Para assinalar o Dia Nacional da Floresta Autóctone, que se comemora a 23 de novembro, a Câmara Municipal de Viana do Castelo promove a segunda edição da EcoMaratona de Montedor. Esta iniciativa corresponde a uma ação de voluntariado ambiental que, em simultâneo, estimula o espírito competitivo dos participantes e promove o controle de espécies exóticas invasoras no Monumento Natural do Cemitério de Praias Antigas do Alcantilado de Montedor.
A II EcoMaratona de Montedor tem como objetivo a sensibilização dos participantes, alunos e público em geral, para a salvaguarda do Património Natural Local através do controlo e erradicação de espécies exóticas invasoras e da recuperação dos ecossistemas naturais. São também objetivos desta ação o reforço da importância das espécies autóctones, que devem predominar no território, o aumento do conhecimento sobre as espécies invasoras, estimulando ainda a participação ativa da comunidade para o registo das espécies na plataforma BioRegisto e sensibilizando para as alterações climáticas.
A programação da prova determina concentração às 9h00 no local, partida às 9h30 e entrega de prémios aos três primeiros classificados pelas 11h30. A atividade será orientada pelos técnicos da Divisão de Ambiente e Sustentabilidade, contando com o apoio da Junta de Freguesia de Carreço. Os participantes serão divididos em grupos para, no menor tempo possível, arrancarem as invasoras instaladas em áreas previamente delimitadas e procederem à rearborização dessas mesmas áreas com espécies autóctones.
A II EcoMaratona de Montedor é uma ação inserida no plano de atividades elaborado pelo aspirante Geoparque Viana do Castelo no âmbito do “Biénio para a Ação Climática nos Geoparques Portugueses 2022/2023”, que pretende, na esfera das competências dos Geoparques Mundiais da UNESCO, incorporar medidas e contribuir para a implementação de estratégias de desenvolvimento territorial sustentáveis, de forma a minimizar os problemas e os desafios identificados com relação às alterações climáticas nos diferentes territórios geoparque e aspirantes. Esta ação contribui também para a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis 13 – Ação Climática e 14 – Proteger a Vida Terrestre.
A participação na II EcoMaratona é gratuita e aberta a todos os cidadãos que pretendam associar-se a esta iniciativa de voluntariado ambiental. As vagas são limitadas, sendo necessário efetuar inscrição prévia em formulário próprio (https://forms.gle/yWp3sxrDeeenoGyc9 ).
De acordo com as normas de participação desta ação, que podem ser consultadas online (https://drive.google.com/file/d/1uWXAWWVlU4c11Dtf8OhOeSe_mhRp5HqV/view) caso o número de inscritos seja maior ao número de vagas predefinido, será considerada a ordem de inscrição como critério de participação.

Viana do Castelo acolhe, a partir de hoje, a 14.ª edição do Viana Volley Cup, um dos maiores torneios de voleibol da região. O evento, organizado pelo Clube de Voleibol de Viana, reúne centenas de atletas, treinadores e adeptos, combinando competição e convívio.
A associação ambientalista Zero criticou a CCDR-Norte por ter colocado em consulta pública o plano de gestão do aterro da Valorminho, em Valença, considerando o projeto “ilegal” e um “atentado ao ambiente”.
Doze pessoas morreram e 453 foram detidas por condução com taxa de álcool no sangue considerada crime, nos primeiros oito dias das operações de Natal e Ano Novo realizadas pela GNR e pela PSP.
Viana do Castelo celebra mais um talento desportivo local. A velejadora Luísa Peres, natural da cidade, foi distinguida pelo Comité Olímpico de Portugal com o estatuto de Esperança Olímpica de Vela, após a sua participação no recente Campeonato do Mundo de Seniores, realizado na China.
O Largo das Neves volta a ser, este sábado, 27 de dezembro, ponto de encontro da comunidade com a realização da tradicional Fogueira de Natal. A edição deste ano contará com os DJs Marshall Hall e Pedro Pereira, prometendo uma noite de música, convívio e celebração coletiva.
O distrito de Viana do Castelo está entre os 11 distritos de Portugal continental colocados sob aviso amarelo pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), devido à persistência de valores baixos da temperatura mínima. O aviso estará em vigor entre a meia-noite de 26 de dezembro e as 6 horas de 27 de dezembro, com exceção das localidades junto ao litoral, onde o impacto do frio poderá ser menos intenso.
A Escola Secundária de Monserrate, certificada como EPAS e Escola Embaixadora do Parlamento Europeu, conquistou pela quarta vez consecutiva uma viagem ao Parlamento Europeu, em Estrasburgo, fruto de um ano repleto de atividades educativas, exposições, workshops, encontros nacionais, desafios e concursos.