Logo
Nacional

EDP vai doar viaturas a instituições sociais

22 Dezembro, 2022 | 11:22
Partilhar
Eduarda Alves
2 min. leitura

A EDP volta a reforçar o apoio social nas regiões onde possui centros de produção de energia (incluindo territórios onde deixou de ter atividade), através da doação de viaturas de serviço. Esta iniciativa promovida pela EDP Produção – cuja fase de candidaturas decorre até 31 de janeiro de 2023 através do site da EDP – dirige-se a qualquer instituição social e sem fins lucrativos localizada nesses municípios. Os veículos de serviço (passageiros, comerciais, e pick up) são totalmente renovadas antes da entrega e passam a ter uma nova utilização que beneficia a população onde se insere a entidade selecionada. A divulgação dos resultados e entrega das viaturas está prevista para o segundo trimestre do ano.

A iniciativa é aberta a todas as instituições sociais e sem fins lucrativos nas regiões onde a EDP possui centros de produção de energia. Interessados poderão candidatar-se até final de janeiro a uma das viaturas disponíveis.

A EDP, através da EDP Produção, volta a reforçar o apoio social nas regiões onde possui centros de produção de energia (incluindo territórios onde deixou de ter atividade), através da doação de viaturas de serviço. Esta iniciativa – cuja fase de candidaturas decorre até 31 de janeiro de 2023 através do site da EDP – dirige-se a qualquer instituição social e sem fins lucrativos localizada nesses municípios. As candidaturas serão avaliadas entre fevereiro e março 2023, estando prevista a divulgação dos resultados e entrega das viaturas no segundo trimestre do ano.

As entidades elegíveis para concorrer envolvem desde corporações de bombeiros, associações desportivas, recreativas e ambientalistas até misericórdias, instituições particulares de solidariedade social e autarquias, entre outras que cumpram os critérios de seleção. Entre esses critérios destacam-se uma reconhecida intervenção social e cívica na comunidade, não terem objetivos de lucro, terem a sua situação fiscal e na Segurança Social regularizada e não terem recebido viaturas nos últimos três anos, entre outras regras disponíveis para consulta no regulamento.

Cada instituição candidata só poderá receber uma viatura, devendo indicar a sua preferência entre as opções disponíveis. Estes veículos – de passageiros, comerciais, e pick up – contam com oito anos de atividade ou 200 mil quilómetros. Antes da entrega, as viaturas são totalmente renovadas e passam a ter uma nova utilização que beneficia a população onde se insere a entidade selecionada.

As regiões abrangidas por esta iniciativa de apoio social envolvem os municípios onde a empresa mantém centros de produção, mas também as zonas onde deixou de ter operação regular nos últimos anos. É o caso, por exemplo, de Sines, onde a EDP encerrou a atividade da central a carvão e mantém planos para converter essa localização num centro de produção de energia limpa (incluindo hidrogénio verde).

A doação de viaturas usadas às comunidades é, aliás, uma prática que a EDP promove há alguns anos, tendo como destinatários diferentes tipos de instituições sociais – desde 2016, a EDP já doou 27 viaturas a essas entidades, num valor estimado de 290 mil euros.

Esta ação é uma das várias iniciativas previstas no Plano de Investimento Social da EDP Produção no sentido de responder a necessidades identificadas junto das comunidades, como transporte de pessoas, distribuição de alimentos ou apoio na prevenção e combate de incêndios. O plano insere-se num dos cinco eixos de atuação do EDP Y.E.S. – You Empower Society, que reúne todos os projetos de impacto social do grupo EDP a uma escala global – além da intervenção junto das comunidades, atua ainda nas vertentes de energia, planeta, cultura e competências.

Como se candidatar à ‘Doação de Viaturas’

Quando: até 31 de janeiro de 2023
Onde
site da EDP – Programa de atribuição de Viaturas Usadas
Como: através de um formulário online, no mesmo site onde pode consultar o regulamento

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Nacional 8 Fevereiro, 2026

António José Seguro eleito Presidente da República

António José Seguro foi eleito este domingo Presidente da República, após vencer a segunda volta das eleições presidenciais de 2026 frente a André Ventura. O candidato socialista alcançou cerca de dois terços dos votos expressos, confirmando uma vitória expressiva a nível nacional.

Nacional 8 Fevereiro, 2026

Seguro vence com larga margem em Viana do Castelo

No distrito de Viana do Castelo, António José Seguro venceu de forma clara a segunda volta das eleições presidenciais, realizadas este domingo, reforçando a vantagem que obteve a nível nacional frente a André Ventura.

Desporto 8 Fevereiro, 2026

Portugal é vice-campeão europeu de futsal após derrota frente à Espanha

A seleção portuguesa de futsal falhou o sonho do tricampeonato europeu, ao perder por 5-3 frente à Espanha na final do Campeonato da Europa, disputada em Liubliana.

Regional 8 Fevereiro, 2026

Câmara de Vila Nova de Cerveira abre concurso para concessão do Bar da Lenta

Está aberto o concurso público para a concessão do Bar da Lenta, localizado na Praia Fluvial da Lenta, espaço destinado à instalação de um estabelecimento de bebidas com capacidade para 72 pessoas. O prazo para apresentação de propostas decorre até às 16h00 do dia 27 de fevereiro.

Opinião 8 Fevereiro, 2026

OPINIÃO: Anemia: Um problema de saúde pública que não podemos ignorar

A anemia afeta cerca de 2 biliões de pessoas em todo o mundo, sendo mais frequente em crianças, mulheres e idosos. Trata-se de um importante problema de saúde pública, com impacto significativo na qualidade de vida e na saúde geral.

Cultura 8 Fevereiro, 2026

Morreu Tomé Moreira, figura histórica do Grupo Folclórico de Carreço

O Grupo Folclórico e Cultural Danças e Cantares de Carreço (GFCDCC) anunciou o falecimento de Tomé Moreira, um dos seus fundadores e figura histórica do grupo.

Regional 8 Fevereiro, 2026

Câmara de Viana promove sessão de esclarecimento sobre procedimentos urbanísticos junto das juntas de freguesia

A Câmara Municipal de Viana do Castelo, através do Gabinete de Coesão Territorial, realizou uma sessão de esclarecimento destinada a todas as Juntas de Freguesia do concelho, com o objetivo de clarificar os procedimentos urbanísticos a adotar em futuras obras.