Marta Von Fridden é a cabeça de lista da Iniciativa Liberal (IL) pelo círculo de Viana do Castelo, nas eleições legislativas do próximo dia 10 de março.
Marta Von Fridden é arquiteta. Tem 35 anos, uma licenciatura em Arquitetura pela Escola Superior Artística do Porto e um mestrado em Arquitetura pela Universidade Lusíada do Porto, período no qual participou ativamente na reflexão sobre o Direito à Cidade.
É natural do Porto mas vive atualmente em Caminha, onde passou grande parte da sua infância.
Com grande interesse pela Cultura e Arte desde muito cedo, fez inúmeras exposições dos seus trabalhos académicos enquanto estudava na Escola Soares dos Reis. Em 2016 foi convidada a integrar um colectivo feminino de arquitetos e designers e viu as suas peças expostas na Design Shanghai.
Após a experiência em Shanghai abriu a sua própria empresa em 2017, dedicada à arquitetura, design de autor e arte.
Em 2018 recebeu um prémio A’Design Award em Itália e, em 2019, foi finalista no concurso do InovDesign, tendo tido uma das suas peças expostas no Museu de Serralves.
Para além da Cultura e Arte, revelou um grande interesse pela participação cívica e política, tendo aderido à Iniciativa Liberal com a forte convicção que só com a coragem e ambição das ideias liberais é possível alavancar a verdadeira inquietação cultural que se impõe no país.
O Conselho Nacional da IL reúne-se, este domingo, para aprovar todas as listas.
A Seleção Nacional de hóquei em patins sagrou-se, este sábado, campeã da Europa pela 22.ª vez, ao vencer a França por 4-1 na final do Campeonato da Europa, disputada no Pavilhão Rota dos Móveis, em Paredes.
O Festival Viana Bate Forte está de regresso à cidade nos dias 12 e 13 de setembro, trazendo dois dias de música, cultura e animação ao centro histórico de Viana do Castelo. Um dos destaques da programação é o concerto de Gil do Carmo, que sobe ao Palco da República, na Praça da República, no sábado, dia 13, às 21h30.
A Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC) anunciou esta semana a nomeação de Carlos Cunha como selecionador da equipa sénior distrital, que vai disputar a 1.ª Fase Nacional da Taça Regiões – UEFA. Esta competição apura a seleção portuguesa que irá representar o país na fase europeia.
Portugal viveu este verão o período mais quente desde 1931, anunciou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). Com uma temperatura média de 23,51ºC, o país registou um aumento de 1,55ºC face ao normal (período 1991-2020), acompanhado por três ondas de calor que marcaram a estação.
Após o sucesso do colar (2024) e dos brincos (2025), o Município de Vila Nova de Cerveira dá mais um passo na diversificação da coleção única da “Conta de Cerveira – Joia Municipal”. Com o objetivo de aproximar diferentes públicos e reforçar a ligação à história local, foram lançadas duas novas peças: a pulseira e o pin.
Viana do Castelo terminou uma nova etapa do projeto europeu STANDOUT, que decorreu na Suécia, reforçando o papel da cidade como uma das pioneiras na criação de uma rede de cidades certificadas para o desporto ao ar livre. A cidade integra este projeto inovador como cidade piloto, juntamente com Silkeborg, na Dinamarca, que será a outra cidade inaugural da rede.
A Liga Feminina Placard, principal campeonato feminino de futsal em Portugal, inicia-se este sábado, 6 de setembro, com um novo formato que contará com dez equipas, menos duas em relação à temporada anterior, numa tentativa de aumentar a competitividade e o equilíbrio da prova.