Logo
Nacional

Economia do setor da água debatida em Viana do Castelo

6 Novembro, 2024 | 14:25
Partilhar
Pedro Xavier
1 min. leitura

O estudo “Água e Saneamento em Portugal – O Mercado e os Preços  2024”, desenvolvido pela Comissão Especializada de Legislação e Economia da APDA, vai ser  apresentado no colóquio “A Economia do Setor da Água – Realidade e Planeamento”, que tem  lugar no Forte de Santiago da Barra, em Viana do Castelo, já esta quinta-feira, 7 de  novembro. A Sessão de Abertura do evento vai ser presidida por Emídio Sousa, Secretário de  Estado do Ambiente. 

O estudo em questão é realizado de dois em dois anos, permitindo manter uma lógica analítica  e prospetiva dos serviços de Água e Saneamento. Proporciona, igualmente, uma leitura  evolutiva do setor, persistindo na caracterização das entidades gestoras, na tipificação dos  tarifários e na recolha e tratamento dos preços da água e do saneamento em Portugal. 

A edição de 2024 traz alguns temas novos, como a contratação pública e o princípio da  unidade da despesa e a gestão das aquisições nas entidades gestoras dos sistemas públicos de  água e saneamento, bem como a contratação pública nos setores especiais – sociedades  concessionárias. Pela importância que assume na atualidade, a proteção de dados pessoais  nos sistemas em baixa é mais aprofundada nesta edição, que versa também uma análise da  conjuntura do setor, bem como da evolução do panorama internacional do mesmo. 

Entretanto, a parte da tarde do colóquio vai ser marcada por uma mesa-redonda dedicada ao  PENSAARP 2030, nomeadamente quanto à implementação, financiamento e monitorização,  tendo como Keynote Speaker Jaime Melo Baptista, Conselheiro Estratégico da LIS-Water e  Coordenador Técnico do Grupo de Trabalho deste Plano. 

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Música 9 Janeiro, 2026

Bárbara Bandeira lança “Marcha” com Viana do Castelo em destaque

Bárbara Bandeira lança esta sexta-feira, dia 9, o single “Marcha”, tema que assinala o início do seu novo EP, “Lusa: Ato II”. A canção fica disponível em todas as plataformas digitais e marca uma nova etapa no percurso artístico da cantora.

Regional 9 Janeiro, 2026

Bombeiros Voluntários de Viana do Castelo firmam protocolo com Clube de Vela

A Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Viana do Castelo e o Clube de Vela de Viana do Castelo assinaram esta quinta-feira, dia 8 de janeiro, um protocolo de colaboração entre ambas.

Nacional 9 Janeiro, 2026

Primeiro de 22 novos comboios chega a Portugal e marca modernização da frota da CP

O primeiro dos 22 novos comboios regionais encomendados pela CP – Comboios de Portugal à fabricante suíça Stadler já chegou ao país, assinalando um passo decisivo na modernização da frota ferroviária nacional.

Regional 9 Janeiro, 2026

Ponte de Lima reforça recolha de resíduos com investimento superior a 416 mil euros

A Câmara Municipal de Ponte de Lima vai investir mais de 416 mil euros na aquisição de cerca de 4.500 contentores, com o objetivo de reforçar a recolha seletiva e melhorar a gestão de resíduos no concelho.

Nacional 9 Janeiro, 2026

Incentivos à imprensa local em debate nacional em Pombal

O Encontro Nacional da Imprensa Regional, promovido pela ANIR, debateu a revisão dos incentivos à comunicação social local e regional, em vigor desde 2025.

Regional 9 Janeiro, 2026

Estação Salva-Vidas de Caminha poderá estar pronta no final do ano

A Estação Salva-Vidas de Caminha deverá estar operacional entre o final de 2026 e o início de 2027. A previsão foi avançada pela presidente da Câmara Municipal, Liliana Silva, na reunião do executivo realizada no inicio da semana.

Opinião 9 Janeiro, 2026

OPINIÃO: Repensar escolhas no “Janeiro Sem Álcool”

O início de um novo ano é, para muitos, o momento ideal para refletir sobre hábitos e definir novos compromissos com a saúde. É também nesta altura que surge o movimento “Janeiro Sem Álcool”, um desafio que convida à abstinência temporária do consumo de álcool. Num país onde o vinho e outras bebidas alcoólicas têm uma forte presença cultural e social, parar para pensar sobre o impacto do álcool no organismo mais do que oportuno, é essencial.