Os edifícios da antiga escola primária e do infantário da freguesia de Mentrestido, em Vila Nova de Cerveira, foram transformados num espaço de experiências de turismo de aldeia dedicado às artes e ofícios do linho, lã e crochet e à gastronomia associada ao “bolo no tacho”. Os espaços já foram inaugurados.
“Este projeto é um claro exemplo do que se pretende para o concelho e da política de proximidade adotada por este executivo. Estamos a promover a cultura de Mentrestido”, referiu o presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, Rui Teixeira, durante a cerimónia de inauguração.
O espaço polivalente, que será gerido pela Junta de Freguesia de Mentrestido, resulta da requalificação profunda dos edifícios da antiga escola primária e do infantário daquela localidade, e que passa a acolher experiências de turismo de aldeia dedicado às artes e ofícios do linho, lã e crochet e à gastronomia associada ao “bolo no tacho”, bem como o serviço de atendimento médico da freguesia – SNS 24, atualmente a funcionar numa sala da sede da junta de freguesia.
“A salvaguarda da identidade local, através da dinamização de atividades intergeracionais que possam contribuir para uma transmissão de conhecimentos e de experiências de geração em geração acarreta um valor incalculável”, referiu ainda Rui Teixeira.

A 21.ª jornada da Primeira Divisão da Associação de Futebol de Viana do Castelo trouxe emoção e resultados importantes na luta pelo topo da tabela.
A 22.ª jornada da Segunda Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, ficou marcada por goleadas, com o Távora a reforçar a liderança com 52 pontos após derrota do Raianos, que perdeu terreno para o líder.
O jogo da 4.ª jornada da fase final do Campeonato Nacional 1 (CN1), disputado no Estádio Municipal de Arcos de Valdevez, terminou com uma forte polémica entre o Clube de Rugby de Setúbal e o CRAV — Clube de Rugby de Arcos de Valdevez.
O Ministério da Cultura, Juventude e Desporto vai avançar com um levantamento nacional de espaços que possam ser adaptados à exibição cinematográfica, com o objetivo de reforçar a rede de salas, sobretudo nos concelhos onde a oferta é mais reduzida.
A fronteira entre a Galiza e o Norte de Portugal vai ganhar um Ponto de Coordenação Transfronteiriço permanente. O objetivo do projeto Ponte_Para_Nos, aprovado pela Comissão Europeia, é identificar e resolver obstáculos legais e administrativos que ainda dificultam a cooperação entre os dois territórios.
A tradição do Carnaval voltou a encher de cor e alegria o concelho, com a participação de cerca de 130 utentes das instituições de solidariedade social (IPSS) locais, que se reuniram esta quarta-feira no Parque de Lazer do Castelinho.
O SC Vianense venceu, na manhã deste domingo, no terreno da Associação Desportiva do Machico, por 2-3, em partida a contar para a 19.ª jornada da Série A do Campeonato de Portugal.