O presidente da distrital do PSD exigiu hoje que Eduardo Teixeira se demita de vereador na Câmara de Viana do Castelo e se desfilie do partido, após ser anunciado como candidato do Chega às legislativas por André Ventura.
“O Eduardo Teixeira deve, imediatamente, demitir-se de vereador na Câmara de Viana do Castelo para que outro membro do partido possa assumir o lugar na vereação. Também deve pedir a desfiliação do PSD”, afirmou Olegário Gonçalves.
O presidente do Chega, André Ventura, anunciou hoje, na Assembleia da República, que o ex-deputado do PSD e atual vereador social-democrata, Eduardo Teixeira, será cabeça de lista do Chega pelo círculo de Viana do Castelo.
“Estou já em condições de confirmar que o antigo deputado do PSD Eduardo Teixeira, e vereador da Câmara Municipal pelo PSD, vai ser o cabeça de lista do Chega pelo distrito de Viana do Castelo”, afirmou André Ventura, indicando ter havido “alguns meses de conversações de aproximação”.
O líder da distrital do PSD agradeceu o trabalho de Eduardo Teixeira “durante os anos em que esteve a trabalhar em prol do PSD”, mas considera que, “neste momento, nada justifica que continue a ser militante, nem vereador da Câmara de Viana do Castelo”.
Atualmente, Eduardo Teixeira divide com Paulo Vale a bancada do PSD na Câmara de Viana do Castelo, lugar que já tinha ocupado no mandato autárquico de 2013 a 2017.
Para Olegário Gonçalves, “o comportamento de Eduardo Teixeira não dignifica a sua imagem”, adiantando que o ainda vereador do PSD na autarquia da capital do Alto Minho “já podia ter assumido que seria candidato pelo Chega e, não andar escondido atrás de notícias veiculadas pela comunicação social”.
“Deveria ter vindo a público esclarecer a situação e devia ter pedido a desfiliação do PSD. O comportamento do Eduardo Teixeira não foi o mais digno para uma pessoa que quer assumir a Assembleia da República, novamente, pelo Chega”, disse.
Olegário Gonçalves adiantou que se Eduardo Teixeira não se demitir do cargo de vereador e não se desfiliar do partido, “será expulso”.
“O partido instaurará um processo disciplinar. Penso que ainda tem alguma dignidade e orgulho e, ele próprio, fará isso mesmo”, referiu.
Hoje, a concelhia do PSD de Viana do Castelo anunciou que retirou, com efeitos imediatos, a confiança política ao vereador e militante Eduardo Teixeira, por desrespeitar aquela estrutura política e manchar o nome do partido.
Mais tarde, em declarações à Lusa, Eduardo Teixeira acusou a concelhia do partido de coartar a liberdade dos cidadãos, garantindo que aquele órgão não pode retirar a confiança política aos militantes.
Entre 2013 e 2017, Eduardo Teixeira, economista, foi deputado do PSD pelo círculo de Viana do Castelo.
Militante há cerca de 30 anos, Eduardo Teixeira liderou, durante vários anos, tanto a concelhia como a distrital do partido e desempenhou funções em órgãos nacionais.
Em 2013 e 2021 concorreu, pelo PSD, como cabeça de lista à presidência da Câmara de Viana do Castelo e das duas vezes perdeu para o socialista José Maria Costa, atual secretário de Estado do Mar.
A magia de Ivete Sangalo vai invadir Viana do Castelo. A Rainha do Brasil prepara-se para celebrar na capital do Alto Minho os seus 30 anos de carreira com um espetáculo que ficará na memória de todos.
A Praia da Arda, em Afife, prepara-se para receber a terceira edição da "Narda Summer Fest", que regressa nos dias 25 e 26 de julho de 2025. O festival cresce este ano com dois dias consecutivos de festa, novos horários e uma série de novidades que promete surpreender.
O rio Minho volta a receber, este domingo, 25 de maio, a Regata Internacional Ponte da Amizade, que celebra este ano a sua 18.ª edição, marcando assim a sua maioridade enquanto evento de referência no remo nacional.
'Aquilino, a casa e o sopro de Deus', dirigido por João Pedro Marnoto e ilustrado musicalmente pelos Space Ensemble, com voz de Marlene Castro, é projetado este sábado, pelas 22h00, no Centro Cultural de Paredes de Coura.
Assinalar o Dia Nacional de Luta Contra a Obesidade é muito importante para nos consciencializar sobre uma doença crónica, que tem consequências graves e atinge todas as faixas etárias.
O Comando Territorial de Viana do Castelo da GNR, no âmbito da campanha "Nós Por Vós", entregou à Cáritas Diocesana de Viana do Castelo, 14 caixas com diverso material escolar, angariado junto da comunidade educativa, durante as atividades desenvolvidas no Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância.
O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) acolhe, no próximo dia 27 de junho, o II Fórum EPIC – Estratégia Pedagógica de Inovação e Criatividade, um evento nacional dedicado à transformação pedagógica no ensino superior.