O presidente da distrital do PSD exigiu hoje que Eduardo Teixeira se demita de vereador na Câmara de Viana do Castelo e se desfilie do partido, após ser anunciado como candidato do Chega às legislativas por André Ventura.
“O Eduardo Teixeira deve, imediatamente, demitir-se de vereador na Câmara de Viana do Castelo para que outro membro do partido possa assumir o lugar na vereação. Também deve pedir a desfiliação do PSD”, afirmou Olegário Gonçalves.
O presidente do Chega, André Ventura, anunciou hoje, na Assembleia da República, que o ex-deputado do PSD e atual vereador social-democrata, Eduardo Teixeira, será cabeça de lista do Chega pelo círculo de Viana do Castelo.
“Estou já em condições de confirmar que o antigo deputado do PSD Eduardo Teixeira, e vereador da Câmara Municipal pelo PSD, vai ser o cabeça de lista do Chega pelo distrito de Viana do Castelo”, afirmou André Ventura, indicando ter havido “alguns meses de conversações de aproximação”.
O líder da distrital do PSD agradeceu o trabalho de Eduardo Teixeira “durante os anos em que esteve a trabalhar em prol do PSD”, mas considera que, “neste momento, nada justifica que continue a ser militante, nem vereador da Câmara de Viana do Castelo”.
Atualmente, Eduardo Teixeira divide com Paulo Vale a bancada do PSD na Câmara de Viana do Castelo, lugar que já tinha ocupado no mandato autárquico de 2013 a 2017.
Para Olegário Gonçalves, “o comportamento de Eduardo Teixeira não dignifica a sua imagem”, adiantando que o ainda vereador do PSD na autarquia da capital do Alto Minho “já podia ter assumido que seria candidato pelo Chega e, não andar escondido atrás de notícias veiculadas pela comunicação social”.
“Deveria ter vindo a público esclarecer a situação e devia ter pedido a desfiliação do PSD. O comportamento do Eduardo Teixeira não foi o mais digno para uma pessoa que quer assumir a Assembleia da República, novamente, pelo Chega”, disse.
Olegário Gonçalves adiantou que se Eduardo Teixeira não se demitir do cargo de vereador e não se desfiliar do partido, “será expulso”.
“O partido instaurará um processo disciplinar. Penso que ainda tem alguma dignidade e orgulho e, ele próprio, fará isso mesmo”, referiu.
Hoje, a concelhia do PSD de Viana do Castelo anunciou que retirou, com efeitos imediatos, a confiança política ao vereador e militante Eduardo Teixeira, por desrespeitar aquela estrutura política e manchar o nome do partido.
Mais tarde, em declarações à Lusa, Eduardo Teixeira acusou a concelhia do partido de coartar a liberdade dos cidadãos, garantindo que aquele órgão não pode retirar a confiança política aos militantes.
Entre 2013 e 2017, Eduardo Teixeira, economista, foi deputado do PSD pelo círculo de Viana do Castelo.
Militante há cerca de 30 anos, Eduardo Teixeira liderou, durante vários anos, tanto a concelhia como a distrital do partido e desempenhou funções em órgãos nacionais.
Em 2013 e 2021 concorreu, pelo PSD, como cabeça de lista à presidência da Câmara de Viana do Castelo e das duas vezes perdeu para o socialista José Maria Costa, atual secretário de Estado do Mar.
Tui e Valença vão ser, no final deste mês, o centro de debate sobre os desafios atuais da educação. Nos dias 30 e 31 de janeiro, a Eurocidade acolhe o II Congresso Internacional de Educação da Eurocidade, um evento destinado a professores, educadores, dirigentes escolares e profissionais da área.
A Câmara Municipal de Ponte da Barca entregou cerca de 2.000 kg de alimento para abelhas aos apicultores das freguesias atingidas pelos incêndios de julho e agosto de 2025. Cada colmeia recebeu 2 kg de suplemento alimentar, numa iniciativa que visa garantir a sobrevivência das colónias afetadas e apoiar a recuperação da atividade apícola no concelho.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou apoios financeiros às Juntas e Uniões de Freguesia no valor total de 334.200 euros. Os investimentos vão abranger mobilidade, segurança rodoviária, equipamentos e requalificação urbana.
A Webincode, parceira certificada do software de gestão Cegid PHC, promoveu uma sessão de formação no FeelViana Sport Hotel, reunindo empresas da região num encontro dedicado à inovação e à transformação digital.
O Santa Luzia FC saiu derrotado por 4-0 na deslocação ao terreno do Leões de Porto Salvo, em jogo da Liga Feminina Placard, num encontro cujo desfecho final acaba por ser excessivo face ao que se passou, sobretudo, na primeira metade.
Viana do Castelo voltou a ser palco, este domingo, de um dos maiores eventos desportivos do Alto Minho, com a realização da 27ª JSC Meia Maratona Manuela Machado - Viana Fica no Coração e da 25ª Caminhada Viana Fica no Coração.
A equipa do SC Vianense não conseguiu prolongar o bom momento das últimas semanas e perdeu (2-3), este domingo, em casa frente ao líder GD Bragança, em jogo da 16ª jornada da Série A do Campeonato de Portugal, disputado no Estádio Dr. José de Matos.