O Eixo Atlântico tem a partir de hoje um guia turístico digital com informação sobre Património, Gastronomia ou Termalismo de 39 concelhos do Norte de Portugal e da Galiza, alimentando um “turismo de autor”, à medida de cada um.
“Num único guia está tudo junto, toda a informação reunida. Sobre Gastronomia, Património, Termalismo, Natureza, Cultura e Festas, Mercados e Feiras e Desporto. E cada um pode desenhar as viagens à sua medida, através de diferentes filtros”, descreveu o secretário-geral do Eixo Atlântico (EA) do Noroeste Peninsular, Xoán Mao, na apresentação do projeto, em Viana do Castelo.
O responsável considera estar em causa um “turismo de autor”, assinalando que esta promoção conjunta entre o Norte de Portugal e a Galiza permite escapar às propostas dos operadores turísticos, promovendo um destino conjunto e potenciando que os visitantes permaneçam mais tempo na região.
“Como região, temos mais do que muitas cidades. O que nos diferencia de outros territórios é o que deve ser posto em destaque”, frisou.
Para Xóan Mao, o Guia Turístico Digital Interativo do Eixo Atlântico, cujo título é O Que Fazer no Eixo Atlântico, trata-se de “algo totalmente novo”, que “até agora não havia”.
“Os sete milhões de habitantes da Eurorregião Galiza-Norte de Portugal e os três milhões existentes nas regiões vizinhas, durante 52 fins de semana do ano, são um importante nicho de negócio para o turismo de proximidade”, observou.
A aposta é ser uma “referência no turismo sustentável, por oposição ao turismo massificado que altera a vida das cidades” e perturba a vida dos residentes, acrescentou.
O Eixo assume-se como gestor da plataforma, mas a informação disponibilizada é da responsabilidade das 39 autarquias que integram a instituição.
O presidente da Câmara de Viana do Castelo, que atualmente preside ao EA, destacou a “plataforma democrática” e o “conceito que assenta numa estratégia”, a par da importância do compromisso desta entidade com “o desenvolvimento e desafios do território”.
O fim de semana ficou marcado pela realização de jogos em atraso nas competições distritais da AFVC, com partidas referentes à Primeira e à Segunda Divisão, importantes para a regularização do calendário competitivo.
O SC Vianense recebeu este domingo o Brito SC, quinto classificado da série A do Campeonato de Portugal, e conquistou uma vitória importante por 2-0 no Estádio Dr. José de Matos, em Viana do Castelo.
O SC Vianense mede forças, este domingo, com o Brito SC, em encontro da 18.ª jornada da Série A do Campeonato de Portugal. A partida está agendada para as 15h00, no Estádio Dr. José de Matos, em Viana do Castelo.
Foi, este sábado, inaugurada a nova instalação de rede paralela de drenagem ao longo da Estrada Nacional 308, em Vila de Punhe, numa cerimónia que contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, do Presidente Executivo da Águas do Alto Minho (ADAM), Fernando Vasconcelos, e do Presidente da Junta de Freguesia de Vila de Punhe, Bruno Guimarães.
A Juventude Viana garantiu presença nos quartos-de-final da Taça de Portugal de hóquei em patins e vai agora defrontar o CD Póvoa, formação da 1.ª Divisão que ocupa atualmente o último lugar da tabela com apenas 4 pontos. Quem vencer este duelo segue diretamente para a tão ambicionada Final Four da competição, que se vai realizar em Tomar.
O Santa Luzia FC venceu (0-1) a Novasemente, em partida da 16.ª jornada da Liga Feminina Placard de Futsal disputada em Espinho, reforçando a posição entre os primeiros classificados.
Valença recebeu na sexta-feira, 13 de fevereiro, o Corso Carnavalesco Infantil, que encheu de cor, música e fantasia o Pavilhão Municipal. A iniciativa reuniu mais de 1100 crianças de diversos jardins de infância e escolas básicas, numa celebração do Carnaval junto da comunidade educativa e das famílias.