Nos dias 16 e 17 de setembro, o Viana Motor Clube, com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo, leva a cabo mais uma Edição da Rampa de St.a Luzia em formato Revival.
No sábado, dia 16 de setembro, o dia será dedicado aos automóveis Clássicos e Pré-Clássicos Desportivos, como já é habitual e no domingo é destinado aos Desportivos Contemporâneos e de Competição.
Na Edição de comemoração do 25º Aniversário do Viana Motor Clube, foram mais de 400 inscritos, ultrapassando número de inscrições disponíveis, levando a organização a recusar a participação de muitos interessados.
Além das habituais subidas “Revival”, vai ser possível apreciar as exposições dos Clássicos e Desportivos dos vários Clubes Convidados, que estarão aparcados na rua Alves Cerqueira e que farão os seus desfiles na Rampa de St.a Luzia durante o fim de semana.
Também na rua Alves Cerqueira estará o Espaço da Til Motorsport, Patrocinador Oficial da Rampa de Santa Luzia, que trará a Viana vários dos seu modelos Super Desportivos para exposição, assim como a novidade da presença de um Simulador onde será possível experimentar a Rampa, em formato virtual.
Uma das séries que tem despertado um crescente interesse é a Ladies Serie, destinada a
condutoras femininas, este ano com 20 participantes inscritas e que acontecerá no sábado, a partir das 14h30.
Ainda no sábado de manhã em colaboração com a ACAPO, acontece um desfile onde 25 pessoas com deficiência visual serão transportados a bordo de carros descapotáveis para que sintam as sensações de fazer a Rampa Santa Luzia e todo o seu ambiente envolvente.
De notar a crescente presença de participantes vindos da vizinha Galiza nas diferentes Séries, representando cerca de metade dos carros presentes.
Para garantir a segurança do evento, além da presença dos Bombeiros Voluntários e da equipa Médica do Hospital Particular de Viana do Castelo, também há o reforço de meios através da presença dos Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo, sob orientação da Polícia de Segurança Pública.
A Rampa de St.a Luzia é um evento sem qualquer tipo de cronometragem ou competição, cujo objetivo é proporcionar ao público as sensações que se viveram outrora na épica Rampa.

Sábado, 16 de Setembro
10:00h – 1ª Subida Tourist Serie (3 subidas)
12:30h – Chegada dos Participantes ao Centro de Viana do Castelo
14:30h – 1ª Subida Ladies Serie (3 subidas)
14:45h – 1ª Subida Sports & Classics Serie (3 subidas)
18:00h – Chegada dos Participantes ao Centro de Viana do Castelo
Domingo, 17 de Setembro
10:00h – 1ª Subida Club Serie (3 subidas)
12:30h – Chegada dos Participantes ao Centro de Viana do Castelo
14:30h – 1ª Racing Serie (3 subidas)
18:00h – Chegada dos Participantes ao Centro de Viana do Castelo
O evento Rampa de St.a Luzia é uma organização do Viana Motor Clube, com colaboração da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Confraria de Santa Luzia, Hospital Particular de Viana do Castelo e Til Motorsport/Patrocinador Oficial.
Fotografia: Tiago Pereira
No âmbito das comemorações dos 900 anos da fundação da vila de Ponte de Lima, o Centro de Interpretação do Território (CIT) organiza, no próximo dia 24 de janeiro, às 14h00, um atelier dedicado à confeção artesanal da broa de milho, em forno antigo a lenha.
A Juventude Viana entra em ação esta noite, recebendo o Termas OC às 21h30, no Pavilhão José Natário, em jogo da 13.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de hóquei em patins.
O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) e a SEDES – Associação para o Desenvolvimento Económico e Social assinaram um protocolo de colaboração com o objetivo de reforçar a ligação entre investigação académica, políticas públicas e desenvolvimento sustentável no Alto Minho.
O Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana realizou, esta semana, uma sessão especial no âmbito das suas Oficinas Regulares de Teatro, substituindo o trabalho habitual de palco por um momento de conversa e reflexão entre os participantes.
O futsal feminino do Alto Minho entra hoje na 3.ª eliminatória da Taça de Portugal, com dois jogos de destaque.
Viana do Castelo vai receber, no próximo 19 de fevereiro, uma sessão do ciclo nacional “Tratar o Cancro por Tu”, iniciativa do IPATIMUP – Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto que pretende aproximar cientistas e cidadãos e esclarecer mitos sobre o cancro, uma doença que hoje é cada vez mais controlável. Segundo o investigador Manuel Sobrinho Simões, dois terços das pessoas diagnosticadas com cancro já não morrem da doença.
Está patente ao público, na Sala Dr. Francisco Sampaio (Piso 0) do Museu do Traje, a emblemática pintura “Tipo Minhoto – Les Yeux Rieurs”, de Henrique Medina, uma obra a óleo sobre tela datada de 1959.