A E-REDES juntou-se à Câmara Municipal de Viana do Castelo para promover obras de iluminação pública no Escadório de Santa Luzia, bem como o melhoramento no Parque das Tílias e no acesso à Pousada de Santa Luzia. O investimento de 50 mil euros visa melhorar o acesso a um dos locais mais emblemáticos de Viana do Castelo.
As infraestruturas, executadas pela E-REDES, empresa do grupo EDP responsável pela operação da rede de distribuição de energia elétrica em Portugal continental, com recurso a armaduras e devidas autorizações cedidas pelo município, foram inauguradas esta terça-feira pelo Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, pelos representantes da E-REDES, Miguel Pinto e Paulo Louzinha, e pela representante da Confraria de Santa Luzia, Rita Pereira.
A nova iluminação entra, assim, em funcionamento a tempo da Romaria de Nossa Senhora d’Agonia, que se realiza entre os dias 14 e 22 de agosto.
As obras reforçam de forma significativa a iluminação de toda a extensão do Escadório de acesso ao Santuário Diocesano do Sagrado Coração de Jesus, mais conhecido como Templo-monumento de Santa Luzia, um dos locais mais visitados de
Viana do Castelo. Iluminam ainda a totalidade do Parque das Tílias e o acesso à Pousada de Santa Luzia, cuja iluminação pública foi também melhorada com tecnologia LED.

Esta parceria e a estreita colaboração com a Câmara Municipal de Viana do Castelo estão enquadradas na política de otimização da qualidade de serviço e eficiência energética da E-REDES e são fruto do forte compromisso que a empresa assumiu com a autarquia vianense.
O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) alcançou a sua melhor classificação de sempre no UI GreenMetric World University Rankings, subindo ao 156.º lugar entre 1.745 instituições de ensino superior de 105 países. A nível nacional, o IPVC mantém-se no pódio e volta a conquistar o 3.º lugar, reforçando a posição de referência no panorama da sustentabilidade em Portugal.
Viana do Castelo registou na madrugada e à noite da passada sexta-feira a detenção de dois condutores por condução sob efeito de álcool, anunciou o Comando Distrital da PSP.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo promoveu, pela primeira vez, o Curso de Suporte Básico de Vida com Desfibrilhação Automática Externa (SBV-DAE), numa iniciativa conjunta da Companhia de Bombeiros Sapadores e da Unidade Orgânica de Promoção da Saúde.
Uma jovem de 23 anos, natural de Viana do Castelo, emocionou milhares de internautas ao partilhar nas redes sociais um apelo urgente por apoio médico, numa tentativa de ver o seu caso chegar a profissionais de saúde ou a associações que a possam ajudar.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou esta terça-feira, por maioria, o Orçamento e Grandes Opções do Plano (GOP) para 2026, no valor global superior a 236 milhões de euros – o maior de sempre. A autarquia contará com 220,4 milhões de euros e os Serviços Municipalizados com 16,4 milhões.
A Christmas Silent Party, realizada na Porta Mexia Galvão, revelou-se um verdadeiro sucesso, atraindo dezenas de participantes e transformando o espaço num ponto de encontro vibrante e cheio de espírito festivo.
As Bolas de Berlim de Viana do Castelo voltaram a colocar o concelho no mapa da gastronomia mundial. A mais recente atualização do ranking “Top 100 Sweet Pastries in the World”, divulgada a 6 de dezembro de 2025 pelo guia gastronómico TasteAtlas, posiciona a especialidade vianense no 26.º lugar entre as melhores iguarias de pastelaria do mundo.