Logo
Regional

Em seis meses de Cidade Europeia do Desporto o município registou impacto económico de 330 milhões de euros

3 Outubro, 2023 | 23:29
Partilhar
Eduarda Alves
1 min. leitura

Os números do impacto económico do 1º semestre da Cidade Europeia do Desporto foram apresentados esta terça-feira, durante a reunião ordinária, pelo Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo.

No que diz respeito a pagamentos eletrónicos de cartões estrangeiros, o estudo revela que foram registados 3,4 milhões de euros de visitantes de Espanha, 1,3 milhões de euros de turistas oriundos dos Estados Unidos da América, 1,2 milhões de euros da
Irlanda e 998 mil euros do Reino Unido.

O autarca afirmou que a Cidade Europeia do Desporto tem tido particular impacto junto da hotelaria, restauração e comércio tradicional.

A hotelaria registou, um volume de negócios de 6,523 milhões de euros, o que representa um acréscimo de 33,51% e de 1,637 milhões de euros face aos 4,886 milhões do mesmo período de 2022.

Já na restauração o volume de negócios registado foi de 21,6 milhões de euros, um acréscimo de 30,91% e de 5,1 milhões de euros quando comparado com o período homólogo de 2022, que havia registado 16,5 milhões de euros.

O comércio tradicional obteve um impacto de 4,621 milhões de euros, mais 27,51% e 1,005 milhões de euros do que os 3,616 milhões de euros de 2022.

Em 2022 foram registadas 161.772 dormidas no concelho e nos primeiros seis meses de Cidade Europeia do Desporto 181.478, (+ 19.706 dormidas), dando um aumento mensal de 2.815 dormidas.

Viana do Castelo – Cidade Europeia do Desporto 2023, nos primeiros seis meses, promovei um total de 268 eventos que contaram com a presença de 72.914 atletas e participantes.

No primeiro meio ano de Cidade Europeia do Desporto, a cidade e o concelho acolheram provas de 70 modalidades e atividades.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 6 Novembro, 2025

Joel Ricardo Santos apresenta “OVERBOOKING” em Esposende

O humorista Joel Ricardo Santos sobe ao palco do Auditório Municipal de Esposende no próximo dia 20 de novembro para apresentar o seu novo espetáculo de stand-up comedy, “OVERBOOKING”, uma iniciativa promovida pela CLAP.

Nacional 6 Novembro, 2025

Programa “Já Chegámos” ensina segurança rodoviária a alunos de Viana do Castelo

Alunos do 1.º ciclo de várias escolas do distrito de Viana do Castelo vão participar no programa “Já Chegámos”, uma iniciativa do Grupo Brisa que pretende ensinar, de forma divertida, as principais regras de segurança rodoviária e mobilidade sustentável.

Desporto 6 Novembro, 2025

Árbitra valenciana Filipa Cunha nomeada para jogos internacionais

A árbitra internacional Filipa Cunha, da Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC), foi nomeada pela UEFA para dirigir dois encontros da fase de grupos da Ronda 1 de qualificação do Campeonato da Europa Sub-17 Feminino 2025/26.

Cultura 6 Novembro, 2025

Governo cria grupo de trabalho após encerramento de várias salas de cinema em todo o país

A ministra da Cultura, Juventude e Desporto, Margarida Balseiro Lopes, anunciou a criação de um grupo de trabalho sobre a exibição de cinema, depois do encerramento de várias salas em todo o país, incluindo em Viana do Castelo.

Desporto 5 Novembro, 2025

Benfica perde frente ao Bayer Leverkusen e continua sem pontuar na Liga dos Campeões

O Benfica somou esta terça-feira a quarta derrota consecutiva na presente edição da Liga dos Campeões, ao perder por 1-0 frente ao Bayer Leverkusen, no Estádio da Luz.

Regional 5 Novembro, 2025

Câmara de Viana do Castelo arranca com novo ano letivo das Aulas de Português para Migrantes

A Câmara Municipal de Viana do Castelo deu início a mais um ano letivo das Aulas de Português para Migrantes, uma iniciativa que volta a promover a integração linguística e cultural de cidadãos estrangeiros residentes no concelho.

Desporto 5 Novembro, 2025

Âncora Praia Futebol Clube já exibe novo relvado sintético

O Campo de Jogos do Âncora Praia Futebol Clube (APFC) está a ganhar uma nova vida. As obras de requalificação e instalação do relvado sintético encontram-se na fase final, representando um investimento de cerca de meio milhão de euros suportado pela Câmara Municipal de Caminha.