Logo
Nacional

Electrão recolheu mais de 13 mil toneladas de equipamentos elétricos

19 Julho, 2024 | 14:25
Partilhar
Viana TV
2 min. leitura

Mais de 13 mil toneladas de equipamentos elétricos usados foram recolhidas e enviadas pelo Electrão para reciclagem no primeiro semestre deste ano, representando um aumento em relação às mais de 10 mil toneladas encaminhadas no período homólogo.

Em comunicado, o Electrão — Associação de Gestão de Resíduos adianta que a reciclagem de equipamentos elétricos usados cresceu 31% nos primeiros seis meses do ano.

Este aumento deve-se às recolhas asseguradas diretamente pelo Electrão, no âmbito de várias campanhas desenvolvidas, mas resulta também do envolvimento dos parceiros operacionais e ainda do aumento do número de locais de recolha.

Segundo os dados, a maior parte dos equipamentos enviados para reciclagem, 83% do total, que corresponde a mais de 11 mil toneladas, foi recolhida através da rede Eletrão.

“A rede Electrão tem atualmente à disposição do cidadão 12.600 pontos onde é possível colocar equipamentos elétricos usados, o que significa que existe, pelo menos, um local de recolha por cada mil habitantes”, é referido na nota.

Além da reciclagem, o Electrão promove a reutilização dos equipamentos recolhidos, sempre que tal é possível.

No primeiro semestre, 71 toneladas de equipamentos foram enviadas para reutilização.

Entre os equipamentos elétricos mais reciclados nos primeiros seis meses do ano, estão os grandes eletrodomésticos, como máquinas de lavar e de secar roupa, seguidos de equipamentos de regulação de temperatura, como frigoríficos, arcas congeladoras e radiadores.

Só depois surgem os pequenos aparelhos elétricos (como torradeiras e ferros de engomar), os equipamentos de informática e telecomunicações (ecrãs e televisores) e as lâmpadas.

A associação volta a chamar a atenção para o mercado paralelo, salientando que muitos equipamentos são colocados na via pública para serem transportados pelos serviços municipais, que acabam por ser desviados antes da chegada da viatura de recolha de resíduos.

“Esta prática de desvio de equipamentos para o mercado paralelo acarreta graves prejuízos para a saúde pública e para o ambiente, já que estes aparelhos são tratados sem que seja assegurada a sua descontaminação”, alerta o diretor-geral do Electrão para Elétricos e Pilhas, Rui Furtado, citado na nota.

No comunicado, o Electrão lembra que oferece um serviço de recolha porta-a-porta para grandes eletrodomésticos, facilitando a vida ao cidadão e ajudando a combater o mercado paralelo.

Nos primeiros seis meses do ano já foram recolhidas mais de 187 toneladas de equipamentos no âmbito desta campanha.

Esta recolha é gratuita e está, atualmente, ativa em sete municípios da Área Metropolitana de Lisboa: Almada, Amadora, Lisboa, Loures, Moita, Odivelas e Seixal.

O projeto tem vindo a crescer e pretende-se que, já este ano, seja alargado a mais cinco concelhos: Cascais, Mafra, Oeiras, Palmela e Sintra.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Internacional 16 Fevereiro, 2026

Viana do Castelo recebe masterclass sobre sustentabilidade

Viana do Castelo recebeu esta semana parceiros internacionais do projeto Brestfr, vindos de Brescia (Itália) e Las Palmas de Gran Canaria (Espanha), numa masterclass dedicada à sustentabilidade e inovação, realizada a bordo do icónico Navio Gil Eannes.

Regional 16 Fevereiro, 2026

Entrudo Sopeiro volta a animar Carnaval em Paredes de Coura

O tradicional Entrudo Sopeiro volta a marcar o programa de Carnaval em Alto Minho, reunindo a população de todas as freguesias de Paredes de Coura numa celebração que alia gastronomia, convívio e animação cultural.

Regional 16 Fevereiro, 2026

Ponte de Lima reforça aposta nas startups com parceria nacional

Ponte de Lima deu na sexta-feira, 13 de fevereiro, um passo importante para o fortalecimento do seu ecossistema empreendedor. O Município e a Startup Portugal, entidade nacional de promoção do empreendedorismo, assinaram um Memorando de Entendimento que estabelece uma parceria estratégica para apoiar startups e scaleups sediadas no concelho.

Regional 16 Fevereiro, 2026

Grupo “De Mãos Dadas” doa cadeira auto aos Bombeiros de Vila Nova de Cerveira

O Grupo de Voluntariado do Município de Vila Nova de Cerveira – “Grupo De Mãos Dadas” entregou recentemente uma cadeira auto aos Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Cerveira, destinada a garantir o transporte seguro de crianças. A aquisição foi possível graças às verbas angariadas em iniciativas solidárias promovidas pelo próprio grupo.

Cultura 16 Fevereiro, 2026

Mudança na Comissão de Festas da Senhora da Agonia

Segundo informação apurada pela Viana TV, a Comissão de Festas da romaria de Nossa Senhora da Agonia, a maior do país, realizada anualmente em agosto em Viana do Castelo, registou recentemente uma alteração na sua liderança.

Regional 16 Fevereiro, 2026

Refood de Viana promove jantar solidário para celebrar 9.º aniversário

O núcleo local da Refood de Viana do Castelo organiza, no próximo dia 28 de fevereiro, um jantar solidário no Salão da Junta de Freguesia de Outeiro, a partir das 20h00, para celebrar o nono aniversário da instituição na cidade.

Regional 16 Fevereiro, 2026

Valença acolhe workshop sobre combate à pobreza e exclusão social

Valença recebeu o workshop “Diálogos que Transformam: Práticas Colaborativas e Humanizadas no Diagnóstico e Intervenção Social”, que reuniu mais de três dezenas de técnicos e profissionais da área social de diversos concelhos do Alto Minho.