Três tripulantes, de nacionalidade espanhola e com idades compreendidas entre os 25 e os 53 anos, foram resgatados na noite de quarta-feira, 9 de abril, após a embarcação de recreio onde seguiam ter virado ao largo da ilha da Ínsua, em Caminha.
Na sequência de um alerta recebido pelas 20h37, através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa), a informar para a existência de uma embarcação virada e de três tripulantes a necessitar de auxílio, foram de imediato ativados para o local elementos do Comando Local da Polícia Marítima de Caminha.
Para as margens do rio Minho deslocaram-se elementos da Comandância Naval do Minho, da Guardia Civil de Espanha e da Agência Galega de Emergências (AXEGA).
À chegada ao local, os elementos da Polícia Marítima efetuaram o resgate das pessoas com o auxílio de uma embarcação de pesca que se encontrava nas proximidades, tendo-as transportado para a margem espanhola do rio Minho, onde foram assistidas pelos elementos da AXEGA.
A embarcação, que se encontra parcialmente submersa, foi rebocada para o interior do rio, junto à praia da Foz do Minho, tendo o proprietário sido notificado para apresentar um plano de remoção da mesma.
O Comando Local da Polícia Marítima de Caminha tomou conta da ocorrência.
A Piscina Municipal de Barroselas, em Viana do Castelo, passou a dispor de uma nova cadeira de transferência aquática, equipamento que permite a pessoas com deficiência motora e/ou cognitiva aceder ao plano de água com segurança e autonomia.
O Orçamento do Estado para 2026 prevê 58,7 milhões de euros para o desporto, mais 8,1 milhões do que este ano, anunciou a ministra da Cultura, Juventude e Desporto, Margarida Balseiro Lopes.
Viana do Castelo volta a acolher uma iniciativa solidária que já se tornou tradição: o Calendário Solidário “Nina, a Bombeira” 2026. A mascote dos Bombeiros Voluntários da cidade volta a unir comunidade e solidariedade, ajudando a angariar fundos essenciais para a corporação.
Viana do Castelo acolheu, no inicio da semana, a tradicional bênção do caloiro, organizada pelo Departamento Diocesano da Pastoral do Ensino Superior, em parceria com a Federação Académica do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC).
O filme “Vira do Minho”, realizado por Flávio Cruz, foi duplamente premiado na 13.ª edição do Finisterra Portugal Film Art & Tourism Festival, que decorreu este ano em Sines. A obra distinguiu-se entre 165 filmes de 35 países, arrecadando o Prémio Especial do Júri e o Prémio de Melhor Banda Sonora.
O Cine Teatro João Verde, em Monção, acolhe este domingo, dia 9 de novembro, o espetáculo “E os DesFados… Pimba?”, que apresenta versões inéditas de alguns dos maiores clássicos da música pimba.
Paredes de Coura acolhe hoje, 8 de novembro, mais uma edição da Feira de Troca de Sementes, no Museu Regional, numa iniciativa que pretende sensibilizar a população, especialmente os mais jovens, para a importância da preservação da biodiversidade e do património genético local.