A empresa portuguesa Atelier SAMTHIAGO vai integrar o projeto "Memorias y Patrimónios" para recuperar o património histórico de Valência, em Espanha, destruído pelas chuvas torrenciais e inundações em outubro de 2024.
Em comunicado, a empresa de Viana do Castelo, especializada em recuperação de património, explicou que integra este projeto enquanto parceiro nas intervenções de conservação e restauro, mas também como entidade cofinanciadora.
O projeto tem um plano de execução previsto até março de 2026, referiu.
Segundo o Atelier SAMTHIAGO, o projeto “Memorias y Patrimonios” irá contribuir para a recuperação de bens pessoais de valor histórico, artístico, documental e social.
Este evento climatérico extremo, que fez mais de 220 mortos, também causou danos significativos no património cultural, apontou.
“Alguns bens foram completamente perdidos e alguns monumentos e objetos históricos carecem de recuperação urgente, pois a degradação mantém-se e avança ativamente”, explicou.
Este projeto, financiado pelo Ministério da Cultura e do Desporto de Espanha e desenvolvido pela Associação de Conservadores Restauradores de Espanha (ACRE), conta com a colaboração de uma série de parceiros, através da assessoria e intervenção de profissionais de conservação e restauro, fomentando ainda o voluntariado da comunidade de especialistas e a ação social.
“O financiamento disponível e a colaboração em rede de empresas especializadas para intervir neste património possibilitam as intervenções sem qualquer tipo de custos para os cidadãos e para os municípios afetados: Paiporta, Torrent, Aldaia, Alaquàs e Picanya”, ressalvou.
A empresa Atelier SAMTHIAGO esteve envolvida na recuperação da Catedral de Santiago de Compostela, em Espanha, em 2021.
A 29 de outubro de 2024, várias regiões de Espanha, entre as quais a Comunidade Valenciana, estiveram sob a influência de uma “depressão isolada em níveis altos”, um fenómeno meteorológico conhecido como DANA (DINA em português), que provocou chuvas torrenciais, inundações e avultados prejuízos.
Além das vítimas mortais, que foram mais de 224, o temporal causou danos em habitações, infraestruturas de abastecimento, comunicações e transportes.
A Operação de Natal da PSP e da GNR registou 15 vítimas mortais e 1.444 feridos, dos quais 89 em estado grave, na sequência de 4.847 acidentes de viação ocorridos entre 18 e 26 de dezembro, segundo dados divulgados pelas autoridades.
O Centro Social de Santa Marta viveu, ao longo da última semana, momentos de grande significado humano e comunitário, num ambiente pautado pelo verdadeiro espírito natalício, pela solidariedade e pela emoção.
Vila Nova de Cerveira prepara-se para prestar homenagem ao jovem futebolista Duarte Cunha, natural do concelho, recentemente consagrado Campeão do Mundo Sub-17 pela Seleção Nacional. A iniciativa reconhece o percurso do atleta, a sua dedicação ao desporto e o mérito alcançado ao mais alto nível do futebol internacional.
Cerca de 3500 atletas encheram Viana do Castelo para a 12ª Edição da Corrida São Silvestre. O atleta Alex Figueiredo, do Sport Lisboa e Benfica, venceu a prova masculina (28.43), e Monica Silva do Clube Atlético de Macedo de Cavaleiros, ganhou a prova feminina (34:46).
É já este sábado, 27 de dezembro, que a comunidade courense se reúne para uma das iniciativas mais aguardadas das festividades natalícias: o tradicional Concerto de Natal, que este ano acontece na belíssima Igreja Ecce Homo, em Padornelo, Paredes de Coura, a partir das 21h00.
A passagem para o Ano Novo deverá ser marcada por tempo tendencialmente seco e temperaturas dentro do normal para a época, de acordo com as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O Centro Cultural de Viana do Castelo recebe, de 30 de janeiro a 1 de fevereiro, mais uma edição do Festival de Dança de Viana do Castelo, um evento que promete três dias intensos dedicados à arte do movimento, à formação e ao espetáculo.