Helena Painhas, CEO da empresa vianense PAINHAS,S.A., integra o Programa Mulheres na Energia da Associação Portuguesa da Energia, uma iniciativa que pretende promover e estimular a a equidade de género e a liderança num sector em grande transformação.
A ação, proposta pelos membros femininos do programa Future Energy Leaders Portugal, e que vão constituir a Equipa de Implementação, Apresenta um conselho consultivo de nomes de excelência, no setor:
Helena Painhas, Isabel dos Santos, Joana Freitas, Júlia Seixas, Maria José Clara, Maria Jose Espírito Santo, Maria da Graça Carvalho, Paula Abreu Marques, Ruth Breitenfeld, Sílvia Barata, Teresa Abecasis, Teresa Ponce Leão e Vera Pinto Pereira.

O Plano de Actividades para 2023 refere o lançamento das inscrições no programa para os Associados da APE nos próximos dias, estando previsto um evento alargado para o dia 3 de março.
O programa Mulheres na Energia da APE pretende agregar as mulheres do sector da energia em Portugal, promovendo a sua participação no debate da energia, estimulando a equidade de género e a liderança num sector em grande transformação,
Esta iniciativa, proposta pelos membros femininos do programa Future Energy Leaders Portugal, que vão constituir a Equipa de Implementação, tem por base os valores de inclusão, interacção e compromisso, visando também envolver as gerações mais jovens, através do diálogo intergeracional e de programas estruturados de mentoring.
Para apoiar o desenvolvimento do programa foi constituído o Conselho Consultivo, integrando mulheres com percurso de excelência no sector: Helena Painhas, Isabel dos Santos, Joana Freitas, Júlia Seixas, Maria José Clara, Maria Jose Espírito Santo, Maria da Graça Carvalho, Paula Abreu Marques, Ruth Breitenfeld, Sílvia Barata, Teresa Abecasis, Teresa Ponce Leão e Vera Pinto Pereira.
O Plano de Actividades para 2023 refere o lançamento das inscrições no programa para os Associados da APE nos próximos dias, estando previsto um evento alargado para o dia 3 de março.
João Torres, Presidente da APE considera que «Enquanto associação de referência, a APE lança esta iniciativa com a convicção de que o sector energético será mais capaz de enfrentar desafios com maior participação feminina. Estamos bem acompanhados e, também por isso, motivados para fazer acontecer a mudança»
Para Ana Luís de Sousa, Secretária-Geral dos FELPT e uma das impulsionadoras da iniciativa, «As profissionais que integram o Conselho Consultivo do programa, com a sua experiência, sustentada pela carreira de sucesso que têm vindo a trilhar, dão voz a diferentes áreas do sector da energia e contribuirão, com o seu conhecimento, para estimular esta iniciativa que queremos levar a todas as mulheres do sector.»
Siga o programa:
Linkedin: https://www.linkedin.com/company/mulheres-na-energia/
Twitter: https://twitter.com/mulheresenergia
Email: mulheres.energia@apenergia.pt
É já esta sexta-feira que o Club Lote 5 recebe o Lote of Christmas, um evento produzido em parceria com a Anémona Sonora.
O Município de Monção volta a promover a iniciativa “Férias Fora de Portas”, destinada a crianças da Educação Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico residentes no concelho. O programa de ocupação de tempos livres decorre durante as férias de Natal, oferecendo atividades lúdicas e educativas.
O docente da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Viana do Castelo, Acácio Viegas, venceu o Primeiro Prémio da XV Bienal de Pintura do Eixo Atlântico com a obra “Sobre a liberdade de Ser”.
O Cineteatro João Verde, em Monção, recebe no próximo dia 5 de dezembro o espetáculo “Fados e Baladas de Coimbra – Dario Ribeiro”, um concerto que promete celebrar a música portuguesa através da força e da sensibilidade do fado coimbrão.
A partir de quinta-feira, 4 de dezembro, o Departamento Diocesano da Pastoral do Ensino Superior de Viana do Castelo inaugura um “Gabinete de Escuta” na Escola Superior de Saúde (ESS) do IPVC, em Viana do Castelo.
O Município de Ponte de Lima abriu as inscrições para a 16.ª edição do Curso Básico de Internet para Adultos, uma iniciativa integrada no Serviço de Infoliteracia que visa promover a literacia digital junto da população adulta do concelho. O programa é gratuito e dirigido a todos os munícipes interessados em adquirir ou reforçar competências essenciais no uso da internet e das novas tecnologias.
Viana do Castelo será o centro das atenções do poder local nos dias 13 e 14 de dezembro, ao receber o congresso eletivo da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), onde será escolhida a nova liderança da organização. É neste cenário que o presidente da Câmara de Pombal, Pedro Pimpão, avança como candidato à presidência da associação.