Viana Florida está de regresso no mês de maio, com um programa dedicado à “Mulher, amor e flor”, dinamizando a cidade de Viana do Castelo e as freguesias com diversas iniciativas.
Assim, o programa integra Feira das Flores e Jardinagem, Festival de Flores, Exposição e Festas Floridas. O fim-de-semana forte da iniciativa é de 3 a 5 de maio, com propostas que acontecem no Jardim Público, na Praça da República e Praça da Liberdade.
De 3 a 31 de maio, no Jardim Público estará disponível a exposição “MULHER, AMOR E FLOR”.
Dia 3 de maio, sexta-feira, a partir das 9h00, serão promovidos trabalhos de confeção de arranjos florais de média dimensão na Praça da República e Praça da Liberdade. Pelas 17h00, no Jardim Público, iniciam os trabalhos de ornamentação do arco florido de Vila Mou e, às 18h30, começa a confeção de tapete de sal pelas gentes da Ribeira.
Sábado, dia 4 de maio, o Jardim Público recebe, das 9h00 às 22h00, a Feira de flores e jardinagem, com Feirão pelo Grupo Folclórico de Danças e Cantares de Alvarães e Rancho Folclórico das Lavradeiras de Vila Franca.
Sábado é também o dia do Encontro das Festas Floridas: as Festas das Rosas, que decorrem de 10 a 13 de maio, trazem os seus cestos floridos, promovendo a sua tradição local, organizada pela Comissão de Festas; a Festa de Santa Cruz de Alvarães, que decorre de 17 a 19 de maio, vem à cidade apresentar os tradicionais e conhecidos andores floridos, numa iniciativa da Comissão de Festas e Grupo Folclórico de Danças e Cantares de Alvarães; as Festas em Honra de Nossa Senhora da Encarnação de Vila Mou, que decorrem de 15 a 20 de maio, trazem à cidade o seu arco florido, numa tradição única no concelho, organizada pela Comissão de Festas.
Nesse dia, continua a ornamentação do Arco Florido de Vila Mou, que será levantado pelas 17h00. Entre as 15h00 e as 18h00, haverá animação de rua pelo Grupo de Bombos da ADC Anha.
Domingo, 5 de maio, a Feira de flores e jardinagem, com feirão pelo Grupo Folclórico de Santa Marta de Portuzelo e Grupo Folclórico das Terras de Geraz do Lima, acontece das 9h00 às 19h00, com animação de rua pelo Grupo de Bombos da Ronda Típica de Carreço a partir das 15h00.
O programa Viana Florida integra, dias 11, 18 e 25 de maio, os Feirões na Praça da República. A 12 de maio, será confecionado o tapete florido “Bairro do Jardim”, elaborado pelos moradores daquela zona da cidade.
No que toca às festas floridas, a Festa das Rosas em Vila Franca acontece entre 10 e 13 de maio, a Festa de Santa Cruz em Alvarães de 17 a 19 de maio e a Romaria de Nossa Senhora da Encarnação em Vila Mou de 15 a 20 de maio.
No fim-de-semana de 24 e 25 de maio, a Praça da Liberdade recebe ainda o Festival Wine & Blues, que conjuga música blues com promoção do vinho verde da região.

O Benfica está praticamente fora da Liga dos Campeões após perder esta quarta-feira por 2-0 frente à Juventus, em Turim, na sétima jornada da fase de grupos.
A Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC) realizou, na passada segunda-feira, 19 de janeiro, a sua primeira reunião de Direção descentralizada, numa iniciativa inédita que teve lugar no concelho de Viana do Castelo e que pretende reforçar a proximidade com clubes e autarquias do distrito.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê vários dias de condições meteorológicas adversas em Portugal continental devido à passagem da depressão Ingrid, que afetará o país entre esta quinta-feira, 22, e domingo, 25 de janeiro.
Viana do Castelo estará, entre os dias 21 e 25 de janeiro, na 46.ª edição da Feira Internacional de Turismo – FITUR, em Madrid, com stand próprio no Pavilhão P04, n.º 4G01A. A participação reforça a estratégia do Município de promover o concelho como destino turístico de excelência.
A companhia de teatro Mochos no Telhado regressa a Paredes de Coura esta sexta-feira, 23 de janeiro, para apresentar a peça "Era uma vez uma linha de fronteira, aqueles que a atravessaram e o porquê de o terem feito", no Centro Cultural, às 21h30.
A cidade de Viana do Castelo vai acolher na próxima segunda-feira a fase final da campanha “Viaje Sem Pressa”, iniciativa que visa sensibilizar os condutores para os riscos do excesso de velocidade. A ação combina sensibilização da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) com fiscalização da PSP e GNR.
O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, defendeu esta terça-feira uma revisão urgente da atual fórmula de cálculo do Financiamento das Autarquias Locais, que considerou “opaca” e desajustada às realidades dos municípios.