Logo
Internacional

Eixo Atlântico não permitirá “qualquer marcha atrás” na alta velocidade Lisboa-Galiza

18 Maio, 2024 | 9:25
Partilhar
Viana TV
4 min. leitura

O secretário-geral do Eixo Atlântico, Xoán Mao, avisou que não permitirá "qualquer marcha atrás" na linha de alta velocidade entre Lisboa e a Galiza, assumindo alguma preocupação face ao anúncio da ligação Lisboa-Madrid feito pelo Governo.

“Não vamos permitir que haja qualquer marcha atrás”, disse o secretário-geral do Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular, instituição transfronteiriça que reúne 42 municípios do Norte de Portugal e da Galiza, em entrevista à Lusa.

Na terça-feira, o Governo aprovou a construção do novo aeroporto da região de Lisboa no Campo de Tiro de Alcochete, decicindo também mandatar a Infraestruturas de Portugal para concluir os estudos para a construção da Terceira Travessia do Tejo e da ligação ferroviária de alta velocidade Lisboa-Madrid.

Antes, o ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Rangel, já se tinha reunido com o seu homólogo espanhol, José Manuel Albares, e garantiu que houve consenso entre as duas partes em relação às ligações de comboio de alta velocidade e ao “mesmo grau de prioridade” que deve ter a linha entre Madrid e Lisboa e aquela que está prevista para unir Lisboa, Porto e Vigo, na Galiza.

“Cada uma delas tem uma lógica diferente e não são incompatíveis. Nós nunca levantámos nenhuma incompatibilidade com a conexão com Madrid. O que não queremos é que Madrid e Lisboa exerçam um centralismo antiquado e levantem incompatibilidades com a nossa conexão”, advertiu Xoán Mao.

O responsável do Eixo Atlântico considerou ainda “óbvio que a preocupação de Bruxelas e dos governos tenha que ser o que está atrasado, que é o Madrid–Lisboa”, que o Governo quer ver pronto em 2034.

“Quanto à prioridade ser a mesma, bem… claro que nos preocupa. Sempre que se coloca o tema de Lisboa, começa a ser a mesma prioridade e no final o Norte fica de fora”, advertiu, reconhecendo que o projeto de alta velocidade no eixo Lisboa-Vigo “está a avançar, mas pode ser perfeitamente parado”.

O responsável avisou que “se as prioridades mudam, pode parar-se”, considerando que “seria muito paradoxal que um homem de Lisboa, como António Costa, desenvolva os projetos do Norte, e um homem do Norte como Luís Montenegro os paralisasse”.

Xoán Mao considera que se o Governo PSD/CDS-PP liderado por Luís Montenegro “mudasse as prioridades relativamente ao Norte, o país pagaria um custo elevado em termos de coesão social, mas o PSD pagaria um elevadíssimo custo em termos políticos, começando pelas eleições autárquicas” de 2025, em que “o Norte não o perdoaria”.

O secretário-geral do Eixo Atlântico desafia ainda os governos de Portugal e Espanha para que na próxima Cimeira Ibérica, em outubro, “tornem público o acordo sobre onde será a ponte [ferroviária] sobre o rio Minho”, dando um sinal político de que “as prioridades são as mesmas” relativamente à ligação Lisboa-Madrid.

Xoán Mao disse ainda que o Eixo Atlântico já pediu uma reunião ao ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz, que “ainda não respondeu”.

“Espero que nos dê uma resposta rapidamente, porque se dá prioridade a outras reuniões e demora muito, então talvez nos compense adiá-la, esperar e pedir só ao próximo ministro”, atirou.

Considerando que a ligação Lisboa-Madrid “é menos estruturante e provavelmente menos competitiva que a de Lisboa com a Galiza”, o Eixo Atlântico reconhece que “as duas capitais têm de estar ligadas”.

Porém, recordou que “há um fator de turismo muito importante para o país, que é o Caminho de Santiago, ao passo que entre Madrid e Lisboa não se faz o Caminho de Santiago”, relembrando que no eixo Lisboa-Galiza os turistas podem ir também “a Braga, cidade que tem uma grande importância no âmbito religioso e da arquitetura religiosa, ao Porto, Coimbra, a Leiria-Fátima, e a Lisboa”.

“Não nos esqueçamos que a conexão entre Lisboa e a Galiza é a que também dá saída e coordena as duas fábricas da Citroën [grupo Stellantis], a de Vigo e a de Mangualde”, na Linha da Beira Alta, lembrou, num eixo “onde vive toda a população, que liga aos portos e aos aeroportos”.

A linha de alta velocidade Lisboa-Porto deverá ligar as duas principais cidades do país numa hora e 15 minutos, com paragens possíveis em Gaia, Aveiro, Coimbra e Leiria. O percurso Porto-Vigo está estimado em 50 minutos.

A primeira fase (Porto-Soure) da linha de alta velocidade em Portugal deverá estar pronta em 2030, estando previsto que a segunda fase (Soure-Carregado) se complete em 2032, com ligação a Lisboa assegurada via Linha do Norte.

O concurso público para o lote 1 (Porto-Oiã) da primeira fase foi lançado em janeiro, e o do lote dois (Oiã-Soure) deverá ser lançado em julho. A ligação a Lisboa avançará em 2025.

Já a ligação do Porto a Vigo, na Galiza (Espanha), para depois de 2030, terá estações no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, Braga, Ponte de Lima e Valença (distrito de Viana do Castelo).

No total, segundo o anterior Governo, os custos do investimento no eixo Lisboa-Valença rondam os sete a oito mil milhões de euros.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 15 Dezembro, 2025

Viana do Castelo prepara-se para receber novo ano com muito glamour

O Centro Cultural de Viana do Castelo será, uma vez mais, palco do New Year 2026, um dos eventos de passagem de ano mais aguardados da região. Organizado pela Collective e pelo Santa Luzia Futebol Clube, o evento regressa pelo segundo ano consecutivo, prometendo uma noite de elegância, sofisticação e diversão.

Música 15 Dezembro, 2025

Viana do Castelo: Evento “Remember Luziamar” cancelado por falta de acordo sobre marca registada

O evento “Remember Luziamar”, previsto para se realizar no Club Lote 5, em Viana do Castelo, foi cancelado por falta de acordo entre a gerência do espaço e o detentor da marca registada.

Música 15 Dezembro, 2025

Viana do Castelo recebe 1.º Festival Internacional de Guitarra Clássica “Cordas Douradas”

Viana do Castelo vai acolher, de 18 a 21 de dezembro de 2025, o 1.º Festival Internacional de Guitarra Clássica “Cordas Douradas”, que promete reunir alguns dos mais prestigiados guitarristas nacionais e internacionais no Museu de Artes Decorativas.

Regional 15 Dezembro, 2025

Ponte de Lima: Concurso para criação do Cartaz Oficial das Feiras Novas 2026 já está aberto

A Associação Concelhia das Feiras Novas anunciou o lançamento do concurso para a criação do cartaz oficial das Feiras Novas 2026, de Ponte de Lima, uma das festas mais emblemáticas do País.

Nacional 15 Dezembro, 2025

APPACDM de Viana do Castelo recebe Bandeira da Ética pelo Projeto “Náutica Para Todos”

A APPACDM de Viana do Castelo foi distinguida com a entrega da Bandeira da Ética, do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e do Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED), numa cerimónia realizada a 9 de dezembro no Instituto Politécnico da Maia.

Regional 15 Dezembro, 2025

Tiago Brandão Rodrigues é o novo Presidente do Conselho Geral do Politécnico de Viana do Castelo

Tiago Brandão Rodrigues foi eleito Presidente do Conselho Geral do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), para o quadriénio 2025-2029.

Nacional 15 Dezembro, 2025

Autarcas de todo o país reúnem-se em Viana do Castelo e aprovam resolução estratégica

Viana do Castelo foi este fim de semana o centro das decisões autárquicas nacionais. No encerramento do XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), centenas de presidentes de câmara e vereadores aprovaram por esmagadora maioria uma resolução que define as medidas prioritárias para o mandato 2025-2029.