Logo
Nacional

EDP vai doar viaturas a instituições sociais

22 Dezembro, 2022 | 11:22
Partilhar
Eduarda Alves
2 min. leitura

A EDP volta a reforçar o apoio social nas regiões onde possui centros de produção de energia (incluindo territórios onde deixou de ter atividade), através da doação de viaturas de serviço. Esta iniciativa promovida pela EDP Produção – cuja fase de candidaturas decorre até 31 de janeiro de 2023 através do site da EDP – dirige-se a qualquer instituição social e sem fins lucrativos localizada nesses municípios. Os veículos de serviço (passageiros, comerciais, e pick up) são totalmente renovadas antes da entrega e passam a ter uma nova utilização que beneficia a população onde se insere a entidade selecionada. A divulgação dos resultados e entrega das viaturas está prevista para o segundo trimestre do ano.

A iniciativa é aberta a todas as instituições sociais e sem fins lucrativos nas regiões onde a EDP possui centros de produção de energia. Interessados poderão candidatar-se até final de janeiro a uma das viaturas disponíveis.

A EDP, através da EDP Produção, volta a reforçar o apoio social nas regiões onde possui centros de produção de energia (incluindo territórios onde deixou de ter atividade), através da doação de viaturas de serviço. Esta iniciativa – cuja fase de candidaturas decorre até 31 de janeiro de 2023 através do site da EDP – dirige-se a qualquer instituição social e sem fins lucrativos localizada nesses municípios. As candidaturas serão avaliadas entre fevereiro e março 2023, estando prevista a divulgação dos resultados e entrega das viaturas no segundo trimestre do ano.

As entidades elegíveis para concorrer envolvem desde corporações de bombeiros, associações desportivas, recreativas e ambientalistas até misericórdias, instituições particulares de solidariedade social e autarquias, entre outras que cumpram os critérios de seleção. Entre esses critérios destacam-se uma reconhecida intervenção social e cívica na comunidade, não terem objetivos de lucro, terem a sua situação fiscal e na Segurança Social regularizada e não terem recebido viaturas nos últimos três anos, entre outras regras disponíveis para consulta no regulamento.

Cada instituição candidata só poderá receber uma viatura, devendo indicar a sua preferência entre as opções disponíveis. Estes veículos – de passageiros, comerciais, e pick up – contam com oito anos de atividade ou 200 mil quilómetros. Antes da entrega, as viaturas são totalmente renovadas e passam a ter uma nova utilização que beneficia a população onde se insere a entidade selecionada.

As regiões abrangidas por esta iniciativa de apoio social envolvem os municípios onde a empresa mantém centros de produção, mas também as zonas onde deixou de ter operação regular nos últimos anos. É o caso, por exemplo, de Sines, onde a EDP encerrou a atividade da central a carvão e mantém planos para converter essa localização num centro de produção de energia limpa (incluindo hidrogénio verde).

A doação de viaturas usadas às comunidades é, aliás, uma prática que a EDP promove há alguns anos, tendo como destinatários diferentes tipos de instituições sociais – desde 2016, a EDP já doou 27 viaturas a essas entidades, num valor estimado de 290 mil euros.

Esta ação é uma das várias iniciativas previstas no Plano de Investimento Social da EDP Produção no sentido de responder a necessidades identificadas junto das comunidades, como transporte de pessoas, distribuição de alimentos ou apoio na prevenção e combate de incêndios. O plano insere-se num dos cinco eixos de atuação do EDP Y.E.S. – You Empower Society, que reúne todos os projetos de impacto social do grupo EDP a uma escala global – além da intervenção junto das comunidades, atua ainda nas vertentes de energia, planeta, cultura e competências.

Como se candidatar à ‘Doação de Viaturas’

Quando: até 31 de janeiro de 2023
Onde
site da EDP – Programa de atribuição de Viaturas Usadas
Como: através de um formulário online, no mesmo site onde pode consultar o regulamento

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Música 2 Dezembro, 2025

Lote of Christmas realiza-se já esta sexta-feira no Club Lote 5

É já esta sexta-feira que o Club Lote 5 recebe o Lote of Christmas, um evento produzido em parceria com a Anémona Sonora.

Regional 2 Dezembro, 2025

Monção lança “Férias Fora de Portas” para crianças durante o Natal

O Município de Monção volta a promover a iniciativa “Férias Fora de Portas”, destinada a crianças da Educação Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico residentes no concelho. O programa de ocupação de tempos livres decorre durante as férias de Natal, oferecendo atividades lúdicas e educativas.

Cultura 2 Dezembro, 2025

Artista vianense conquista primeiro prémio na Bienal do Eixo Atlântico

O docente da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Viana do Castelo, Acácio Viegas, venceu o Primeiro Prémio da XV Bienal de Pintura do Eixo Atlântico com a obra “Sobre a liberdade de Ser”.

Regional 2 Dezembro, 2025

Monção: Dario Ribeiro apresenta “Fados e Baladas de Coimbra” no Cineteatro João Verde

O Cineteatro João Verde, em Monção, recebe no próximo dia 5 de dezembro o espetáculo “Fados e Baladas de Coimbra – Dario Ribeiro”, um concerto que promete celebrar a música portuguesa através da força e da sensibilidade do fado coimbrão.

Regional 2 Dezembro, 2025

Pastoral do Ensino Superior de Viana do Castelo inaugura “Gabinete de Escuta”

A partir de quinta-feira, 4 de dezembro, o Departamento Diocesano da Pastoral do Ensino Superior de Viana do Castelo inaugura um “Gabinete de Escuta” na Escola Superior de Saúde (ESS) do IPVC, em Viana do Castelo.

Regional 2 Dezembro, 2025

Ponte de Lima lança 16.ª edição do Curso Básico de Internet para Adultos

O Município de Ponte de Lima abriu as inscrições para a 16.ª edição do Curso Básico de Internet para Adultos, uma iniciativa integrada no Serviço de Infoliteracia que visa promover a literacia digital junto da população adulta do concelho. O programa é gratuito e dirigido a todos os munícipes interessados em adquirir ou reforçar competências essenciais no uso da internet e das novas tecnologias.

Nacional 2 Dezembro, 2025

Pedro Pimpão apresenta candidatura à ANMP no congresso de dezembro em Viana do Castelo

Viana do Castelo será o centro das atenções do poder local nos dias 13 e 14 de dezembro, ao receber o congresso eletivo da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), onde será escolhida a nova liderança da organização. É neste cenário que o presidente da Câmara de Pombal, Pedro Pimpão, avança como candidato à presidência da associação.