O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, marcou presença na inauguração da ampliação da rede de saneamento de Vila Franca, uma empreitada de 277.942 euros que permitiu a extensão da rede em 1.002 metros lineares, criando 55 novos ramais de saneamento. A obra incluiu ainda a pavimentação das vias intervencionadas, nomeadamente no Caminho do Baixinho, Caminho do Pereiro e Rua de Francisco Matos.
Na cerimónia marcaram presença o presidente da Junta de Freguesia, o presidente da Assembleia de Freguesia, elementos da autarquia local e representantes de coletividades de Vila Franca.
Após descerramento da placa comemorativa, o presidente da Câmara indicou que “esta cooperação com as autarquias de freguesia integra a nossa política de coesão territorial”, afirmando que “quando as parcerias fluem, o ganho é para todos”.
Luís Nobre disse ainda que, no último ano e meio, a autarquia vianense “tem perto de 600 mil euros de investimento em Vila Franca, para equipamentos desportivos, sociais e obras”. Esta infraestrutura inaugurada “trouxe ampliação e melhoria da rede de saneamento e impactou também na melhoria da via municipal e da freguesia, o que convida os nossos concidadãos a viverem e interpretarem este espaço com outro cuidado”.
O autarca afirmou mesmo que, neste momento, a rede de abastecimento de água atinge os 98% no concelho, mas é ambição do executivo atingir os 100% até final do mandato. Já a rede de saneamento ronda atualmente os 80% e a autarquia está a trabalhar no seu incremento.
O presidente da Junta de Freguesia de Vila Franca, Filipe Pires, referiu que o término desta empreitada “é uma alegria porque estamos a fazer uma inauguração para benefício das pessoas e do local”. “Esta foi uma obra da Câmara Municipal, mas as nossas sugestões, contributos e ideias foram aceites e integradas no resultado final”, realçou.
A ampliação da rede de saneamento aconteceu no âmbito da empreitada “Ampliação de Redes de Abastecimento de Água e Águas Residuais Domésticas em Vila Franca, Deão, Barroselas, Carvoeiro, Perre e Freixieiro de Soutelo” – Lote 1, 2 e 3, obra de 1,584 milhões de euros, a cargo dos Serviços Municipalizados de Viana do Castelo (SMVC), financiada pelo PO-SEUR.
O Távora somou mais uma vitória expressiva na 2.ª divisão distrital da Associação de Futebol de Viana do Castelo, ao triunfar por 1-5 no reduto do Anais FC, este fim de semana, em jogo da 12.ª jornada. A equipa arcoense mantém-se firme no topo da tabela, agora com 30 pontos, reforçando o estatuto de líder isolado.
O ciclista vianense Iúri Leitão voltou a destacar-se no panorama internacional ao conquistar a vitória na prova de Madison dos 6 Dias de Roterdão, uma das competições mais emblemáticas e exigentes do ciclismo de pista. O atleta de Santa Marta de Portuzelo, Viana do Castelo, fez dupla com o neerlandês Yoeri Havik, atleta da casa, numa parceria que se revelou dominante ao longo de toda a prova.
A Câmara Municipal de Valença vai realizar no próximo sábado, 13 de dezembro, a partir das 9h30, o retiro micológico “Entre Fungos e Monges”, na Quinta do Mosteiro de Sanfins.
A Câmara de Ponte de Lima abriu concurso público, no valor de 820 mil euros mais IVA, para transformar um edifício no centro da vila em oito apartamentos de habitação colaborativa. O projeto, financiado pelo PRR, terá um prazo de execução de 180 dias.
O Politécnico de Viana do Castelo marcou presença esta semana em Veneza, Itália, no primeiro workshop europeu dedicado à criação de orientações para novos graus conjuntos transnacionais. O encontro reuniu mais de 500 participantes, entre presenciais e online, e deu início a um ciclo de trabalho que se prolongará até 2028, envolvendo 73 alianças universitárias em toda a Europa.
A Câmara de Viana do Castelo lançou um concurso público de 324.740 euros para serviços de arqueologia durante a construção do novo mercado municipal e a requalificação da sua envolvente. O prazo de execução do contrato é de 150 dias, e a entrega de propostas termina a 2 de janeiro de 2016.
Trabalhadores de Viana do Castelo, de 15 distritos, Açores e Madeira vão participar na greve geral marcada para quinta-feira, 11 de dezembro, convocada pela CGTP e UGT contra a reforma da legislação laboral proposta pelo Governo.