Logo
Nacional

Economia do setor da água debatida em Viana do Castelo

6 Novembro, 2024 | 14:25
Partilhar
Pedro Xavier
1 min. leitura

O estudo “Água e Saneamento em Portugal – O Mercado e os Preços  2024”, desenvolvido pela Comissão Especializada de Legislação e Economia da APDA, vai ser  apresentado no colóquio “A Economia do Setor da Água – Realidade e Planeamento”, que tem  lugar no Forte de Santiago da Barra, em Viana do Castelo, já esta quinta-feira, 7 de  novembro. A Sessão de Abertura do evento vai ser presidida por Emídio Sousa, Secretário de  Estado do Ambiente. 

O estudo em questão é realizado de dois em dois anos, permitindo manter uma lógica analítica  e prospetiva dos serviços de Água e Saneamento. Proporciona, igualmente, uma leitura  evolutiva do setor, persistindo na caracterização das entidades gestoras, na tipificação dos  tarifários e na recolha e tratamento dos preços da água e do saneamento em Portugal. 

A edição de 2024 traz alguns temas novos, como a contratação pública e o princípio da  unidade da despesa e a gestão das aquisições nas entidades gestoras dos sistemas públicos de  água e saneamento, bem como a contratação pública nos setores especiais – sociedades  concessionárias. Pela importância que assume na atualidade, a proteção de dados pessoais  nos sistemas em baixa é mais aprofundada nesta edição, que versa também uma análise da  conjuntura do setor, bem como da evolução do panorama internacional do mesmo. 

Entretanto, a parte da tarde do colóquio vai ser marcada por uma mesa-redonda dedicada ao  PENSAARP 2030, nomeadamente quanto à implementação, financiamento e monitorização,  tendo como Keynote Speaker Jaime Melo Baptista, Conselheiro Estratégico da LIS-Water e  Coordenador Técnico do Grupo de Trabalho deste Plano. 

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 16 Dezembro, 2025

Naufrágio de embarcação de pesca de Vila Praia de Âncora deixa quatro desaparecidos

Uma embarcação de pesca de Vila Praia de Âncora naufragou esta manhã ao largo de Aveiro, deixando quatro tripulantes desaparecidos. A Marinha Portuguesa, através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa), coordena atualmente as operações de resgate.

Regional 16 Dezembro, 2025

Viana do Castelo Lança VianaPocket para Incentivar Comércio Local

Viana do Castelo dá mais um passo no apoio ao comércio local com o lançamento do VianaPocket, uma iniciativa que pretende promover e incentivar o consumo no comércio do concelho.

Regional 16 Dezembro, 2025

Viana do Castelo: Homem morre atropelado por comboio na Linha do Minho em Areosa

Um homem de 38 anos perdeu a vida esta terça-feira na sequência de um atropelamento ferroviário na Linha do Minho, na freguesia de Areosa, em Viana do Castelo.

Regional 16 Dezembro, 2025

Valença apoia campanha nacional “Dê Troco a Quem Precisa”

Valença associa-se, mais uma vez, à iniciativa solidária da Rede de Farmácias ABEM – a Rede Solidária do Medicamento da Associação Dignitude – com a campanha “Dê Troco a Quem Precisa”, que decorre até 26 de dezembro em cerca de 600 farmácias por todo o país.

Desporto 16 Dezembro, 2025

Atleta do Santa Luzia FC convocada para a Seleção Nacional de Futsal Feminino Sub-19

A guarda-redes do Santa Luzia FC, Sara Gomes, foi convocada para a Seleção Portuguesa de Futsal Feminino Sub-19, tornando-se um dos nomes em destaque do futsal nacional jovem.

Cultura 16 Dezembro, 2025

Ponte de Lima: Exposição “Entroido, Mobiliário Vestido” chega à Torre da Cadeia Velha

A Galeria da Torre da Cadeia Velha, em Ponte de Lima, inaugura no próximo dia 9 de janeiro, às 18h00, a exposição “Entroido, Mobiliário Vestido”, do artista galego Piquico.

Regional 16 Dezembro, 2025

Melgaço enfrenta crise financeira e festival de cinema é suspenso

Melgaço enfrenta uma situação financeira crítica, com dívidas a fornecedores que totalizam cinco milhões de euros e um passivo superior a 26 milhões de euros, segundo revelou o presidente da Câmara Municipal, José Albano Domingues.