juventude Viana desloca-se esta sexta-feira, 13 de fevereiro, à Ilha do Pico, nos Açores, para defrontar o Candelária, em partida referente aos oitavos-de-final da Taça de Portugal de hóquei em patins. O encontro está agendado para as 21h30 locais (22h30 no continente) e será disputado a uma só mão.
Arcos de Valdevez acolheu a Reunião Ordinária do Conselho Intermunicipal da CIM Alto Minho, realizada nas instalações da Câmara Municipal. O encontro reuniu autarcas e representantes dos municípios da região para debater planeamento e gestão estratégica do desenvolvimento económico, social e ambiental.
Os feirantes da Feira Semanal de Vila Nova de Cerveira vão continuar a pagar menos em 2026. A Câmara Municipal decidiu manter a cobrança correspondente a 48 feiras anuais, em vez das habituais 52, medida que tem vindo a ser aplicada nos últimos anos.
Decorreu esta terça-feira, dia 11 de fevereiro, a cerimónia de tomada de posse de Ricardo Alberto de Sá Castro Afonso, como diretor do Agrupamento de Escolas de Monserrate.