A Associação de Futebol de Viana do Castelo vai a votos, no próximo dia 21 de fevereiro, para eleger os seus corpos gerentes para o triénio 2025/2028.
Segundo comunicado oficial, datado de 31 de janeiro, as eleições na AFVC realizam-se, sexta-feira, dia 21 de fevereiro, no Auditório do Centro de Congressos (ex- AIMINHO), no Campo da Agonia, em Viana do Castelo.
As listas a submeter à eleição devem ser apresentadas no prazo de dez dias antes da realização do ato eleitoral na sede da AFVC e subscritas, no mínimo, por vinte por cento dos clubes filiados e do total dos votos da Assembleia Geral (n. 01 do artigo 16.o dos Estatutos).
As listas devem ser acompanhadas de declaração dos candidatos onde expressamente manifestem a sua aceitação e o cumprimento dos requisitos de elegibilidade, bem como fotocópia do documento de identificação dos candidatos e dos representantes dos clubes que as subscreveram.
Caso algum dos candidatos se encontre numa das situações de incompatibilidade previstas no n.o 3 do artigo 13.o dos Estatutos, deve expressamente manifestar intenção de fazer cessar essa condição, no caso de eleição, e antes da respetiva tomada de posse.
O ato eleitoral decorrerá a partir das 20h30 e pelo período de 120 minutos, salvo se, para além dessa hora, for necessário garantir o exercício do direito de voto aos clubes que se apresentem até às 22h30.
O exercício do direito de participação dos delegados dos clubes no ato eleitoral carece da apresentação de credencial com plenos poderes para o efeito.
Até ao momento ainda nenhuma lista foi oficializada, mas a Viana TV está em condições de garantir, que Ricardo Felgueiras, atual Vice-Presidente do organismo que tutela o futebol no Alto Minho e Pedro Bezerra, Diretor da Escola de Desporto e Lazer do IPVC, são candidatos a disputar o ato eleitoral.
Recorde-se, que o atual Presidente da Associação de Futebol de Viana do Castelo, Jorge Sárria, no cargo há cerca de 20 anos, está de saída.
Nas ultimas eleições, em 2021, Sarria foi reconduzido no cargo com 139 votos, contra os 127 de António Amaral, na altura, Presidente do Neves FC.
Na altura, com 50 clubes inscritos (280 votos), votaram 48 emblemas resultando num universo de 277 votos. Registou-se 1 voto nulo e 10 votos em branco, fruto da abstenção do Sport Clube Vianense, que anunciou em comunicado a sua posição.
O Comando Territorial de Viana do Castelo da GNR emitiu um aviso à população devido à continuidade de condições meteorológicas adversas, alertando para a possibilidade de cheias, inundações urbanas, vento forte e instabilidade de taludes em várias zonas do distrito.
O Elevador de Santa Luzia, uma das principais atrações turísticas de Viana do Castelo, encontra-se temporariamente encerrado após uma avaria provocada pela trovoada registada na passada sexta-feira.
O espírito folião regressa a Monção com o Carnaval na Praça 2026, que decorre nos dias 12, 14, 15 e 16 de fevereiro. Sob o mote “Dá Corda à Tua Festa!”, o evento promete transformar o centro da vila num espaço repleto de cor, música e alegria.
A Câmara Municipal de Caminha abriu um concurso público no valor de 295 mil euros para a valorização e conservação do património museológico do concelho.
A Comissão Distrital de Proteção Civil de Viana do Castelo ativou, na noite deste domingo, o Plano Distrital de Emergência e Proteção Civil, na sequência da situação meteorológica adversa que tem afetado a região e o país nas últimas semanas.
O processo de concessão a privados das três marinas de Viana do Castelo encontra-se na fase final, tendo já sido avaliadas três propostas consideradas de qualidade, revelou o presidente da Câmara Municipal, Luís Nobre.
O projeto europeu LIFE Revive vai investir 524 mil euros na recuperação ecológica do rio Vez, em Arcos de Valdevez, entre 2026 e 2030, anunciou o município.