Logo
Nacional

Economia do setor da água debatida em Viana do Castelo

6 Novembro, 2024 | 14:25
Partilhar
Pedro Xavier
1 min. leitura

O estudo “Água e Saneamento em Portugal – O Mercado e os Preços  2024”, desenvolvido pela Comissão Especializada de Legislação e Economia da APDA, vai ser  apresentado no colóquio “A Economia do Setor da Água – Realidade e Planeamento”, que tem  lugar no Forte de Santiago da Barra, em Viana do Castelo, já esta quinta-feira, 7 de  novembro. A Sessão de Abertura do evento vai ser presidida por Emídio Sousa, Secretário de  Estado do Ambiente. 

O estudo em questão é realizado de dois em dois anos, permitindo manter uma lógica analítica  e prospetiva dos serviços de Água e Saneamento. Proporciona, igualmente, uma leitura  evolutiva do setor, persistindo na caracterização das entidades gestoras, na tipificação dos  tarifários e na recolha e tratamento dos preços da água e do saneamento em Portugal. 

A edição de 2024 traz alguns temas novos, como a contratação pública e o princípio da  unidade da despesa e a gestão das aquisições nas entidades gestoras dos sistemas públicos de  água e saneamento, bem como a contratação pública nos setores especiais – sociedades  concessionárias. Pela importância que assume na atualidade, a proteção de dados pessoais  nos sistemas em baixa é mais aprofundada nesta edição, que versa também uma análise da  conjuntura do setor, bem como da evolução do panorama internacional do mesmo. 

Entretanto, a parte da tarde do colóquio vai ser marcada por uma mesa-redonda dedicada ao  PENSAARP 2030, nomeadamente quanto à implementação, financiamento e monitorização,  tendo como Keynote Speaker Jaime Melo Baptista, Conselheiro Estratégico da LIS-Water e  Coordenador Técnico do Grupo de Trabalho deste Plano. 

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 3 Janeiro, 2026

ULSAM reforça equipas com 84 novos profissionais de saúde

A Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) recebeu 84 novos profissionais, entre médicos e farmacêuticos, reforçando significativamente as equipas hospitalares da região.

Regional 3 Janeiro, 2026

AdAM lança concursos para melhorar abastecimento e saneamento no Alto Minho

A Águas do Alto Minho (AdAM) anunciou dois concursos públicos que totalizam mais de 5,2 milhões de euros para obras de abastecimento de água e saneamento nos concelhos de Viana do Castelo e Ponte de Lima.

Regional 3 Janeiro, 2026

Estradas de Viana do Castelo não registam mortes durante as festas de Ano Novo

O período de Ano Novo foi marcado por acidentes graves e centenas de detenções por álcool em Portugal, mas, apesar da intensa circulação nas estradas, o distrito de Viana do Castelo não registou vítimas mortais.

Desporto 3 Janeiro, 2026

Darque Kayak Clube é penalizado no Ranking Nacional por falta de apoios

O Darque Kayak Clube (DKC) terminou o Ranking Nacional de Clubes 2025 em 19º lugar, com 75,9 pontos, quando poderia ter alcançado a 12ª posição se tivesse organizado uma competição.

Desporto 3 Janeiro, 2026

Santa Luzia defronta hoje o Atlético CP na Liga Feminina de Futsal

Lisboa recebe hoje, sábado, dia 3 de janeiro, o confronto entre Atlético CP e Santa Luzia, marcado para as 17h30 na Tapadinha, em jogo da 12.ª jornada da Liga Feminina Placard.

Nacional 3 Janeiro, 2026

ASAE apreende 21 carcaças e instaura cinco processos por abate clandestino em várias cidades do país

Leiria, Viana do Castelo, Braga, Porto e Porto de Mós foram palco, nos últimos dias, de uma operação da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) que culminou na apreensão de 21 carcaças de animais e na instauração de cinco processos-crime por abate clandestino.

Nacional 3 Janeiro, 2026

Treze mortos nas estradas e 470 detidos por álcool no Ano Novo

Treze pessoas morreram nas estradas portuguesas durante o período de Ano Novo, enquanto 470 condutores foram detidos por condução sob efeito de álcool, segundo dados da PSP e da GNR.