Arcos de Valdevez assinalou o início da primavera, o Dia Mundial da Água e o Dia Mundial da Árvore e das Florestas, com a inauguração de um novo espaço emblemático de convívio, bem-estar e lazer no concelho, o "Ecoparque do Vez".
Segundo o presidente da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, João Manuel Esteves, “este investimento chama atenção para aquilo que é absolutamente essencial, o nosso património natural. E também para a relação entre o homem e a natureza, que tem de ser criada em equilíbrio para que possamos perspectivar o futuro e o desenvolvimento de Arcos de Valdevez que preconizamos, que é a construção de um futuro com desenvolvimento sustentável”.
Este espaço tem uma área de 7600 m2, e uma localização privilegiada junto à margem do Rio Vez, interligando dois espaços com identidade em Arcos de Valdevez: a praia Fluvial da Valeta e o Campo do Trasladário. Este espaço multifuncional, que integra a Ecovia do Vez, pretende ser dinamizador da atividade desportiva, cultural e turística no concelho, através do acolhimento de eventos e iniciativas.
João Manuel Esteves destacou ainda “que este é um espaço de convívio, bem-estar e lazer para todos, para os que cá vivem e para os que nos visitam”.
O autarca agradeceu, o trabalho, o envolvimento e a participação do Centro de Ciência Viva dos Arcos/Oficinas de Criatividade Himalaya, do Agrupamento de Escolas de Valdevez, da Epralima – Escola Profissional do Alto Lima, do IPVC – Instituto Politécnico de Viana do Castelo, dos Bombeiros Voluntários de Arcos de Valdevez e da GNR, na iniciativa “Viva o Vez” e na inauguração deste novo espaço de convívio, bem-estar e lazer.
O “Ecoparque do Vez” é um investimento municipal a pensar bem-estar e lazer dos arcuenses e visitantes, que potencia o convívio de gerações, o desporto e a cultura ao ar livre e o contacto com a natureza, e reforça a atratividade e a economia em Arcos de Valdevez.
Esta obra com recurso a fundos comunitários integra a Operação NORTE-04-2316-FEDER-000352 | Reabilitação do Espaço Público do Centro Histórico – 3º Fase (Rua Félix Alves Pereira / Arcos de Valdevez), cofinanciada pelo FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, Programa Operacional NORTE2020 – Eixo Prioritário 4 – Qualidade Ambiental e com um Investimento Elegível de 1.315.744,31 euros e Comparticipação Comunitária de 1.002.410,25 euros.


Caminha assinala hoje, dia 4 de fevereiro, o Dia Mundial do Cancro, com uma iniciativa promovida no âmbito da Operação Nariz Vermelho. O evento tem lugar às 19h00 no Edifício Paços do Concelho, na Praça Conselheiro Silva Torres.
A Nortaluga, empresa sediada na Zona Industrial do Neiva, 2ª fase, em São Romão do Neiva, Viana do Castelo, reforça o seu compromisso com as comunidades afetadas pela Tempestade Kristin. A empresa manifesta total solidariedade a famílias, empresas e instituições impactadas por esta intempérie.
O projeto “Nadar em Família”, promovido pelo Município de Viana do Castelo, celebrou no fim de semana três anos de existência, consolidando-se como uma iniciativa de referência para a prática de atividades aquáticas em família.
A PSP deteve, na última semana, três homens por condução de veículos sem habilitação legal, numa ação de prevenção e combate à criminalidade que decorreu entre 25 de janeiro e 1 de fevereiro.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo colocou em discussão pública a alteração do Plano de Urbanização da Cidade de Viana do Castelo (PUCVC), na sequência da deliberação do executivo municipal realizada a 22 de dezembro de 2025.
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) mantém o alerta para risco de inundações urbanas, cheias, derrocadas e acidentes em zonas costeiras, devido à passagem da depressão Leonardo por Portugal continental.
O presidente da Câmara de Viana do Castelo, Luís Nobre, assegurou que fará “tudo ao seu alcance” para que o cinema continue a existir no concelho e no distrito, face ao encerramento das salas da Cineplace.