O ecoparque que resultou da requalificação de 7.600 metros quadrados nas margens do rio Vez, em Arcos de Valdevez, num investimento de mais de 1,3 milhões de euros, abre ao público na quinta-feira, foi hoje divulgado.
Em comunicado, a Câmara de Arcos de Valdevez, no distrito de Viana do Castelo, adiantou que “o novo espaço de lazer, para uso público, interliga dois importantes locais do concelho, a praia fluvial da Valeta e o Campo do Trasladário”.
“O ecoparque do Vez é um investimento na requalificação de um espaço para lazer e bem-estar dos arcuenses e visitantes que potencia o convívio de gerações, o desporto e a cultura ao ar livre e o contacto com a natureza, e aumenta a atratividade de Arcos de Valdevez”, afirma o presidente da Câmara, João Manuel Esteves, citado na nota da autarquia.
O “novo espaço lúdico e de percurso pedonal integra a ecovia do Vez e pretende ser dinamizador da atividade desportiva, cultural e turística no concelho, através do acolhimento de eventos e iniciativas”.
O espaço desenvolve-se na margem direita do rio Vez, desde o parque de estacionamento do Largo do Cristina até ao Campo do Trasladário.
A empreitada deu continuidade à requalificação das margens ribeirinhas, “criando mais espaços lúdicos e percursos pedonais, complementando ao mesmo tempo os percursos da ecovia”.
A obra foi cofinanciada pelo FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, Programa Operacional Norte 2020.

Assinala-se este sábado, 31 de janeiro, o 28.º aniversário do resgate e da chegada do Navio Hospital Gil Eannes a Viana do Castelo, um momento marcante da história recente da cidade e um exemplo notável de mobilização cívica em defesa do património marítimo.
A apresentadora de televisão portuguesa Teresa Guilherme estará em Viana do Castelo, no Teatro Sá de Miranda, este sábado, 31 de janeiro, para apresentar o espetáculo de teatro “As Vaginas e Eu – Tudo o que ficou por dizer”.
O Alto Minho volta a ser palco de formação internacional na gestão do fogo controlado com o European TREX 2026, que decorre de 30 de janeiro a 6 de fevereiro, em Paredes de Coura.
As baixas temperaturas e a elevada humidade características do inverno podem comprometer o bem-estar de cães e gatos, sobretudo dos animais de pequeno porte, de pelo curto e seniores. O alerta é deixado por Elena Díaz, médica veterinária da Kivet, que sublinha a importância de pequenos cuidados diários para prevenir problemas de saúde nesta altura do ano.
São Tomé e Príncipe acolheu o lançamento do projeto +COESÃO, uma iniciativa do Politécnico de Viana do Castelo que visa reforçar a qualidade do ensino superior, capacitar docentes e aproximar a formação académica das necessidades reais do país.
A freguesia de Carreço acolhe este sábado, 31 de janeiro, a primeira edição do evento “Ecos de Janeiro”, uma iniciativa dedicada à preservação e valorização do Cantar dos Reis, tradição do património imaterial português.
A Juventude Viana recebe este sábado, às 21h30, a Académica de Coimbra, em jogo da 15.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de hóquei em patins, no Pavilhão José Natário.