O Eixo Atlântico tem a partir de hoje um guia turístico digital com informação sobre Património, Gastronomia ou Termalismo de 39 concelhos do Norte de Portugal e da Galiza, alimentando um “turismo de autor”, à medida de cada um.
“Num único guia está tudo junto, toda a informação reunida. Sobre Gastronomia, Património, Termalismo, Natureza, Cultura e Festas, Mercados e Feiras e Desporto. E cada um pode desenhar as viagens à sua medida, através de diferentes filtros”, descreveu o secretário-geral do Eixo Atlântico (EA) do Noroeste Peninsular, Xoán Mao, na apresentação do projeto, em Viana do Castelo.
O responsável considera estar em causa um “turismo de autor”, assinalando que esta promoção conjunta entre o Norte de Portugal e a Galiza permite escapar às propostas dos operadores turísticos, promovendo um destino conjunto e potenciando que os visitantes permaneçam mais tempo na região.
“Como região, temos mais do que muitas cidades. O que nos diferencia de outros territórios é o que deve ser posto em destaque”, frisou.
Para Xóan Mao, o Guia Turístico Digital Interativo do Eixo Atlântico, cujo título é O Que Fazer no Eixo Atlântico, trata-se de “algo totalmente novo”, que “até agora não havia”.
“Os sete milhões de habitantes da Eurorregião Galiza-Norte de Portugal e os três milhões existentes nas regiões vizinhas, durante 52 fins de semana do ano, são um importante nicho de negócio para o turismo de proximidade”, observou.
A aposta é ser uma “referência no turismo sustentável, por oposição ao turismo massificado que altera a vida das cidades” e perturba a vida dos residentes, acrescentou.
O Eixo assume-se como gestor da plataforma, mas a informação disponibilizada é da responsabilidade das 39 autarquias que integram a instituição.
O presidente da Câmara de Viana do Castelo, que atualmente preside ao EA, destacou a “plataforma democrática” e o “conceito que assenta numa estratégia”, a par da importância do compromisso desta entidade com “o desenvolvimento e desafios do território”.
Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC) é caraterizada pela obstrução e/ou bloqueio persistente das vias aéreas. Esta obstrução pode ocorrer através de um enfisema, de bronquite crónica ou de ambos causando dificuldade respiratória. A obstrução brônquica pode ser irreversível ou parcialmente reversível através de tratamento.Andreia Gomes - Diretora Técnica e de Investigação e Desenvolvimento e Inovação da BebéVida
Um acidente, esta manhã, na localidade de Ganfei, em Valença, entre um ligeiro de passageiros e um motociclo provocou a morte a um jovem de 21 anos.
Em jogo da 9.ª jornada da Liga Una Seguros, realizado este sábado no Pavilhão de Santa Maria Maior, o Voleibol Clube de Viana derrotou (3-2) o Sporting de Espinho com parciais de 26-24, 19-25, 25-23, 15-25 e 15-11.
A Juventude Viana deslocou-se, este sábado, a Riba d`Ave para defrontar a equipa local, em jogo correspondente à 7ª jornada do campeonato nacional da 1ª divisão de hóquei em patins. A formação de Viana do Castelo realizou uma boa partida e alcançou a segunda vitória consecutiva na competição.
Arrancou, este sábado, a nona jornada da Liga Feminina Placard, com a realização de três encontros. No Pavilhão José Natário, o Santa Luzia foi surpreendido pelo Maia. A equipa de Viana do Castelo perdeu por 2-3.
O ato simbólico de 'Ligar das Luzes' (30 de novembro) marca o arranque da diversificada e surpreendente programação de Natal de Vila Nova de Cerveira. A 'Chegada do Pai Natal' e o Mercado de Natal em dois fins-de-semana são outros momentos esperados por milhares de pessoas que visitam a 'Vila das Artes' para sentir e viver o espírito desta quadra festiva.
O gabinete de saúde oral do centro de saúde de Arcos de Valdevez entrou em funcionamento. Irá servir perto de 35 mil utentes do concelho e é o primeiro do distrito de Viana do Castelo.