A embarcação de pesca Carlos Cunha, que naufragou esta terça-feira a cerca de 200 milhas da costa de Aveiro, causando um morto e quatro desaparecidos, é a mesma que já se tinha afundado em 2005, quando operava com outro nome e bandeira.
Construída em 1999 nos estaleiros do Grupo Armón, em Burela, na Galiza, a embarcação chamava-se, na altura, Sempre Casina.
Em fevereiro de 2005, quando navegava com bandeira espanhola, afundou-se após perder estabilidade, um acidente que resultou na morte de oito dos nove tripulantes que seguiam a bordo.
Após esse naufrágio, a embarcação foi recuperada e exportada para Portugal no final de 2005, passando a operar com o nome Carlos Cunha e matrícula AN-197-C.
Duas décadas depois da sua construção, a embarcação voltou a sucumbir ao mar.
A embarcação de pesca Artur e Teresa, que se encontrava nas proximidades, conseguiu resgatar três tripulantes numa balsa salva-vidas. Um deles encontrava-se em paragem cardiorrespiratória e acabou por falecer.
A Marinha Portuguesa coordena as buscas pelos quatro tripulantes desaparecidos, que prosseguem numa vasta área ao largo de Aveiro, apesar das difíceis condições de mar e vento.

A Câmara Municipal de Ponte de Lima aprovou um aumento de 25% nos apoios financeiros destinados às Juntas de Freguesia do concelho.
O espetáculo Circo Mágico de Natal, previsto para o próximo dia 20 de dezembro, no Centro Cultural de Viana do Castelo, foi cancelado por motivos de força maior, anunciou a organização, Cardinali Live Entertainment.
A Câmara Municipal de Caminha aprovou por unanimidade uma recomendação ao Governo para a instalação de uma estação salva-vidas no concelho, na sequência dos recentes naufrágios em Moledo e ao largo de Aveiro que afetaram a comunidade piscatória local.
A embarcação de pesca Carlos Cunha, que naufragou esta terça-feira a cerca de 200 milhas da costa de Aveiro, causando um morto e quatro desaparecidos, é a mesma que já se tinha afundado em 2005, quando operava com outro nome e bandeira.
O mercado da cidade vai ter horário especial durante a época natalícia. O Mercado Municipal estará encerrado nos dias 26 de dezembro e 2 de janeiro. Já o Mercado de Produtores não abre nos mesmos dias, mas mantém atividade nas manhãs de 23 e 30 de dezembro.
Viana do Castelo vai receber, a 27 de dezembro, a 12.ª edição da São Silvestre de Viana CLS Brands, que atingiu um recorde histórico de 3.000 participantes.
O Município de Ponte de Lima aprovou um protocolo de colaboração com a ALAAR – Associação Limiana dos Amigos dos Animais de Rua, válido para 2025/2026.