“Dubaquito” é o mais recente grupo de jovens músicos, que nasceu no final do último ano letivo, com o objetivo de participarno sarau da sua escola, em Vila Praia de Âncora. A apresentação do grupo rock foi feita no espaço do Forno Comunitário de Riba de Âncora.
O convite surgiu do Presidente da Junta de Freguesia de Riba de Âncora que os desafiou e deu-lhes a liberdade para convidarem quem quisessem e os aplausos não faltaram.
O nome do grupo foi criado com a ajuda de um professor e inspirado nos nomes dos três rapazes, nessa altura os três elementos da banda: Duarte Barros, Pedro Quintas e Tomé Castro. Os três tocam bateria, guitarra e baixo. Mais tarde, aos “Dubaquito” juntou-se Mariana Teixeira (voz) que é minhota, de Paredes de Coura. Dois dos jovens rapazes têm 14 anos, um outro 15 e o elemento mais recente, a Mariana, 16 anos.

O Duarte Barros é natural de Riba de Âncora (os outros dois jovens são naturais de Âncora e Vila Praia de Âncora) e esse foi o ponto de partida para a atuação no Forno Comunitário. Dar a conhecer e valorizar o grupo foi o objetivo de Paulo Alvarenga.
Interpretam sucessos do rock nacional e internacional, numa faixa alargada que pode passar pelos Xutos e Pontapés até aos Pink Floyd.
Os “Dubaquito” agradaram desde a primeira atuação e desde aí não pararam mais, tendo já sido convidados por associações e outros organismos do concelho para atuar em momentos especiais.
“Temos tido boas surpresas no concelho, no mundo da música, com os nossos jovens e este é um desses casos. Foi muito bom participar neste convívio, desde logo pelo talento e pelo entusiasmo, mas também porque é reconfortante constatar que a nossa juventude utiliza os seus tempos livres de uma forma tão saudável e criativa”, comentou o Presidente da Câmara, Rui Lages, dando os parabéns aos jovens, às suas famílias e aos professores, pelo incentivo.
O resultado foi uma noite de música bem passada e mais um incentivo aos quatro, que, entretanto, já têm mais atuações marcadas.
Estão oficialmente abertas as inscrições para o concurso “Coca de Edição”, uma iniciativa que convida à liberdade criativa, inovação artística e interpretação contemporânea da emblemática Coca de Monção, figura mitológica profundamente enraizada na identidade cultural do concelho.
A União das Freguesias de Viana do Castelo (Santa Maria Maior e Monserrate) e Meadela lançou a primeira edição de um concurso de fotografia dirigido a toda a comunidade, com o objetivo de promover o território através do olhar dos seus habitantes.
O regulamento que estabelece os apoios à mobilidade atribuídos pela Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho aos operadores de transportes entrou ontem em vigor, produzindo efeitos retroativos a 1 de janeiro.
As descargas da barragem de Touvedo, em Ponte da Barca, aumentaram o caudal do rio Lima, provocando inundações nas zonas ribeirinhas de Ponte de Lima e Ponte da Barca, situação que continua esta terça-feira a ser acompanhada pelas autoridades.
Os preços das casas em Viana do Castelo registaram uma subida expressiva nos últimos 12 meses. Segundo o índice do portal imobiliário Idealista, em janeiro de 2026 o valor mediano por metro quadrado atingiu 2.233 euros, refletindo um aumento de 16,8% face a janeiro de 2025.
O distrito de Viana do Castelo está a promover uma campanha de recolha de bens para apoiar as vítimas afetadas pela tempestade Kristin, que causou vários estragos na região de Leiria. A iniciativa é promovida pelo OLYMPICS4ALL – Desporto/Solidariedade, com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo e da Federação Distrital de Bombeiros de Viana do Castelo.
Paredes de Coura prepara-se para um fevereiro recheado de cultura, tradições e programação para todos os públicos. O mês começa com o já tradicional Entrudo Sopeiro, mas traz também propostas de teatro, dança, cinema e atividades para famílias e bebés.