A embaixadora da Austrália em Portugal, Indra McCormick, esteve em Viana do Castelo para uma visita de trabalho, tendo sido recebida e acompanhada pelo presidente da Câmara Municipal, Luís Nobre.
A diplomata esteve nas empresas Corpower e Ocean Winds antes de ser recebida na Câmara Municipal, onde foi apresentada a dinâmica do concelho e ainda os diversos investimentos quer na economia azul, quer no que toca ao tecido empresarial e industrial do concelho.
Interessada nas empresas ligadas à economia do mar, a embaixadora visitou a Corpower e a Ocean Winds, ambas instaladas em Viana do Castelo e diretamente ligadas às novas tecnologias da economia azul. A Corpower Ocean é uma empresa sueca que está a testar o poder das ondas para gerar energia elétrica em Viana do Castelo, naquela que é uma tecnologia inovadora chamada “Wave Energy Converter” (WEC, ou conversor de energia das ondas, em português). Trata-se de um enorme dispositivo flutuante e ancorado ao fundo do mar, que usa a forte ondulação dos oceanos para produzir eletricidade e injetá-la na rede elétrica, através de um cabo submarino.
Já a Ocean Winds é o resultado de uma joint venture em 2019 entre a EDP Renewables (EDPR) e a ENGIE, que trabalham a energia eólica offshore e cujo primeiro parque eólico flutuante está situado em Viana do Castelo – o projeto Windfloat Atlantic, um projeto pioneiro, com 3 turbinas, as maiores do mundo na época, com capacidade de 8,4 MW cada recorrendo a uma tecnologia inovadora para permitir a exploração do potencial eólico no mar, em profundidades superiores a 40m.
Depois, Indra McCormick esteve na Câmara Municipal, onde agradeceu a hospitalidade e onde acordou uma eventual missão de embaixadas durante os meses de verão para conhecer a indústria vianense, conhecida pela sua diversidade, desde o papel, passando pela metalomecânica, pela construção naval, pela indústria automóvel, passado pelo turismo e pela economia do mar.
Na sua intervenção, o autarca Luís Nobre salientou a “economia muito diferenciada de Viana do Castelo” e apresentou ainda o regime de incentivos para a fixação de novos investimentos. Já a embaixadora sublinhou o interesse dos negócios australianos na economia azul, assim como salientou o facto de ter duplicado o número de turistas australianos em Portugal em apenas um ano.
Uma criança de 9 anos, de nacionalidade venezuelana, que se encontrava desaparecida desde quinta-feira à tarde em Arcos de Valdevez, foi localizada em segurança durante a madrugada desta sexta-feira.
O distrito de Viana do Castelo está esta sexta-feira sob aviso laranja do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), passando a aviso vermelho a partir das 21h00 e até às 03h00 de sábado, devido à forte agitação marítima.
A Festa da Dança regressa a Viana do Castelo nos dias 28 de fevereiro e 28 de março, afirmando-se como um dos eventos dedicados às Danças Tradicionais e do Mundo mais relevantes do concelho. A iniciativa é promovida pela Câmara Municipal de Viana do Castelo (CMVC), pela Associação de Grupos Folclóricos do Alto Minho (AGFAM) e pelo Casino Afifense.
Vila Nova de Cerveira volta a encher as ruas de cor, criatividade e alegria com o tradicional Desfile de Carnaval das Escolas, que se realiza na sexta-feira, 13 de fevereiro, a partir das 14h30. Este ano, a iniciativa é dedicada ao tema “Culturas pelo Mundo” e envolve cerca de 1000 participantes, entre crianças, jovens e seniores dos estabelecimentos de ensino do concelho.
A tradição do vira minhoto volta a animar Paredes de Coura já no próximo domingo, 1 de fevereiro, a partir das 15h00, no Largo Visconde de Mozelos. A iniciativa, organizada pelo Município, convida todos os interessados a dançar, cantar, tocar concertina ou simplesmente assistir a esta manifestação cultural genuína do folclore minhoto.
Viana do Castelo recebe esta sexta-feira, no Pavilhão José Natário, um duelo entre vizinhos que pode ter fortes impactos na classificação da Liga Feminina Placard. O Santa Luzia FC defronta a Casa do Povo de Freixo, em jogo da 15.ª jornada, marcado para as 20h30, com transmissão televisiva no Canal 11.
O troço da Ecopista do Rio Minho que liga Moutorros, na União de Freguesias de Campos e Vila Meã, a Valença encontra-se temporariamente intransitável, na sequência dos danos provocados pelo mau tempo nos últimos dias.