Gonçalo Caseiro Pereira é o cabeça de lista do Livre pelo círculo de Viana do Castelo, nas eleições legislativas do próximo dia 10 de março.
Formado em Gerontologia Social e consultor na área de envelhecimento, Gonçalo Pereira, natural do Campo Grande, Lisboa, mas residente em Paredes de Coura, é formador e consultor na área de envelhecimento.
Co-criador do projeto Rural 3.0 Aprendizagem e Serviço: Construindo Pontes & Transformando Realidades na Comunidade Rural, promovido pelo Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) e ao abrigo do Programa Erasmus+ 2020/2021; co-criador do projeto Inclusão e Identidade de Género, promovido pelo IPVC e ao abrigo do programa Demola Global Link Me Up 1000 ideias/Portugal 2020/Compete 2020/Fundo Social Europeu UE. Participação no projeto multidisciplinar Por Um Galho, promovido pelo Grupo de Ação de Solidariedade Social de Antas e ao abrigo do programa Partis & Art For Change – Fundação Calouste Gulbenkian (2023).
A Educação Artística foi essencial na consciencialização da responsabilidade individual para um bem coletivo, com a promoção de comportamentos e valores apoiados na integração, na justiça, na solidariedade, na inclusão e na tolerância.
O Bloco de Esquerda conseguiu aprovar, no Orçamento de Estado para 2026, duas propostas históricas para o Alto Minho: a requalificação do portinho de Vila Praia de Âncora, em Caminha, e as dragagens em Castelo de Neiva, em Viana do Castelo.
Entre os dias 24 e 30 de novembro, o Comando Territorial de Viana do Castelo realizou um conjunto de operações que visaram a prevenção da criminalidade, fiscalização rodoviária e segurança geral, resultando em 16 detenções e várias apreensões.
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, passou a integrar o Conselho Económico e Social do Conselho Regional do Norte, órgão deliberativo da CCDR-N, reforçando assim a voz do concelho nas instâncias que orientam o desenvolvimento estratégico da região.
A Companhia de Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo abriu, no passado sábado, as portas do Centro Cultural para um treino operacional destinado ao público em geral. A iniciativa teve como objetivo aproximar a população do dia a dia da corporação, mostrando a exigência física, a técnica e o trabalho de equipa envolvidos nas operações dos bombeiros.
O festival Sonic Blast vai voltar a animar a Praia da Duna do Caldeirão, em Âncora, concelho de Caminha, entre 6 e 8 de agosto de 2026, para a sua 14.ª edição. A organização anunciou os primeiros 22 nomes que irão marcar presença no evento, reforçando a aposta em sonoridades pesadas, psicadélicas e alternativas que fazem do Sonic Blast uma referência no panorama europeu.
A banda Excesso anunciou o cancelamento de três concertos da sua nova digressão “Lado B”, entre os quais o espetáculo que estava previsto para 10 de janeiro de 2026, no Centro Cultural de Viana do Castelo.
O Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo, será o palco do confronto entre Juventude Viana e SC Tomar, dos 16 avos de final da Taça de Portugal de hóquei em patins. O jogo está marcado para o próximo dia 10 de janeiro de 2026.