Depois do sucesso do primeiro encontro da iniciativa “Em Cerveira, acontece…” dedicado à demografia, o Município de Vila Nova de Cerveira promove a Conferência “Crescimento e Sustentabilidade em Vila Nova de Cerveira”, em parceria com o Grupo Editorial Vida Económica no dia 21 de abril.
No Dia Mundial da Criatividade e Inovação, 21 de abril, o objetivo passa por evidenciar o potencial de crescimento de Vila Nova de Cerveira, e os fatores de atratividade e especialização, assim como a capacidade de iniciativa dos agentes económicos e o papel de liderança da autarquia na dinamização do desenvolvimento sustentado.
O Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, explica que, “não querendo negligenciar o contexto de âmbito global que se vive atualmente, o executivo continua empenhado em desenvolver uma nova estratégia que potencie a fixação da população, com uma análise pertinente dos recursos existentes, potenciais e disponíveis, mediante a atração de investimento em áreas-chave, procurando abrir portas para o futuro”. Rui Teixeira assegura que “a aposta incide na auscultação das necessidades da população cruzando-as com os conhecimentos técnicos de diversas entidades locais, regionais, nacionais e internacionais, por forma a delinear respostas reais e efetivas”.
Com abertura realizada pelo Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira sobre “Os desafios de desenvolvimento do Município”, o programa desta conferência contempla três painéis diversificados com oradores especializados nas temáticas seleciondas, a saber: “O acolhimento de empresas como fator de dinamização da economia local”, pelo Presidente da Ceval, Luís Ceia; “A Bienal Internacional de Arte de Cerveira: o legado cultural como fator de sustentabilidade”, pela Diretora Artística da Bienal Internacional de Arte de Cerveira, Helena Mendes Pereira; e “As oportunidades de crescimento da indústria náutica” com o proprietário da empresa Vanguard Marine, José Ignacio Abejon.
A iniciativa prossegue com uma mesa-redonda dedicada aos “Investimentos na indústria, no comércio e no turismo como fator de crescimento”. Com moderação do Diretor da Vida Económica, João Luís Peixoto de Sousa, este momento de apresentação e debate conta com as intervenções da Diretora do Sistema de Gestão Integrado e Sustentabilidade da PAINHAS SA, Liliana Araújo; do Coordenador Geral da ADRIMINHO, Carlos Brandão; do Vice-Presidente da Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal, Inácio Ribeiro; e do Técnico Superior na área do património e promoção turística da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, Jorge Martins. Segue-se um período de perguntas e respostas, e o encerramento a cargo do Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDRN), António Cunha.
Por ser uma temática de interesse geral, a conferência “Crescimento e Sustentabilidade em Vila Nova de Cerveira” é aberta a toda a população, tendo ainda transmissão em direto via Facebook do Município de Vila Nova de Cerveira e da Vida Económica.
O início da sessão está marcado para as 10h00 no Cineteatro de Cerveira – Marreca Gonçalves.
Assinala-se este sábado, 31 de janeiro, o 28.º aniversário do resgate e da chegada do Navio Hospital Gil Eannes a Viana do Castelo, um momento marcante da história recente da cidade e um exemplo notável de mobilização cívica em defesa do património marítimo.
A apresentadora de televisão portuguesa Teresa Guilherme estará em Viana do Castelo, no Teatro Sá de Miranda, este sábado, 31 de janeiro, para apresentar o espetáculo de teatro “As Vaginas e Eu – Tudo o que ficou por dizer”.
O Alto Minho volta a ser palco de formação internacional na gestão do fogo controlado com o European TREX 2026, que decorre de 30 de janeiro a 6 de fevereiro, em Paredes de Coura.
As baixas temperaturas e a elevada humidade características do inverno podem comprometer o bem-estar de cães e gatos, sobretudo dos animais de pequeno porte, de pelo curto e seniores. O alerta é deixado por Elena Díaz, médica veterinária da Kivet, que sublinha a importância de pequenos cuidados diários para prevenir problemas de saúde nesta altura do ano.
São Tomé e Príncipe acolheu o lançamento do projeto +COESÃO, uma iniciativa do Politécnico de Viana do Castelo que visa reforçar a qualidade do ensino superior, capacitar docentes e aproximar a formação académica das necessidades reais do país.
A freguesia de Carreço acolhe este sábado, 31 de janeiro, a primeira edição do evento “Ecos de Janeiro”, uma iniciativa dedicada à preservação e valorização do Cantar dos Reis, tradição do património imaterial português.
A Juventude Viana recebe este sábado, às 21h30, a Académica de Coimbra, em jogo da 15.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de hóquei em patins, no Pavilhão José Natário.