Os números do impacto económico do 1º semestre da Cidade Europeia do Desporto foram apresentados esta terça-feira, durante a reunião ordinária, pelo Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo.
No que diz respeito a pagamentos eletrónicos de cartões estrangeiros, o estudo revela que foram registados 3,4 milhões de euros de visitantes de Espanha, 1,3 milhões de euros de turistas oriundos dos Estados Unidos da América, 1,2 milhões de euros da
Irlanda e 998 mil euros do Reino Unido.
O autarca afirmou que a Cidade Europeia do Desporto tem tido particular impacto junto da hotelaria, restauração e comércio tradicional.
A hotelaria registou, um volume de negócios de 6,523 milhões de euros, o que representa um acréscimo de 33,51% e de 1,637 milhões de euros face aos 4,886 milhões do mesmo período de 2022.
Já na restauração o volume de negócios registado foi de 21,6 milhões de euros, um acréscimo de 30,91% e de 5,1 milhões de euros quando comparado com o período homólogo de 2022, que havia registado 16,5 milhões de euros.
O comércio tradicional obteve um impacto de 4,621 milhões de euros, mais 27,51% e 1,005 milhões de euros do que os 3,616 milhões de euros de 2022.
Em 2022 foram registadas 161.772 dormidas no concelho e nos primeiros seis meses de Cidade Europeia do Desporto 181.478, (+ 19.706 dormidas), dando um aumento mensal de 2.815 dormidas.
Viana do Castelo – Cidade Europeia do Desporto 2023, nos primeiros seis meses, promovei um total de 268 eventos que contaram com a presença de 72.914 atletas e participantes.
No primeiro meio ano de Cidade Europeia do Desporto, a cidade e o concelho acolheram provas de 70 modalidades e atividades.
Assinala-se este sábado, 31 de janeiro, o 28.º aniversário do resgate e da chegada do Navio Hospital Gil Eannes a Viana do Castelo, um momento marcante da história recente da cidade e um exemplo notável de mobilização cívica em defesa do património marítimo.
A apresentadora de televisão portuguesa Teresa Guilherme estará em Viana do Castelo, no Teatro Sá de Miranda, este sábado, 31 de janeiro, para apresentar o espetáculo de teatro “As Vaginas e Eu – Tudo o que ficou por dizer”.
O Alto Minho volta a ser palco de formação internacional na gestão do fogo controlado com o European TREX 2026, que decorre de 30 de janeiro a 6 de fevereiro, em Paredes de Coura.
As baixas temperaturas e a elevada humidade características do inverno podem comprometer o bem-estar de cães e gatos, sobretudo dos animais de pequeno porte, de pelo curto e seniores. O alerta é deixado por Elena Díaz, médica veterinária da Kivet, que sublinha a importância de pequenos cuidados diários para prevenir problemas de saúde nesta altura do ano.
São Tomé e Príncipe acolheu o lançamento do projeto +COESÃO, uma iniciativa do Politécnico de Viana do Castelo que visa reforçar a qualidade do ensino superior, capacitar docentes e aproximar a formação académica das necessidades reais do país.
A freguesia de Carreço acolhe este sábado, 31 de janeiro, a primeira edição do evento “Ecos de Janeiro”, uma iniciativa dedicada à preservação e valorização do Cantar dos Reis, tradição do património imaterial português.
A Juventude Viana recebe este sábado, às 21h30, a Académica de Coimbra, em jogo da 15.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de hóquei em patins, no Pavilhão José Natário.