Logo
Regional

Eleições: Eduardo Teixeira já se desfiliou do PSD para concorrer pelo Chega

31 Janeiro, 2024 | 11:55
Partilhar
Pedro Xavier
1 min. leitura

O vereador do PSD na Câmara de Viana do Castelo Eduardo Teixeira cancelou a militância para encabeçar como independente a lista do Chega às eleições legislativas antecipadas de 10 de março por este círculo eleitoral, revelou o próprio.

Eduardo Teixeira escusou-se a esclarecer se irá continuar a exercer o mandato de vereador na Câmara de Viana do Castelo, funções para as quais foi eleito, pelo PSD, nas eleições legislativas de 2021.

“Procedi à desfiliação [do PSD] e passei à condição de independente na lista do Chega [às eleições legislativas antecipadas]”, afirmou.

Eduardo Teixeira referiu que o pedido de desfiliação do PSD foi feito antes da última sexta-feira, dia em que deu entrada no tribunal de Viana do Castelo a lista de candidatos a deputados do Chega.

“O secretário-geral do partido recebeu o meu pedido de desfiliação muito antes de sexta-feira”, frisou.

Segundo Eduardo Teixeira, o seu nome encabeça a lista de candidatos do Chega às eleições legislativas antecipadas de 10 de março pelo círculo eleitoral de Viana do Castelo, seguido de Natividade Barbosa, de Caminha, e de António Laranjo, de Ponte de Lima.

Na última quinta-feira, o presidente da distrital do PSD exigiu que Eduardo Teixeira se demita de vereador na Câmara de Viana do Castelo e se desfilie do partido, depois de ter sido anunciado como candidato do Chega às legislativas por André Ventura.

“O Eduardo Teixeira deve, imediatamente, demitir-se de vereador na Câmara de Viana do Castelo para que outro membro do partido possa assumir o lugar na vereação. Também deve pedir a desfiliação do PSD”, afirmou Olegário Gonçalves.

Até agora, Eduardo Teixeira dividia com Paulo Vale a bancada do PSD na Câmara de Viana do Castelo, lugar que já tinha ocupado no mandato autárquico de 2013 a 2017.

No mesmo dia, também a concelhia do PSD de Viana do Castelo anunciou a retirada, com efeitos imediatos, da confiança política a Eduardo Teixeira, por desrespeitar aquela estrutura política e manchar o nome do partido.

Entre 2013 e 2017, Eduardo Teixeira, economista, foi deputado do PSD pelo círculo de Viana do Castelo.

Militante há cerca de 30 anos, Eduardo Teixeira liderou, durante vários anos, tanto a concelhia como a distrital do partido e desempenhou funções em órgãos nacionais.

Em 2013 e 2021 concorreu, pelo PSD, como cabeça de lista à presidência da Câmara de Viana do Castelo e das duas vezes perdeu para o socialista José Maria Costa, atual secretário de Estado do Mar.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Internacional 21 Julho, 2024

Politécnico de Viana do Castelo com avaliação máxima

O Politécnico de Viana do Castelo acaba de receber a acreditação máxima por parte da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES), válida por um período de seis anos, o máximo legalmente possível, e sem restrições.

Desporto 21 Julho, 2024

Jovem limiano reforça equipa masculina de sub-19 do Sporting

Limiano Rodrigo Quintiães, de 17 anos, é o novo reforço da equipa de Sub-19 do Sporting Clube de Portugal.

Cultura 21 Julho, 2024

Feira do Livro de Ponte de Lima termina hoje

A XVIII Feira do Livro de Ponte de Lima, a decorrer na Expolima, termina hoje.

Música 20 Julho, 2024

Banda vianense estreia-se na Casa da Música

A banda Coisa Mansa, com músicos de Viana do Castelo, vai estar no Porto, na Casa da Música, no evento "Verão da Casa", iniciativa que, até setembro, dá palco a dezenas de propostas musicais em diferentes formatos.

Desporto 20 Julho, 2024

Ponte de Lima homenageia Fernando Pimenta e Hélio Lucas com mural de Arte Urbana

O Município de Ponte de Lima promoveu a execução de um mural de Arte Urbana em homenagem a Fernando Pimenta e Hélio Lucas, num dos pilares da Ponte Nossa Senhora da Guia.

Nacional 20 Julho, 2024

Tribunal decreta serviços mínimos para greve na CP dias 22 e 24 de julho

O Tribunal Arbitral decretou serviços mínimos de 20% para a greve na CP - Comboios de Portugal, convocada por vários sindicatos, entre as 00h00 e as 24h00 dos dias 22 e 24 de julho.

Regional 20 Julho, 2024

Mulher de 30 anos residente em Mazarefes foi detida pela PSP por suspeitas dos crimes de burla

Uma mulher de 30 anos, desempregada, residente na freguesia de Mazarefes, em Viana do Castelo, foi detida pela PSP, na sexta-feira, por suspeitas dos crimes de burla, furto, abuso de confiança, abuso de cartão de garantia ou dados de pagamento e falsidade informática.