O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, marcou presença na inauguração da ampliação da rede de saneamento de Vila Franca, uma empreitada de 277.942 euros que permitiu a extensão da rede em 1.002 metros lineares, criando 55 novos ramais de saneamento. A obra incluiu ainda a pavimentação das vias intervencionadas, nomeadamente no Caminho do Baixinho, Caminho do Pereiro e Rua de Francisco Matos.
Na cerimónia marcaram presença o presidente da Junta de Freguesia, o presidente da Assembleia de Freguesia, elementos da autarquia local e representantes de coletividades de Vila Franca.
Após descerramento da placa comemorativa, o presidente da Câmara indicou que “esta cooperação com as autarquias de freguesia integra a nossa política de coesão territorial”, afirmando que “quando as parcerias fluem, o ganho é para todos”.
Luís Nobre disse ainda que, no último ano e meio, a autarquia vianense “tem perto de 600 mil euros de investimento em Vila Franca, para equipamentos desportivos, sociais e obras”. Esta infraestrutura inaugurada “trouxe ampliação e melhoria da rede de saneamento e impactou também na melhoria da via municipal e da freguesia, o que convida os nossos concidadãos a viverem e interpretarem este espaço com outro cuidado”.
O autarca afirmou mesmo que, neste momento, a rede de abastecimento de água atinge os 98% no concelho, mas é ambição do executivo atingir os 100% até final do mandato. Já a rede de saneamento ronda atualmente os 80% e a autarquia está a trabalhar no seu incremento.
O presidente da Junta de Freguesia de Vila Franca, Filipe Pires, referiu que o término desta empreitada “é uma alegria porque estamos a fazer uma inauguração para benefício das pessoas e do local”. “Esta foi uma obra da Câmara Municipal, mas as nossas sugestões, contributos e ideias foram aceites e integradas no resultado final”, realçou.
A ampliação da rede de saneamento aconteceu no âmbito da empreitada “Ampliação de Redes de Abastecimento de Água e Águas Residuais Domésticas em Vila Franca, Deão, Barroselas, Carvoeiro, Perre e Freixieiro de Soutelo” – Lote 1, 2 e 3, obra de 1,584 milhões de euros, a cargo dos Serviços Municipalizados de Viana do Castelo (SMVC), financiada pelo PO-SEUR.
Os preços das casas em Viana do Castelo registaram uma subida expressiva nos últimos 12 meses. Segundo o índice do portal imobiliário Idealista, em janeiro de 2026 o valor mediano por metro quadrado atingiu 2.233 euros, refletindo um aumento de 16,8% face a janeiro de 2025.
O distrito de Viana do Castelo está a promover uma campanha de recolha de bens para apoiar as vítimas afetadas pela tempestade Kristin, que causou vários estragos na região de Leiria. A iniciativa é promovida pelo OLYMPICS4ALL – Desporto/Solidariedade, com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo e da Federação Distrital de Bombeiros de Viana do Castelo.
Paredes de Coura prepara-se para um fevereiro recheado de cultura, tradições e programação para todos os públicos. O mês começa com o já tradicional Entrudo Sopeiro, mas traz também propostas de teatro, dança, cinema e atividades para famílias e bebés.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo realiza, esta terça-feira 3 de fevereiro, mais uma reunião ordinária do executivo, com uma ordem de trabalhos composta por 21 pontos que abrangem áreas como gestão financeira, apoios sociais e associativos, mobilidade, saúde e desenvolvimento local.
O Festival Viana Jazz foi distinguido como um dos 10 finalistas da 10.ª edição dos Iberian Festival Awards, um prestigiado certame que reconhece os melhores festivais de música da Península Ibérica.
Valença celebra, uma vez mais, o mês do amor com a iniciativa “Valença – Onde o Amor Acontece”, um concurso de fotografia que convida os casais a registar momentos especiais nos cenários mais emblemáticos do concelho.
A Região Escutista de Viana do Castelo mobilizou uma equipa de dirigentes para apoiar as populações afetadas pela passagem da depressão Kristin, que provocou elevados prejuízos em várias zonas do país, sobretudo no centro de Portugal.