Logo
Regional

Em 2023, no Rio Lima, em 15 dias, “choveu mais do que chove em dois anos no Algarve”

22 Fevereiro, 2024 | 9:05
Partilhar
Viana TV
2 min. leitura

O vice-presidente da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), alertou esta quarta-feira para os desafios que se colocam à gestão dos rios face às alterações climáticas que “num país tão pequeno” se fazem sentir de “forma diferente”.

“Ainda ontem [terça-feira] estive no Algarve a falar de seca. Neste mesmo país, tão pequeno, mas tão diferente, vou dar um número que vai assustar. Em 2023, no rio Lima, em 15 dias, nas chuvas que ocorreram no final de outubro e primeira semana de novembro, choveu mais do que chove em dois anos no Algarve”, afirmou Pimenta Machado.

O responsável, que falava na Câmara de Viana do Castelo, insistiu na necessidade dos “territórios e as cidades” se preparem para a “nova realidade”.

“Temos mesmo de o fazer. O tema das cheias é uma realidade e, portanto, muitas vezes, se calhar, teremos de usar soluções mais pesadas, naquela lógica de procurar a nossa rede hidrográfica a esta mudança do clima que está aí e, vai continuar”.

Questionado pela agência Lusa, Pimenta Machado explicou que, “em algumas situações, devem ser usadas soluções mais pesadas para proteger os territórios da alteração do regime de precipitação, com a frequência e intensidade dos eventos extremos”, adiantando como exemplos a construção de bacias de retenção de água, de diques para proteção de áreas ameaçadas por cheias, reforçar a rede ripícola.

Pimenta Machado alertou para a necessidade de os “territórios adaptarem a rede hidrográfica do país à frequência e intensidade dos eventos extremos”

“Estamos num tempo de bater recordes. Em janeiro tivemos um tempo muito quente e muito seco, é inacreditável, e de bater recordes de picos de precipitação. Este ano, foi um exemplo incrível nisso. Infelizmente, vamos ter agora 15 dias sem chuva. Vai aquecer o tempo. A sul não vai chover nada, o que nos preocupa. Recordes do nível de recuos de costa e incêndios. São estes os desafios a quem de gerir as cidades, o território” adiantou.

Em Viana do Castelo, o vice-presidente da APA, visitou as intervenções realizadas no âmbito do REACT-EU – Reabilitação da Rede Hidrográfica do Município de Viana do Castelo, nomeadamente, a estabilização de margens do rio Lima e a beneficiação de ‘habitat’ para espécies ribeirinhas em domínio hídrico, através da aplicação de soluções técnicas de engenharia natural.

Em 2023, a Câmara de Viana do Castelo investiu 341.277 euros na reabilitação de dois troços das margens do rio Lima, um compreendido entre a União de Freguesias de Mazarefes e Vila Fria e Vila Franca (margem esquerda), vulgarmente conhecida como Veiga de S. Simão, uma das zonas húmidas mais importantes do concelho, com valores naturais de extrema relevância para o bem-estar humano, e um segundo troço compreendido entre a União de Freguesias de Torre e Vila Mou e Lanheses (margem direita), que apresentavam graves problemas erosivos.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Desporto 12 Junho, 2024

Juventude Viana oficializa André Torres como treinador na 1ª divisão

A Juventude Viana oficializou a renovação de André Torres como treinador para a próxima época. O clube de hóquei em patins de Viana do Castelo recorda que Torres "foi o timoneiro na subida à 1ª divisão nacional".

Nacional 12 Junho, 2024

Aprovada na especialidade proposta do PS que elimina portagens nas ex-SCUT

Os deputados da Comissão de Economia, Obras Públicas e Habitação aprovaram hoje o projeto dos socialistas que elimina as portagens nas ex-SCUT, durante a votação na especialidade.

Regional 12 Junho, 2024

Câmara de Viana do Castelo esclarece diferendo com o grupo AVIC

Após o grupo Avic anunciar a suspensão, a partir de quinta-feira, de serviços de transporte público urbano e interurbano e em horários em várias carreiras, acusando a Câmara de Viana do Castelo de “impor prejuízos permanentes às empresas”, a autarquia liderada por Luís Nobre não se deixou ficar e respondeu de imediato com um longo comunicado.

Desporto 12 Junho, 2024

Oitava etapa da Volta a Portugal em bicicleta parte de Viana do Castelo a 2 de agosto

A 85.ª edição, cujo percurso foi hoje apresentado, arranca com um prólogo em Águeda, em 24 de julho, e percorre um total de 1.540,1 quilómetros até Viseu, onde, em 04 de agosto, será coroado o sucessor de Colin Stüssi (Vorarlberg) após um contrarrelógio individual. De Viana do Castelo partem os ciclistas para a oitava etapa com destino a Fafe.

Regional 12 Junho, 2024

“Respira a Vida”: O diário de uma aventura superada com orgulho

A Viana TV esteve a acompanhar o "Respira a Vida" do inicio ao fim. Marcamos presença em todas as etapas. "Orgulho", "resiliência", "solidariedade" são alguns dos adjetivos utilizados na receção dos 13 companheiros de aventura nas diversas autarquias. O grupo partiu Santa Marta de Portuzelo rumo a Lisboa a pedalar, num total de quatro etapas totalizando mais de 400 quilómetros.

Regional 12 Junho, 2024

Centros de Saúde de Ponte de Lima e Freixo vão ser requalificados

O Município de Ponte de Lima deu mais um passo significativo na melhoria dos cuidados de saúde prestados à população local com a assinatura dos contratos de Financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), no valor superior a 1.5 milhões de euros. O investimento aprovado vai ser realizado até dezembro de 2025. 

Regional 12 Junho, 2024

“Vinhos do Atlântico – Exposição do Noroeste” junta gastronomia, música e vinhos em Valença

O Município de Valença acolhe, este fim de semana, 14 e 15 de junho, a exposição transfronteiriça "Vinhos do Atlântico – Exposição do Noroeste", na Coroada (Fortaleza).