O ecoparque que resultou da requalificação de 7.600 metros quadrados nas margens do rio Vez, em Arcos de Valdevez, num investimento de mais de 1,3 milhões de euros, abre ao público na quinta-feira, foi hoje divulgado.
Em comunicado, a Câmara de Arcos de Valdevez, no distrito de Viana do Castelo, adiantou que “o novo espaço de lazer, para uso público, interliga dois importantes locais do concelho, a praia fluvial da Valeta e o Campo do Trasladário”.
“O ecoparque do Vez é um investimento na requalificação de um espaço para lazer e bem-estar dos arcuenses e visitantes que potencia o convívio de gerações, o desporto e a cultura ao ar livre e o contacto com a natureza, e aumenta a atratividade de Arcos de Valdevez”, afirma o presidente da Câmara, João Manuel Esteves, citado na nota da autarquia.
O “novo espaço lúdico e de percurso pedonal integra a ecovia do Vez e pretende ser dinamizador da atividade desportiva, cultural e turística no concelho, através do acolhimento de eventos e iniciativas”.
O espaço desenvolve-se na margem direita do rio Vez, desde o parque de estacionamento do Largo do Cristina até ao Campo do Trasladário.
A empreitada deu continuidade à requalificação das margens ribeirinhas, “criando mais espaços lúdicos e percursos pedonais, complementando ao mesmo tempo os percursos da ecovia”.
A obra foi cofinanciada pelo FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, Programa Operacional Norte 2020.

A banda vianense Jarojupe realiza hoje, sexta-feira, 19 de dezembro, um concerto acústico nos Paços do Concelho de Viana do Castelo, com início marcado para as 18h00, no âmbito da programação de animação de Natal promovida pelo município.
A Viana TV vai assinalar a quadra festiva com um programa especial de Natal, a transmitir em direto da Praça da República, em Viana do Castelo, esta sexta-feira, 19 de dezembro, entre as 16h00 e as 18h00.
O humorista vianense Hugo Soares vai apresentar o seu mais recente espetáculo de stand-up comedy, “em Honra de”, em várias freguesias do concelho de Viana do Castelo. A iniciativa conta já com 12 datas agendadas em 12 freguesias diferentes, sendo o primeiro espetáculo marcado para 3 de janeiro, no Centro Cultural de Outeiro.
A árbitra Filipa Cunha, filiada na Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC), foi promovida à Primeira Categoria de Arbitragem da UEFA, por decisão do Comité de Arbitragem do organismo europeu. A promoção entra em vigor a partir de 1 de janeiro de 2026.
A freguesia de Miranda, em Arcos de Valdevez, voltou a acolher, no primeiro fim de semana de dezembro, a tradicional matança do porco, organizada pela Associação Cultural, Recreativa e Desportiva local. A iniciativa, em vigor desde 2016, procura manter viva uma prática histórica da comunidade rural e reforçar os laços familiares e comunitários.
Portugal saiu vitorioso das negociações europeias sobre as quotas de pesca para 2026, garantindo resultados que trazem estabilidade e previsibilidade para os pescadores nacionais. O destaque vai para o bacalhau, com mais 800 toneladas asseguradas nos grandes bancos da Terra Nova, no Canadá.
A Câmara Municipal de Ponte de Lima aprovou um aumento de 25% nos apoios financeiros destinados às Juntas de Freguesia do concelho.