Logo
Nacional

Economia do setor da água debatida em Viana do Castelo

6 Novembro, 2024 | 14:25
Partilhar
Pedro Xavier
1 min. leitura

O estudo “Água e Saneamento em Portugal – O Mercado e os Preços  2024”, desenvolvido pela Comissão Especializada de Legislação e Economia da APDA, vai ser  apresentado no colóquio “A Economia do Setor da Água – Realidade e Planeamento”, que tem  lugar no Forte de Santiago da Barra, em Viana do Castelo, já esta quinta-feira, 7 de  novembro. A Sessão de Abertura do evento vai ser presidida por Emídio Sousa, Secretário de  Estado do Ambiente. 

O estudo em questão é realizado de dois em dois anos, permitindo manter uma lógica analítica  e prospetiva dos serviços de Água e Saneamento. Proporciona, igualmente, uma leitura  evolutiva do setor, persistindo na caracterização das entidades gestoras, na tipificação dos  tarifários e na recolha e tratamento dos preços da água e do saneamento em Portugal. 

A edição de 2024 traz alguns temas novos, como a contratação pública e o princípio da  unidade da despesa e a gestão das aquisições nas entidades gestoras dos sistemas públicos de  água e saneamento, bem como a contratação pública nos setores especiais – sociedades  concessionárias. Pela importância que assume na atualidade, a proteção de dados pessoais  nos sistemas em baixa é mais aprofundada nesta edição, que versa também uma análise da  conjuntura do setor, bem como da evolução do panorama internacional do mesmo. 

Entretanto, a parte da tarde do colóquio vai ser marcada por uma mesa-redonda dedicada ao  PENSAARP 2030, nomeadamente quanto à implementação, financiamento e monitorização,  tendo como Keynote Speaker Jaime Melo Baptista, Conselheiro Estratégico da LIS-Water e  Coordenador Técnico do Grupo de Trabalho deste Plano. 

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Nacional 14 Janeiro, 2026

Politécnico de Viana do Castelo lança workshops gratuitos de cibersegurança para empresas do Alto Minho

O Politécnico de Viana do Castelo, em parceria com o Centro de Competências em Cibersegurança da Região Norte, vai promover um ciclo de workshops online gratuitos para apoiar empresas do Alto Minho na prevenção e resposta a ameaças digitais.

Regional 14 Janeiro, 2026

Escolas da Meadela e São João Bosco levam tradição à Câmara de Viana do Castelo

A Câmara Municipal de Viana do Castelo recebeu novamente o espírito das Janeiras, com a participação da E.B.1 da Igreja da Meadela e do Externato São João Bosco.

Cultura 14 Janeiro, 2026

VII Encontro de Reis juntou tradição e comunidade em Ponte da Barca

A Praça Fernão de Magalhães recebeu o VII Encontro de Reis, iniciativa que levou à vila de Ponte da Barca um momento de celebração da música tradicional, da memória coletiva e das tradições populares.

Regional 14 Janeiro, 2026

Sacerdote de Viana do Castelo defende tese de doutoramento em Roma

O Padre Renato Oliveira, sacerdote da Diocese de Viana do Castelo, realizou na terça-feira, dia 13 de janeiro, a defesa da sua tese de doutoramento no Pontifício Instituto Litúrgico de Santo Anselmo, em Roma.

Cultura 14 Janeiro, 2026

Exposição fotográfica de Rosalina Santos chega a Ponte da Barca

Ponte da Barca vai receber, até 13 de fevereiro, a exposição de fotografia de Rosalina Santos, que estará patente nos Paços do Concelho. Serão apresentadas 39 peças fotográficas que procuram transmitir os momentos vividos durante o percurso feito na mina de Freixo de Numão, em Vila Nova de Foz Côa.

Música 14 Janeiro, 2026

Jazz contemporâneo regressa ao Cine Teatro João Verde com DUK

O Cine Teatro João Verde, em Monção, volta a receber o jazz contemporâneo com o concerto de DUK, marcado para o dia 6 de fevereiro de 2026, às 21h30. O espetáculo insere-se na programação cultural do equipamento municipal e promete atrair apreciadores de novas linguagens do jazz.

Regional 14 Janeiro, 2026

Ponte de Lima certifica primeiros restaurantes para servir Arroz de Sarrabulho como Especialidade Tradicional Garantida

A Câmara Municipal de Ponte de Lima vai atribuir, na próxima sexta-feira, a certificação aos primeiros restaurantes do concelho autorizados a confecionar e servir o Arroz de Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima como Especialidade Tradicional Garantida (ETG). Ao todo, 14 estabelecimentos recebem as placas que atestam o cumprimento das normas definidas pela União Europeia.