Logo
Nacional

EDP vai doar viaturas a instituições sociais

22 Dezembro, 2022 | 11:22
Partilhar
Eduarda Alves
2 min. leitura

A EDP volta a reforçar o apoio social nas regiões onde possui centros de produção de energia (incluindo territórios onde deixou de ter atividade), através da doação de viaturas de serviço. Esta iniciativa promovida pela EDP Produção – cuja fase de candidaturas decorre até 31 de janeiro de 2023 através do site da EDP – dirige-se a qualquer instituição social e sem fins lucrativos localizada nesses municípios. Os veículos de serviço (passageiros, comerciais, e pick up) são totalmente renovadas antes da entrega e passam a ter uma nova utilização que beneficia a população onde se insere a entidade selecionada. A divulgação dos resultados e entrega das viaturas está prevista para o segundo trimestre do ano.

A iniciativa é aberta a todas as instituições sociais e sem fins lucrativos nas regiões onde a EDP possui centros de produção de energia. Interessados poderão candidatar-se até final de janeiro a uma das viaturas disponíveis.

A EDP, através da EDP Produção, volta a reforçar o apoio social nas regiões onde possui centros de produção de energia (incluindo territórios onde deixou de ter atividade), através da doação de viaturas de serviço. Esta iniciativa – cuja fase de candidaturas decorre até 31 de janeiro de 2023 através do site da EDP – dirige-se a qualquer instituição social e sem fins lucrativos localizada nesses municípios. As candidaturas serão avaliadas entre fevereiro e março 2023, estando prevista a divulgação dos resultados e entrega das viaturas no segundo trimestre do ano.

As entidades elegíveis para concorrer envolvem desde corporações de bombeiros, associações desportivas, recreativas e ambientalistas até misericórdias, instituições particulares de solidariedade social e autarquias, entre outras que cumpram os critérios de seleção. Entre esses critérios destacam-se uma reconhecida intervenção social e cívica na comunidade, não terem objetivos de lucro, terem a sua situação fiscal e na Segurança Social regularizada e não terem recebido viaturas nos últimos três anos, entre outras regras disponíveis para consulta no regulamento.

Cada instituição candidata só poderá receber uma viatura, devendo indicar a sua preferência entre as opções disponíveis. Estes veículos – de passageiros, comerciais, e pick up – contam com oito anos de atividade ou 200 mil quilómetros. Antes da entrega, as viaturas são totalmente renovadas e passam a ter uma nova utilização que beneficia a população onde se insere a entidade selecionada.

As regiões abrangidas por esta iniciativa de apoio social envolvem os municípios onde a empresa mantém centros de produção, mas também as zonas onde deixou de ter operação regular nos últimos anos. É o caso, por exemplo, de Sines, onde a EDP encerrou a atividade da central a carvão e mantém planos para converter essa localização num centro de produção de energia limpa (incluindo hidrogénio verde).

A doação de viaturas usadas às comunidades é, aliás, uma prática que a EDP promove há alguns anos, tendo como destinatários diferentes tipos de instituições sociais – desde 2016, a EDP já doou 27 viaturas a essas entidades, num valor estimado de 290 mil euros.

Esta ação é uma das várias iniciativas previstas no Plano de Investimento Social da EDP Produção no sentido de responder a necessidades identificadas junto das comunidades, como transporte de pessoas, distribuição de alimentos ou apoio na prevenção e combate de incêndios. O plano insere-se num dos cinco eixos de atuação do EDP Y.E.S. – You Empower Society, que reúne todos os projetos de impacto social do grupo EDP a uma escala global – além da intervenção junto das comunidades, atua ainda nas vertentes de energia, planeta, cultura e competências.

Como se candidatar à ‘Doação de Viaturas’

Quando: até 31 de janeiro de 2023
Onde
site da EDP – Programa de atribuição de Viaturas Usadas
Como: através de um formulário online, no mesmo site onde pode consultar o regulamento

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Desporto 8 Dezembro, 2025

Távora goleia e reforça liderança da 2.ª Divisão Distrital da AFVC

O Távora somou mais uma vitória expressiva na 2.ª divisão distrital da Associação de Futebol de Viana do Castelo, ao triunfar por 1-5 no reduto do Anais FC, este fim de semana, em jogo da 12.ª jornada. A equipa arcoense mantém-se firme no topo da tabela, agora com 30 pontos, reforçando o estatuto de líder isolado.

Desporto 8 Dezembro, 2025

Iúri Leitão vence Madison nos 6 Dias de Roterdão em parceria com Yoeri Havik

O ciclista vianense Iúri Leitão voltou a destacar-se no panorama internacional ao conquistar a vitória na prova de Madison dos 6 Dias de Roterdão, uma das competições mais emblemáticas e exigentes do ciclismo de pista. O atleta de Santa Marta de Portuzelo, Viana do Castelo, fez dupla com o neerlandês Yoeri Havik, atleta da casa, numa parceria que se revelou dominante ao longo de toda a prova.

Regional 8 Dezembro, 2025

Valença promove retiro micológico “Entre Fungos e Monges” na Quinta do Mosteiro de Sanfins

A Câmara Municipal de Valença vai realizar no próximo sábado, 13 de dezembro, a partir das 9h30, o retiro micológico “Entre Fungos e Monges”, na Quinta do Mosteiro de Sanfins.

Regional 8 Dezembro, 2025

Ponte de Lima avança com oito apartamentos de habitação colaborativa

A Câmara de Ponte de Lima abriu concurso público, no valor de 820 mil euros mais IVA, para transformar um edifício no centro da vila em oito apartamentos de habitação colaborativa. O projeto, financiado pelo PRR, terá um prazo de execução de 180 dias.

Internacional 8 Dezembro, 2025

Politécnico de Viana participa em workshop europeu sobre graus conjuntos

O Politécnico de Viana do Castelo marcou presença esta semana em Veneza, Itália, no primeiro workshop europeu dedicado à criação de orientações para novos graus conjuntos transnacionais. O encontro reuniu mais de 500 participantes, entre presenciais e online, e deu início a um ciclo de trabalho que se prolongará até 2028, envolvendo 73 alianças universitárias em toda a Europa.

Regional 8 Dezembro, 2025

Construção do novo Mercado de Viana do Castelo terá acompanhamento arqueológico

A Câmara de Viana do Castelo lançou um concurso público de 324.740 euros para serviços de arqueologia durante a construção do novo mercado municipal e a requalificação da sua envolvente. O prazo de execução do contrato é de 150 dias, e a entrega de propostas termina a 2 de janeiro de 2016.

Nacional 8 Dezembro, 2025

Viana do Castelo e todo o país parados na greve geral de quinta-feira

Trabalhadores de Viana do Castelo, de 15 distritos, Açores e Madeira vão participar na greve geral marcada para quinta-feira, 11 de dezembro, convocada pela CGTP e UGT contra a reforma da legislação laboral proposta pelo Governo.