Logo
Regional

Empresa de Viana do Castelo distinguida com o maior prémio europeu de restauro

15 Junho, 2023 | 14:01
Partilhar
Eduarda Alves
1 min. leitura

A empresa de Viana do Castelo, Samthiago - Atelier de conservação e restauro, foi distinguida pela Comissão Europeia e pela Europa Nostra, nos prémios “European Heritage Awards/Europa Nostra”, na categoria de “Conservação e Reutilização Adaptável”, pelo restauro do teto da Sé do Funchal, na Madeira.

O trabalho de restauro do teto da Sé do Funchal, em estilo mudéjar,  com cerca de 1500 metros quadrados e sem qualquer tipo de intervenção de requalificação anterior, galardoou com prémio internacional a empresa Samthiago.

O projeto de requalificação, iniciado em 2019, em tempo de pandemia de COVID-19, durou cerca de 20 meses para estar concluído e contou com o acompanhamento de várias entidades regionais e internacionais, de forma a garantir os melhores materiais na sua recuperação, e foi realizado por mais de 30 especialistas de nacionalidade portuguesa, espanhola e italiana.

Contactado pela Viana TV, Carlos Costa, sócio gerente da empresa, disse que o maior desafio na realização deste trabalho foi “a conjugação do trabalho com a cerimónias religiosas que continuaram a decorrer (…) a Sé nunca fechou.”

“É ótimo ver o nosso trabalho reconhecido com o prémio mais importante a nível europeu” disse Costa, acrescentado que o próximo objetivo é “fazer trabalhos de restauro no Vaticano”.

O trabalho,  já tinha sido distinguido com os Prémio Gulbenkian Património e Prémio APOM, em 2022, pelo júri, constituído por António Lamas, Raquel Henriques da Silva, Gonçalo Byrne, Luís Ribeiro, Santiago Macias e Rui Vieira Nery, que decidiu, por unanimidade, distinguir o projeto de Conservação e Restauro dos Tetos Mudéjares da Sé do Funchal.

De acordo com o site oficial da Fundação Calouste Gulbenkian, os jurados distinguiram a “exemplaridade da intervenção” e a sua “relevância patrimonial, artística e social”.

A cerimónia europeia de entrega dos prémios vai ser em setembro no Palazzo del Cinema, em Veneza, Itália.

 

 

 

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 2 Março, 2024

Eleições: Viana TV transmite último debate com candidatos pelo circulo eleitoral de Viana do Castelo

Os cabeça de lista dos partidos com representação parlamentar, candidatos às Eleições Legislativas do próximo dia 10 de março, pelo circulo eleitoral de Viana do Castelo, fazem esta segunda-feira um último debate.

Nacional 3 Março, 2024

Proteção Civil registou, este sábado, 183 ocorrências devido ao mau tempo

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) contabilizou, este sábado, 183 ocorrências, sobretudo quedas de árvores e de estruturas, sem registo de feridos, por causa do mau tempo no país, disse à Lusa fonte da ANEPC.

Desporto 3 Março, 2024

Juventude Viana derrotou Académica de Espinho e segura segundo lugar do campeonato

A Juventude Viana recebeu, este sábado, no Pavilhão José Natário, a Associação Académica de Espinho, em jogo referente à 17ª jornada do campeonato nacional de 2ª divisão de hóquei em patins. A equipa minhota venceu a partida por números esclarecedores (4-0). .

Desporto 2 Março, 2024

Voleibol Clube de Viana perdeu em casa com o Vitória SC

Em jogo da 11ª jornada da fase final do campeonato nacional da 1ª divisão de Voleibol, realizado, este sábado à tarde, a equipa sénior masculina do Voleibol Clube Viana perdeu (2-3) no Pavilhão de Santa Maria Maior com o Vitória SC, com parciais de 25-22, 25-18, 17-25, 22-25 e 13-15.

Regional 2 Março, 2024

Viana do Castelo sob aviso laranja devido à previsão de agitação marítima

Sete distritos do continente, incluindo Viana do Castelo, vão estar este sábado sob aviso laranja devido à previsão de agitação marítima, prevendo-se ondas de noroeste com 5 a 6 metros, segundo o IPMA.

Regional 2 Março, 2024

“Concertos nas Freguesias” voltam à Igreja de Santa Maria da Silva Valença

O ciclo 'Concertos nas Freguesias' regressa a Valença, este sábado, 2 de março, mais precisamente à Igreja Paroquial de Santa Maria da Silva, às 21h30, com um espetáculo de Manuel Araújo ao piano, acompanhado, como sempre, pelo Maestro Victorino d'Almeida e Miguel Leite.

Desporto 2 Março, 2024

Canal 11 transmite jogo do Santa Luzia em Fafe

A Liga Feminina Placard regressa este sábado, com seis jogos imperdíveis agendados para o final da tarde, e a contarem para a jornada 20.