Logo
Regional

Ecoparque do Vez é um “espaço de convívio, bem-estar e lazer para todos”

27 Março, 2024 | 10:20
Partilhar
Viana TV
1 min. leitura

Arcos de Valdevez assinalou o início da primavera, o Dia Mundial da Água e o Dia Mundial da Árvore e das Florestas, com a inauguração de um novo espaço emblemático de convívio, bem-estar e lazer no concelho, o "Ecoparque do Vez".

Segundo o presidente da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, João Manuel Esteves, “este investimento chama atenção para aquilo que é absolutamente essencial, o nosso património natural. E também para a relação entre o homem e a natureza, que tem de ser criada em equilíbrio para que possamos perspectivar o futuro e o desenvolvimento de Arcos de Valdevez que preconizamos, que é a construção de um futuro com desenvolvimento sustentável”.

Este espaço tem uma área de 7600 m2, e uma localização privilegiada junto à margem do Rio Vez, interligando dois espaços com identidade em Arcos de Valdevez: a praia Fluvial da Valeta e o Campo do Trasladário. Este espaço multifuncional, que integra a Ecovia do Vez, pretende ser dinamizador da atividade desportiva, cultural e turística no concelho, através do acolhimento de eventos e iniciativas.

João Manuel Esteves destacou ainda “que este é um espaço de convívio, bem-estar e lazer para todos, para os que cá vivem e para os que nos visitam”.

O autarca agradeceu, o trabalho, o envolvimento e a participação do Centro de Ciência Viva dos Arcos/Oficinas de Criatividade Himalaya, do Agrupamento de Escolas de Valdevez, da Epralima – Escola Profissional do Alto Lima, do IPVC – Instituto Politécnico de Viana do Castelo, dos Bombeiros Voluntários de Arcos de Valdevez e da GNR, na iniciativa “Viva o Vez” e na inauguração deste novo espaço de convívio, bem-estar e lazer.

O “Ecoparque do Vez” é um investimento municipal a pensar bem-estar e lazer dos arcuenses e visitantes, que potencia o convívio de gerações, o desporto e a cultura ao ar livre e o contacto com a natureza, e reforça a atratividade e a economia em Arcos de Valdevez.

Esta obra com recurso a fundos comunitários integra a Operação NORTE-04-2316-FEDER-000352 | Reabilitação do Espaço Público do Centro Histórico – 3º Fase (Rua Félix Alves Pereira / Arcos de Valdevez), cofinanciada pelo FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, Programa Operacional NORTE2020 – Eixo Prioritário 4 – Qualidade Ambiental e com um Investimento Elegível de 1.315.744,31 euros e Comparticipação Comunitária de 1.002.410,25 euros.

Pode ser uma imagem de 12 pessoas
Nenhuma descrição de foto disponível.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 15 Maio, 2025

Navios da Marinha atracados em Viana do Castelo receberam cerca de 5 mil pessoas no primeiro dia de visitas

Cerca de cinco mil pessoas visitaram os navios da Marinha Portuguesa, na terça-feira, 14 de maio.

Internacional 15 Maio, 2025

Espanha espera nova ligação elétrica entre Galiza e norte de Portugal em funcionamento este ano

O Governo de Espanha espera que a nova ligação elétrica entre a Galiza e o norte de Portugal entre em funcionamento no final deste ano, disse a ministra com a tutela da energia, Sara Aagesen.

Regional 15 Maio, 2025

Fim de Semana Gastronómico da Posta Barrosã decorre de 16 a 18 de maio

Os melhores sabores do Minho estarão à mesa em Ponte da Barca entre os dias 16 e 18 de maio, no Fim de Semana Gastronómico da Posta Barrosã.

Regional 15 Maio, 2025

“Última Esperança” em Monção

No próximo dia 24 de Maio, às 21:30h, chega pela primeira vez a Monção, aos palcos do Cineteatro João Verde o FITEI (Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica), com apresentação do espetáculo “Última Esperança”, do Coletivo Cuerpo Sur.

Regional 15 Maio, 2025

Parque eólico ‘offshore’ ao largo de Viana do Castelo abriga 270 espécies

Estudos ambientais realizados pela Ocean Winds concluíram que, em cinco anos de funcionamento, o parque eólico ‘offshore’ flutuante instalado ao largo de Viana do Castelo está a ter “um efeito reserva” de biodiversidade, tendo sido identificadas 270 espécies.

Nacional 15 Maio, 2025

Jovens profissionais de saúde exigem um entendimento estrutural

Foi com as preocupações para o setor como pano de fundo que a Plataforma de Jovens Profissionais de Saúde e o Conselho Nacional de Juventude promoveram, na terça-feira, o Debate da Saúde, na sede da Associação Nacional das Farmácias, desafiando os partidos com assento parlamentar a posicionarem-se sobre as os dados apresentados no mês de abril, na sua Convenção Nacional, que indicava, entre outros dados, que apenas 10% dos profissionais sente que tem as condições necessárias para exercer no país.

Nacional 15 Maio, 2025

GNR reforça capacidade operacional com entrega de 36 novas viaturas

A Guarda Nacional Republicana (GNR), no âmbito da Lei de Programação de Infraestruturas e Equipamentos das Forças e Serviços de Segurança (LPIEFSS), efetivou a entrega de 36 viaturas nas instalações da Escola da Guarda (EG), em Queluz.