Logo
Política

Eleições: Paulo Raimundo esteve em Viana do Castelo com apoiantes da CDU

4 Fevereiro, 2024 | 11:55
Partilhar
Pedro Xavier
3 min. leitura

O secretário-geral do PCP considerou, em Viana do Castelo, que Portugal precisa de uma grande limpeza contra a corrupção e a promiscuidade entre poder político e económico, mas não pode ser com o espanador do populismo.

“Portugal precisa de uma grande limpeza e de ‘tirar a raposa do galinheiro’, essa raposa que fingindo defender o povo e lutar contra a corrupção, nada mais é que um instrumento musculado ao serviço dos tais que se acham os donos disto tudo (…) Portugal precisa de uma grande limpeza? Sim. Mas essa limpeza não pode ser feita com o espanador do populismo, da mentira, do engano e da ilusão”, afirmou Paulo Raimundo, durante o discurso de cerca de meia hora.

Raimundo referia-se implicitamente ao ‘slogan’ usado pelo Chega na sua última convenção, realizada em Viana do Castelo: “limpar Portugal”.

O líder comunista, que discursava num almoço, em Viana do Castelo, com militantes para apresentação dos candidatos da CDU às eleições legislativas antecipadas de 10 de março, disse que não pode ser “uma falsa limpeza que varre para baixo do tapete a sujidade da corrupção, não para acabar com ela, mas apenas para a esconder dos que se apresentam como antissistema, mas que são a coisa mais suja que o sistema produziu até agora”.

“Desses que podem enganar muita gente e que se intitulam enviados divinos. São de facto, enviados, mas não divinos são enviados sim da família Champalimaud e outras para garantir os interesses dos grupos económicos e as regras dos grupos económicos. Desses que falam contra tudo e contra todos, mas curiosamente, estão sempre ao lado, mas sempre ao lado dos responsáveis pela situação a que chegamos”, afirmou.

Segundo Paulo Raimundo, votar na CDU é votar “contra a corrupção e a sua principal fonte que é a promiscuidade entre o poder político e o poder económico”.

“E aqui que está o problema de fundo. É aqui que estão as negociatas e o compadrio. É isto que é preciso atacar e atacar de uma vez por todas. Enfrentar os interesses daqueles que se acham os donos disto tudo”, referiu, perante cerca de 200 militantes.

Para o secretário-geral do PCP, paira no país “um profundo sentimento de injustiça” e as eleições legislativas antecipadas de 10 de março são “uma oportunidade que não pode ser desperdiçada para impor um novo rumo urgente e possível”.

“Cada voto no PSD, cada voto no CDS, cada voto no Chega, na Iniciativa Liberal é um voto para andar para trás. É um voto no vazio. É um voto dos recordistas, dos cortes de pensões, dos subsídios de Natal, dos salários. Um voto nos camisolas amarelas do maior aumento brutal que tivemos nos impostos no nosso país. Podem vir todos agora com mil cantigas, mas não se livram da verdade. PSD e CDS e, todos os lados estavam na altura e que hoje, em grande medida, são as caras e os rostos do Chega e da Iniciativa Liberal, todos impuseram o caminho do desastre ao país e impuseram um caminho de desastre a vida de cada um de nós”, apontou.

Paulo Raimundo admitiu que há diferenças entre os diversos partidos que concorrem às próximas legislativas, mas criticou as “opções semelhantes” que todos adotam.

“O problema central que enfrentamos não são as suas diferenças, mas sim naquilo a que se assemelham nas suas opções fundamentais e sempre que é preciso optar entre o trabalho e o capital, sempre que é preciso optar entre os interesses dos grupos económicos ou os interesses e os direitos do povo, sempre que é preciso optar entre os interesses nacionais e a submissão do país, todos eles, com as diferenças que têm optam sempre por servir os interesses dessa imensa minoria contra a vontade, contra os direitos e, contra os interesses da imensa maioria são os trabalhadores e o povo. Este é que o maior problema que enfrentamos”, sustentou.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 29 Dezembro, 2025

Desilusões no desporto marcam abril de 2025 em Viana do Castelo

Abril de 2025 ficou fortemente marcado pelas descidas da Juventude Viana no hóquei em patins e do Voleibol Clube de Viana aos campeonatos nacionais da 2.ª divisão, num mês de grande intensidade informativa que incluiu avanços na indústria naval, decisões políticas, distinções culturais e acontecimentos de forte impacto social.

Desporto 29 Dezembro, 2025

São Silvestre de Viana do Castelo vai mudar formato após edição recorde

A organização da Corrida São Silvestre CLS Brands de Viana do Castelo reconheceu que o atual formato da prova atingiu o limite face ao número recorde de participantes e anunciou que serão introduzidas alterações já nas próximas edições.

Regional 29 Dezembro, 2025

Fogo controlado em Outeiro reforça prevenção de incêndios em Viana do Castelo

Viana do Castelo realizou esta segunda-feira, 29 de dezembro, uma ação de fogo controlado na freguesia de Outeiro, numa iniciativa integrada na estratégia municipal de prevenção de incêndios rurais e de gestão ativa do território.

Regional 29 Dezembro, 2025

Paredes de Coura planta pomar escolar para preservar variedades fruteiras tradicionais

Paredes de Coura deu mais um passo na preservação do seu património natural com a plantação de um pequeno pomar nos terrenos da Escola Secundária local. A iniciativa contou com a presença do presidente da Câmara, Tiago Cunha, e teve como objetivo conservar variedades antigas de árvores fruteiras da região.

Nacional 29 Dezembro, 2025

Politécnico de Viana do Castelo na Bienal de Cerâmica de Aveiro

O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) participa na XVII Bienal Internacional de Cerâmica Artística de Aveiro com a instalação “Acásico”, desenvolvida por alunos e alumni da licenciatura em Artes Plásticas e Tecnologias Artísticas da Escola Superior de Educação.

Regional 29 Dezembro, 2025

Março de 2025 movimentado em Viana do Castelo

Viana do Castelo viveu um mês de março particularmente intenso, com diversos acontecimentos que destacaram a cidade e o concelho no panorama regional e nacional.

Regional 29 Dezembro, 2025

PSP de Viana do Castelo detém dois homens por furto e condução sob o efeito do álcool

A Polícia de Segurança Pública (PSP) de Viana do Castelo deteve dois homens, em ações distintas, no âmbito da sua atividade operacional de prevenção e combate à criminalidade, realizada entre os dias 22 e 28 de dezembro.