O ecoparque que resultou da requalificação de 7.600 metros quadrados nas margens do rio Vez, em Arcos de Valdevez, num investimento de mais de 1,3 milhões de euros, abre ao público na quinta-feira, foi hoje divulgado.
Em comunicado, a Câmara de Arcos de Valdevez, no distrito de Viana do Castelo, adiantou que “o novo espaço de lazer, para uso público, interliga dois importantes locais do concelho, a praia fluvial da Valeta e o Campo do Trasladário”.
“O ecoparque do Vez é um investimento na requalificação de um espaço para lazer e bem-estar dos arcuenses e visitantes que potencia o convívio de gerações, o desporto e a cultura ao ar livre e o contacto com a natureza, e aumenta a atratividade de Arcos de Valdevez”, afirma o presidente da Câmara, João Manuel Esteves, citado na nota da autarquia.
O “novo espaço lúdico e de percurso pedonal integra a ecovia do Vez e pretende ser dinamizador da atividade desportiva, cultural e turística no concelho, através do acolhimento de eventos e iniciativas”.
O espaço desenvolve-se na margem direita do rio Vez, desde o parque de estacionamento do Largo do Cristina até ao Campo do Trasladário.
A empreitada deu continuidade à requalificação das margens ribeirinhas, “criando mais espaços lúdicos e percursos pedonais, complementando ao mesmo tempo os percursos da ecovia”.
A obra foi cofinanciada pelo FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, Programa Operacional Norte 2020.

Ângela Pereira, jovem de 23 anos natural de Viana do Castelo, faleceu na manhã desta quinta-feira, Dia de Natal, no Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto. A sua história tinha comovido milhares de pessoas nos últimos dias, após um apelo urgente por apoio médico partilhado nas redes sociais.
O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, marcou presença na tradição do “Viana Moscatel e Banana”, mais conhecido como Bananeiro, e não hesitou em servir alguns copos de moscatel aos milhares de vianenses e visitantes que encheram a Praça da República na tarde desta quarta-feira, véspera de Natal.
Para a grande maioria dos cristãos, o natal significa o nascimento de Jesus. Assim sendo, colocar o presépio por debaixo da árvore de natal é uma das tradições de natal mais comuns. O mesmo recria o nascimento do menino jesus num estábulo.
Hoje assinalam-se 25 anos desde o encalhe do navio de carga Coral Bulker à entrada do porto de Viana do Castelo, um dos maiores acidentes marítimos da costa norte portuguesa.
Reza a lenda, que há muitos muitos anos, um homem da nobreza, muito desgostoso pela morte da sua mulher, terá gasto todo o seu dinheiro, deixando as suas 3 filhas sem nada.
A poucas horas do Natal e a escassos dias do final de mais um ano, agradecemos a todos pela confiança na Viana TV. Continuamos a ter "Uma nova forma de ver Viana do Castelo".
Embora não seja muito comum nas grandes cidades as famílias com filhos pequenos saírem à rua depois da meia noite, em muitas aldeias de norte a sul do país, a missa do galo continua a ser uma tradição inquebrável.