Mais de 13 mil toneladas de equipamentos elétricos usados foram recolhidas e enviadas pelo Electrão para reciclagem no primeiro semestre deste ano, representando um aumento em relação às mais de 10 mil toneladas encaminhadas no período homólogo.
Em comunicado, o Electrão — Associação de Gestão de Resíduos adianta que a reciclagem de equipamentos elétricos usados cresceu 31% nos primeiros seis meses do ano.
Este aumento deve-se às recolhas asseguradas diretamente pelo Electrão, no âmbito de várias campanhas desenvolvidas, mas resulta também do envolvimento dos parceiros operacionais e ainda do aumento do número de locais de recolha.
Segundo os dados, a maior parte dos equipamentos enviados para reciclagem, 83% do total, que corresponde a mais de 11 mil toneladas, foi recolhida através da rede Eletrão.
“A rede Electrão tem atualmente à disposição do cidadão 12.600 pontos onde é possível colocar equipamentos elétricos usados, o que significa que existe, pelo menos, um local de recolha por cada mil habitantes”, é referido na nota.
Além da reciclagem, o Electrão promove a reutilização dos equipamentos recolhidos, sempre que tal é possível.
No primeiro semestre, 71 toneladas de equipamentos foram enviadas para reutilização.
Entre os equipamentos elétricos mais reciclados nos primeiros seis meses do ano, estão os grandes eletrodomésticos, como máquinas de lavar e de secar roupa, seguidos de equipamentos de regulação de temperatura, como frigoríficos, arcas congeladoras e radiadores.
Só depois surgem os pequenos aparelhos elétricos (como torradeiras e ferros de engomar), os equipamentos de informática e telecomunicações (ecrãs e televisores) e as lâmpadas.
A associação volta a chamar a atenção para o mercado paralelo, salientando que muitos equipamentos são colocados na via pública para serem transportados pelos serviços municipais, que acabam por ser desviados antes da chegada da viatura de recolha de resíduos.
“Esta prática de desvio de equipamentos para o mercado paralelo acarreta graves prejuízos para a saúde pública e para o ambiente, já que estes aparelhos são tratados sem que seja assegurada a sua descontaminação”, alerta o diretor-geral do Electrão para Elétricos e Pilhas, Rui Furtado, citado na nota.
No comunicado, o Electrão lembra que oferece um serviço de recolha porta-a-porta para grandes eletrodomésticos, facilitando a vida ao cidadão e ajudando a combater o mercado paralelo.
Nos primeiros seis meses do ano já foram recolhidas mais de 187 toneladas de equipamentos no âmbito desta campanha.
Esta recolha é gratuita e está, atualmente, ativa em sete municípios da Área Metropolitana de Lisboa: Almada, Amadora, Lisboa, Loures, Moita, Odivelas e Seixal.
O projeto tem vindo a crescer e pretende-se que, já este ano, seja alargado a mais cinco concelhos: Cascais, Mafra, Oeiras, Palmela e Sintra.
O Grupo de Danças e Cantares de Perre promove no próximo dia 22 de novembro, às 20h, uma Noite de Fados que terá como cabeça de cartaz o fadista e humorista Emanuel Moura.
A Câmara Municipal de Ponte da Barca iniciou este mês uma intervenção para erradicar a erva-pinheirinha (Myriophyllum aquaticum) nos rios Lima e Froufe, uma espécie invasora que põe em risco o equilíbrio dos ecossistemas da região.
O Mosteiro de Sanfins recebe este sábado, 18 de outubro, o “Sábado Terapêutico”, iniciativa da Câmara Municipal de Valença que combina atividades para a mente e o corpo, num cenário patrimonial e natural único.
Um supermercado Intermarché em Mazarefes foi assaltado ao final da tarde desta terça-feira por dois homens e uma mulher, que se apoderaram de cerca de mil euros em bens alimentares e bebidas alcoólicas.
O projeto cultural “Contornos da Palavra”, promovido pela Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, foi distinguido com o Prémio Autarquia do Ano na categoria Cultura e Património – Literatura, reconhecendo a sua relevância na promoção da leitura e da expressão literária.
A Serra Amarela começa a renascer das cinzas. Após os incêndios que devastaram vastas áreas do concelho de Ponte da Barca e do Parque Nacional da Peneda-Gerês, decorre uma ação de sementeira de pasto com recurso a drones, uma medida essencial para acelerar a regeneração da vegetação e proteger o solo das zonas ardidas.
O Município de Ponte de Lima e o Teatro Diogo Bernardes apresentam este mês uma programação cultural diversificada, com espetáculos de teatro e música que prometem atrair o público local e visitantes.