Logo
Regional

Empresa Galvanização do Minho investe 2 milhões de euros em Viana do Castelo

31 Janeiro, 2023 | 16:47
Partilhar
Eduarda Alves
2 min. leitura

A Gamil - Galvanização Do Minho, Lda., situada na segunda fase da Zona Industrial de Neiva, adquiriu dois terrenos situados junto às atuais instalações para promover um investimento de 2 milhões de euros que vai permitir à empresa ampliar a sua capacidade de produção e criar um centro de desenvolvimento de projeto.

A assinatura da escritura vai permitir a ampliação da empresa que trabalha no sector do tratamento e revestimento de metais e que completa, este ano, 25 anos de existência, contando atualmente com 25 trabalhadores, prevendo, com este novo investimento, duplicar o número de colaboradores.

A Gamil faz parte de um grupo de quatro empresas situadas na Galiza, Toledo, Valença e Viana do Castelo que emprega um total de 450 colaboradores e tem atualmente 100 milhões de euros de faturação, exportando para 50 países. O reforço será sobretudo feito na área técnica, de engenharia e planeamento, criando um Centro de Desenvolvimento de Projeto destas áreas a partir de Viana do Castelo para servir o grupo, em parte graças à proximidade do Porto de Mar vianense.

A galvanizadora dedica-se à reparação, revestimento e demais tratamentos superficiais de estruturas metálicas, designadamente pelo processo da galvanização por imersão a quente. Opera ainda na fabricação, montagem e comercialização de todo o tipo de produtos e construções metálicas, nomeadamente tubos e perfis em aço e outros materiais, estruturas de sinalização não elétrica e dispositivos de proteção e segurança.

Este investimento é apoiado pelo Município no âmbito do Regime de Incentivos para 2023, que prevê a continuidade das reduções e isenções de taxas diversas para investidores de empreendimentos turísticos e acolhimento empresarial, atividades económicas relacionadas com as fileiras da agricultura, floresta e produtos de base regional e do mar, setor tecnológico, serviços partilhados e indústrias/atividades criativas, equipamentos de utilização coletiva, abrangendo ainda a regeneração urbana e operações urbanísticas.

O regime inclui ainda dispensa de caução ou seguro caução na liquidação de taxas, possibilitando ainda o pagamento em prestações das taxas de ocupação dos lotes do Parque Empresarial da Praia Norte, entre outras medidas. Este Regime de Incentivos visa apoiar as famílias, a economia e aumentar o emprego, aprofundando um conjunto de instrumentos de apoio e atração tendentes à requalificação, dinamização e robustecimento de todo o tecido económico e social do concelho.

No que toca a acolhimento empresarial (novas empresas e empresas existentes no concelho), implica a isenção total de taxas de licenciamento em todas as operações urbanísticas, bonificação do preço de cedência de terrenos, realização de obras de infraestruturas e ainda apoio e acompanhamento dos projetos de investimento, nomeadamente na agilização dos processos de licenciamento.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 28 Janeiro, 2026

Três jovens intercetados com droga em Ponte de Lima

No âmbito do combate ao tráfico de estupefacientes, a PSP intercetou, no dia 25 de janeiro, três jovens com idades entre os 15 e os 22 anos, em Ponte de Lima.

Nacional 28 Janeiro, 2026

Viana do Castelo sob aviso vermelho devido à forte agitação marítima

O concelho de Viana do Castelo encontra-se hoje, 28 de janeiro de 2026, sob Aviso Vermelho devido à forte agitação marítima, de acordo com informação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Nacional 27 Janeiro, 2026

Mau tempo causa mais de 1.500 ocorrências em Portugal continental

Portugal continental registou, até às 22h00 desta terça-feira, 1.586 ocorrências associadas ao mau tempo, sobretudo inundações, quedas de árvores e estruturas e deslizamentos de terras, de acordo com dados da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).

Regional 27 Janeiro, 2026

Viana Ciclável nasce em Viana do Castelo para promover a mobilidade em bicicleta

Viana do Castelo ganhou uma nova associação dedicada à mobilidade ativa e sustentável. A Viana Ciclável – Associação pela Mobilidade Ativa e Sustentável foi formalmente constituída no dia 8 de janeiro, com mais de 50 associados fundadores.

Regional 27 Janeiro, 2026

Homem detido por condução sob o efeito do álcool em Viana do Castelo

Um homem de 44 anos foi detido na madrugada de 24 de janeiro, em Viana do Castelo, por condução de veículo automóvel sob o efeito do álcool, informou o Comando Distrital da PSP.

Regional 27 Janeiro, 2026

Monção abre candidaturas para venda de lotes na Zona Empresarial de Messegães

A Câmara Municipal de Monção aprovou a abertura de candidaturas para a venda de nove lotes na Zona Empresarial de Messegães (ZEM). O processo tem início amanhã, 28 de janeiro, prolongando-se até 27 de fevereiro, conforme edital publicado no portal do município e afixado nos locais habituais.

Regional 27 Janeiro, 2026

Vila Praia de Âncora volta a ter posto dos CTT no centro de transportes

A freguesia de Vila Praia de Âncora, no concelho de Caminha, passa a dispor novamente de um posto dos CTT a partir da próxima segunda-feira, instalado no Centro Coordenador de Transportes, colmatando uma lacuna existente desde o passado dia 16 de janeiro.