Depois do sucesso do primeiro encontro da iniciativa “Em Cerveira, acontece…” dedicado à demografia, o Município de Vila Nova de Cerveira promove a Conferência “Crescimento e Sustentabilidade em Vila Nova de Cerveira”, em parceria com o Grupo Editorial Vida Económica no dia 21 de abril.
No Dia Mundial da Criatividade e Inovação, 21 de abril, o objetivo passa por evidenciar o potencial de crescimento de Vila Nova de Cerveira, e os fatores de atratividade e especialização, assim como a capacidade de iniciativa dos agentes económicos e o papel de liderança da autarquia na dinamização do desenvolvimento sustentado.
O Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, explica que, “não querendo negligenciar o contexto de âmbito global que se vive atualmente, o executivo continua empenhado em desenvolver uma nova estratégia que potencie a fixação da população, com uma análise pertinente dos recursos existentes, potenciais e disponíveis, mediante a atração de investimento em áreas-chave, procurando abrir portas para o futuro”. Rui Teixeira assegura que “a aposta incide na auscultação das necessidades da população cruzando-as com os conhecimentos técnicos de diversas entidades locais, regionais, nacionais e internacionais, por forma a delinear respostas reais e efetivas”.
Com abertura realizada pelo Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira sobre “Os desafios de desenvolvimento do Município”, o programa desta conferência contempla três painéis diversificados com oradores especializados nas temáticas seleciondas, a saber: “O acolhimento de empresas como fator de dinamização da economia local”, pelo Presidente da Ceval, Luís Ceia; “A Bienal Internacional de Arte de Cerveira: o legado cultural como fator de sustentabilidade”, pela Diretora Artística da Bienal Internacional de Arte de Cerveira, Helena Mendes Pereira; e “As oportunidades de crescimento da indústria náutica” com o proprietário da empresa Vanguard Marine, José Ignacio Abejon.
A iniciativa prossegue com uma mesa-redonda dedicada aos “Investimentos na indústria, no comércio e no turismo como fator de crescimento”. Com moderação do Diretor da Vida Económica, João Luís Peixoto de Sousa, este momento de apresentação e debate conta com as intervenções da Diretora do Sistema de Gestão Integrado e Sustentabilidade da PAINHAS SA, Liliana Araújo; do Coordenador Geral da ADRIMINHO, Carlos Brandão; do Vice-Presidente da Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal, Inácio Ribeiro; e do Técnico Superior na área do património e promoção turística da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, Jorge Martins. Segue-se um período de perguntas e respostas, e o encerramento a cargo do Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDRN), António Cunha.
Por ser uma temática de interesse geral, a conferência “Crescimento e Sustentabilidade em Vila Nova de Cerveira” é aberta a toda a população, tendo ainda transmissão em direto via Facebook do Município de Vila Nova de Cerveira e da Vida Económica.
O início da sessão está marcado para as 10h00 no Cineteatro de Cerveira – Marreca Gonçalves.
Valença recebe este sábado, dia 14 de fevereiro, a sessão de sensibilização ambiental “Plantas Invasoras”, às 9h30, nas instalações da CIM Alto Minho, na avenida Miguel Dantas.
Uma tentativa de assalto à Capela de Nossa Senhora da Graça, localizada na Rua João Costa e Silva, em Lanhelas, provocou danos materiais ao edifício durante a tarde desta quinta-feira, confirmou a Junta de Freguesia.
A Serra d’Arga, no Alto Minho, passa a beneficiar, a partir de hoje, de um regime jurídico de proteção ambiental como Zona de Especial Conservação (ZEC), após a conclusão do processo de classificação iniciado em 2017. A medida está publicada no Diário da República através do decreto-lei 36/2026.
Deputados do Partido Socialista alertam para o risco iminente de queda de árvores na freguesia de Lanhelas, concelho de Caminha, e exigem uma intervenção imediata da Agência Portuguesa do Ambiente (APA).
Viana do Castelo vai marcar presença na 20ª edição da NAVARTUR – Feira Internacional de Turismo de Navarra, que decorre de 20 a 22 de fevereiro, em Espanha. A participação da cidade reforça a aposta estratégica no mercado ibérico, considerado de elevado potencial económico e com forte interesse por experiências culturais e gastronómicas.
Igrejas e santuários em várias regiões de Portugal estão a sofrer danos significativos após a depressão Kristin, e o Atelier Samthiago, de Viana do Castelo, juntou-se às iniciativas de apoio à recuperação do património religioso.
Vinte e três pessoas retiradas preventivamente das suas casas na terça-feira, em Ponte da Barca, devido a deslizamentos de terras, continuam sem previsão de regresso às habitações.