Logo
Nacional

Economia do setor da água debatida em Viana do Castelo

6 Novembro, 2024 | 14:25
Partilhar
Pedro Xavier
1 min. leitura

O estudo “Água e Saneamento em Portugal – O Mercado e os Preços  2024”, desenvolvido pela Comissão Especializada de Legislação e Economia da APDA, vai ser  apresentado no colóquio “A Economia do Setor da Água – Realidade e Planeamento”, que tem  lugar no Forte de Santiago da Barra, em Viana do Castelo, já esta quinta-feira, 7 de  novembro. A Sessão de Abertura do evento vai ser presidida por Emídio Sousa, Secretário de  Estado do Ambiente. 

O estudo em questão é realizado de dois em dois anos, permitindo manter uma lógica analítica  e prospetiva dos serviços de Água e Saneamento. Proporciona, igualmente, uma leitura  evolutiva do setor, persistindo na caracterização das entidades gestoras, na tipificação dos  tarifários e na recolha e tratamento dos preços da água e do saneamento em Portugal. 

A edição de 2024 traz alguns temas novos, como a contratação pública e o princípio da  unidade da despesa e a gestão das aquisições nas entidades gestoras dos sistemas públicos de  água e saneamento, bem como a contratação pública nos setores especiais – sociedades  concessionárias. Pela importância que assume na atualidade, a proteção de dados pessoais  nos sistemas em baixa é mais aprofundada nesta edição, que versa também uma análise da  conjuntura do setor, bem como da evolução do panorama internacional do mesmo. 

Entretanto, a parte da tarde do colóquio vai ser marcada por uma mesa-redonda dedicada ao  PENSAARP 2030, nomeadamente quanto à implementação, financiamento e monitorização,  tendo como Keynote Speaker Jaime Melo Baptista, Conselheiro Estratégico da LIS-Water e  Coordenador Técnico do Grupo de Trabalho deste Plano. 

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 15 Dezembro, 2025

Viana do Castelo prepara-se para receber novo ano com muito glamour

O Centro Cultural de Viana do Castelo será, uma vez mais, palco do New Year 2026, um dos eventos de passagem de ano mais aguardados da região. Organizado pela Collective e pelo Santa Luzia Futebol Clube, o evento regressa pelo segundo ano consecutivo, prometendo uma noite de elegância, sofisticação e diversão.

Música 15 Dezembro, 2025

Viana do Castelo: Evento “Remember Luziamar” cancelado por falta de acordo sobre marca registada

O evento “Remember Luziamar”, previsto para se realizar no Club Lote 5, em Viana do Castelo, foi cancelado por falta de acordo entre a gerência do espaço e o detentor da marca registada.

Música 15 Dezembro, 2025

Viana do Castelo recebe 1.º Festival Internacional de Guitarra Clássica “Cordas Douradas”

Viana do Castelo vai acolher, de 18 a 21 de dezembro de 2025, o 1.º Festival Internacional de Guitarra Clássica “Cordas Douradas”, que promete reunir alguns dos mais prestigiados guitarristas nacionais e internacionais no Museu de Artes Decorativas.

Regional 15 Dezembro, 2025

Ponte de Lima: Concurso para criação do Cartaz Oficial das Feiras Novas 2026 já está aberto

A Associação Concelhia das Feiras Novas anunciou o lançamento do concurso para a criação do cartaz oficial das Feiras Novas 2026, de Ponte de Lima, uma das festas mais emblemáticas do País.

Nacional 15 Dezembro, 2025

APPACDM de Viana do Castelo recebe Bandeira da Ética pelo Projeto “Náutica Para Todos”

A APPACDM de Viana do Castelo foi distinguida com a entrega da Bandeira da Ética, do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e do Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED), numa cerimónia realizada a 9 de dezembro no Instituto Politécnico da Maia.

Regional 15 Dezembro, 2025

Tiago Brandão Rodrigues é o novo Presidente do Conselho Geral do Politécnico de Viana do Castelo

Tiago Brandão Rodrigues foi eleito Presidente do Conselho Geral do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), para o quadriénio 2025-2029.

Nacional 15 Dezembro, 2025

Autarcas de todo o país reúnem-se em Viana do Castelo e aprovam resolução estratégica

Viana do Castelo foi este fim de semana o centro das decisões autárquicas nacionais. No encerramento do XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), centenas de presidentes de câmara e vereadores aprovaram por esmagadora maioria uma resolução que define as medidas prioritárias para o mandato 2025-2029.