O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, marcou presença na inauguração da ampliação da rede de saneamento de Vila Franca, uma empreitada de 277.942 euros que permitiu a extensão da rede em 1.002 metros lineares, criando 55 novos ramais de saneamento. A obra incluiu ainda a pavimentação das vias intervencionadas, nomeadamente no Caminho do Baixinho, Caminho do Pereiro e Rua de Francisco Matos.
Na cerimónia marcaram presença o presidente da Junta de Freguesia, o presidente da Assembleia de Freguesia, elementos da autarquia local e representantes de coletividades de Vila Franca.
Após descerramento da placa comemorativa, o presidente da Câmara indicou que “esta cooperação com as autarquias de freguesia integra a nossa política de coesão territorial”, afirmando que “quando as parcerias fluem, o ganho é para todos”.
Luís Nobre disse ainda que, no último ano e meio, a autarquia vianense “tem perto de 600 mil euros de investimento em Vila Franca, para equipamentos desportivos, sociais e obras”. Esta infraestrutura inaugurada “trouxe ampliação e melhoria da rede de saneamento e impactou também na melhoria da via municipal e da freguesia, o que convida os nossos concidadãos a viverem e interpretarem este espaço com outro cuidado”.
O autarca afirmou mesmo que, neste momento, a rede de abastecimento de água atinge os 98% no concelho, mas é ambição do executivo atingir os 100% até final do mandato. Já a rede de saneamento ronda atualmente os 80% e a autarquia está a trabalhar no seu incremento.
O presidente da Junta de Freguesia de Vila Franca, Filipe Pires, referiu que o término desta empreitada “é uma alegria porque estamos a fazer uma inauguração para benefício das pessoas e do local”. “Esta foi uma obra da Câmara Municipal, mas as nossas sugestões, contributos e ideias foram aceites e integradas no resultado final”, realçou.
A ampliação da rede de saneamento aconteceu no âmbito da empreitada “Ampliação de Redes de Abastecimento de Água e Águas Residuais Domésticas em Vila Franca, Deão, Barroselas, Carvoeiro, Perre e Freixieiro de Soutelo” – Lote 1, 2 e 3, obra de 1,584 milhões de euros, a cargo dos Serviços Municipalizados de Viana do Castelo (SMVC), financiada pelo PO-SEUR.
O Sporting voltou a impor a sua força caseira na Liga dos Campeões ao vencer, esta quarta-feira, o Club Brugge por 3-0, em jogo da quinta jornada da fase de liga, realizado no Estádio José Alvalade. A formação leonina mantém assim o pleno de triunfos diante do seu público na presente edição da prova.
O futebol distrital vive hoje um dos episódios mais inesperados da época: o AC Caminha SDQ formalizou a desistência das competições da Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC), apesar do seu percurso extremamente positivo no Campeonato Distrital da 1.ª Divisão Sabseg e na Taça AFVC.
Viana do Castelo vai transformar-se, entre 5 de dezembro e 5 de janeiro, num grande palco festivo com a nova edição do “Viana Coração do Natal”.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo reduziu, nos últimos quatro anos, a dívida de médio e longo prazo em cinco milhões de euros, passando de 27 para 22 milhões, anunciou o presidente Luís Nobre durante a reunião do executivo realizada na terça-feira.
A Câmara Municipal de Valença lançou um novo concurso público para a reabilitação do bairro social de Friestas, prevendo um investimento mínimo de 1,2 milhões de euros. O anúncio foi publicado no Diário da República e fixa um prazo de execução de 365 dias.
Viana do Castelo vai ser, no último fim de semana de novembro, o palco de dois dos maiores eventos regionais dedicados às artes marciais e ao Judo. O Pavilhão Municipal José Natário acolhe, nos dias 29 e 30, iniciativas organizadas pelo Sport Clube Vianense em parceria com a Associação de Judo do Distrito de Viana do Castelo (AJDVC), que devem reunir cerca de 550 atletas.
A Escola Superior Agrária do Politécnico de Viana do Castelo (ESA-IPVC) assinalou 40 anos de atividade, destacando o impacto da instituição na formação de profissionais e no desenvolvimento regional, e apresentando os desafios e prioridades para a próxima década.