Viana Florida está de regresso no mês de maio, com um programa dedicado à “Mulher, amor e flor”, dinamizando a cidade de Viana do Castelo e as freguesias com diversas iniciativas.
Assim, o programa integra Feira das Flores e Jardinagem, Festival de Flores, Exposição e Festas Floridas. O fim-de-semana forte da iniciativa é de 3 a 5 de maio, com propostas que acontecem no Jardim Público, na Praça da República e Praça da Liberdade.
De 3 a 31 de maio, no Jardim Público estará disponível a exposição “MULHER, AMOR E FLOR”.
Dia 3 de maio, sexta-feira, a partir das 9h00, serão promovidos trabalhos de confeção de arranjos florais de média dimensão na Praça da República e Praça da Liberdade. Pelas 17h00, no Jardim Público, iniciam os trabalhos de ornamentação do arco florido de Vila Mou e, às 18h30, começa a confeção de tapete de sal pelas gentes da Ribeira.
Sábado, dia 4 de maio, o Jardim Público recebe, das 9h00 às 22h00, a Feira de flores e jardinagem, com Feirão pelo Grupo Folclórico de Danças e Cantares de Alvarães e Rancho Folclórico das Lavradeiras de Vila Franca.
Sábado é também o dia do Encontro das Festas Floridas: as Festas das Rosas, que decorrem de 10 a 13 de maio, trazem os seus cestos floridos, promovendo a sua tradição local, organizada pela Comissão de Festas; a Festa de Santa Cruz de Alvarães, que decorre de 17 a 19 de maio, vem à cidade apresentar os tradicionais e conhecidos andores floridos, numa iniciativa da Comissão de Festas e Grupo Folclórico de Danças e Cantares de Alvarães; as Festas em Honra de Nossa Senhora da Encarnação de Vila Mou, que decorrem de 15 a 20 de maio, trazem à cidade o seu arco florido, numa tradição única no concelho, organizada pela Comissão de Festas.
Nesse dia, continua a ornamentação do Arco Florido de Vila Mou, que será levantado pelas 17h00. Entre as 15h00 e as 18h00, haverá animação de rua pelo Grupo de Bombos da ADC Anha.
Domingo, 5 de maio, a Feira de flores e jardinagem, com feirão pelo Grupo Folclórico de Santa Marta de Portuzelo e Grupo Folclórico das Terras de Geraz do Lima, acontece das 9h00 às 19h00, com animação de rua pelo Grupo de Bombos da Ronda Típica de Carreço a partir das 15h00.
O programa Viana Florida integra, dias 11, 18 e 25 de maio, os Feirões na Praça da República. A 12 de maio, será confecionado o tapete florido “Bairro do Jardim”, elaborado pelos moradores daquela zona da cidade.
No que toca às festas floridas, a Festa das Rosas em Vila Franca acontece entre 10 e 13 de maio, a Festa de Santa Cruz em Alvarães de 17 a 19 de maio e a Romaria de Nossa Senhora da Encarnação em Vila Mou de 15 a 20 de maio.
No fim-de-semana de 24 e 25 de maio, a Praça da Liberdade recebe ainda o Festival Wine & Blues, que conjuga música blues com promoção do vinho verde da região.
A Seleção Nacional garantiu esta terça-feira o seu terceiro Europeu consecutivo, ao vencer na Chéquia por 2-1, em jogo da segunda mão do playoff. Trata-se de um resultado histórico para as cores nacionais, graças a dois golos apontados por Diana Silva, aos 13 e aos 76 minutos.
A “Mamãs Sem Dúvidas” organiza no próximo dia 9 de dezembro, segunda-feira, entre as 21h00 e as 22h30, mais uma edição do “EGO - Especial Grávida Online”, um evento gratuito e informativo dedicado às futuras mamãs.
O Comando Territorial de Viana do Castelo da GNR, através do seu Posto Territorial, deteve um homem de 26 anos por posse de engenhos explosivos, no concelho de Viana.
Nininho Vaz Maia esgota concerto em nome próprio na MEO Arena a 15 de março de 2025. Depois de uma ascensão notável, em poucos anos de carreira, ao longo dos quais esgotou os Coliseus, o Campo Pequeno, a Super Bock Arena e salas em Paris e Luxemburgo, o artista acaba de anunciar que também esgotou a maior sala de concertos do país.
“Vianense Solidário” é o nome da iniciativa que pretende apelar ao espírito solidário dos vianenses, através da doação de bens alimentares, que revertem a favor de três instituições locais.
A empresa Águas do Alto Minho (AdAM) lançou o concurso da empreitada de execução de ramais de abastecimento de água (AA) e águas residuais (AR), em Caminha e Arcos de Valdevez, pelo preço base de 600 mil euros.
A velejadora, Luísa Peres, tricampeã nacional de vela, classe olímpica ILCA6, com estatuto de Alto Rendimento Desportivo, velejadora do Clube Naval de Cascais, apoiada pela Câmara Municipal do Porto, iniciou a preparação para a qualificação para as olimpíadas da 2028, com a vitória da primeira prova realizada em Cascais.