“Dubaquito” é o mais recente grupo de jovens músicos, que nasceu no final do último ano letivo, com o objetivo de participarno sarau da sua escola, em Vila Praia de Âncora. A apresentação do grupo rock foi feita no espaço do Forno Comunitário de Riba de Âncora.
O convite surgiu do Presidente da Junta de Freguesia de Riba de Âncora que os desafiou e deu-lhes a liberdade para convidarem quem quisessem e os aplausos não faltaram.
O nome do grupo foi criado com a ajuda de um professor e inspirado nos nomes dos três rapazes, nessa altura os três elementos da banda: Duarte Barros, Pedro Quintas e Tomé Castro. Os três tocam bateria, guitarra e baixo. Mais tarde, aos “Dubaquito” juntou-se Mariana Teixeira (voz) que é minhota, de Paredes de Coura. Dois dos jovens rapazes têm 14 anos, um outro 15 e o elemento mais recente, a Mariana, 16 anos.

O Duarte Barros é natural de Riba de Âncora (os outros dois jovens são naturais de Âncora e Vila Praia de Âncora) e esse foi o ponto de partida para a atuação no Forno Comunitário. Dar a conhecer e valorizar o grupo foi o objetivo de Paulo Alvarenga.
Interpretam sucessos do rock nacional e internacional, numa faixa alargada que pode passar pelos Xutos e Pontapés até aos Pink Floyd.
Os “Dubaquito” agradaram desde a primeira atuação e desde aí não pararam mais, tendo já sido convidados por associações e outros organismos do concelho para atuar em momentos especiais.
“Temos tido boas surpresas no concelho, no mundo da música, com os nossos jovens e este é um desses casos. Foi muito bom participar neste convívio, desde logo pelo talento e pelo entusiasmo, mas também porque é reconfortante constatar que a nossa juventude utiliza os seus tempos livres de uma forma tão saudável e criativa”, comentou o Presidente da Câmara, Rui Lages, dando os parabéns aos jovens, às suas famílias e aos professores, pelo incentivo.
O resultado foi uma noite de música bem passada e mais um incentivo aos quatro, que, entretanto, já têm mais atuações marcadas.
O presidente da Câmara de Viana do Castelo, Luís Nobre, lançou um alerta sério sobre o aumento “galopante e insustentável” dos custos de depósito de resíduos, defendendo que a situação já ultrapassa a capacidade de resposta dos municípios e exige uma intervenção urgente do Governo.
Viana do Castelo foi palco da 4ª edição do RE.VER, evento dedicado à fotografia contemporânea, realizado na Sala Experimental do Teatro Sá de Miranda. Organizado pela Oficina de Fotografia e coordenado por João Gigante da AO NORTE, o encontro reuniu fotógrafos, artistas e público em torno de debates, exposições e projeções que exploram a imagem como forma de arte e comunicação.
Valença voltou a brilhar no panorama empresarial nacional. Dez empresas do concelho foram distinguidas com o Estatuto PME Excelência 2024, um dos mais importantes reconhecimentos atribuídos ao tecido empresarial português.
Uma operação da Polícia Judiciária, conduzida pela Diretoria do Norte, resultou na detenção de sete suspeitos e na constituição de 45 arguidos, no âmbito de uma investigação sobre associação criminosa, branqueamento de capitais, fraude fiscal e falsificação de documentos.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo entregou as primeiras 17 escrituras relativas a habitações situadas no Lugar da Costeira, em Alvarães, dando início ao processo de legalização de uma Área Urbana de Génese Ilegal (AUGI) com mais de 50 anos.
O Município de Silves distinguiu o atleta do Clube de Atletismo Olímpico Vianense (CAOV), Ussumani Djumo, na cerimónia "Estrelas do Desporto, da Serra ao Mar". A homenagem reconhece o percurso exemplar do jovem luso-guineense e a sua representação digna da Guiné-Bissau nos Campeonatos Mundiais de Atletismo em Tóquio 2025.
A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Braga, deteve um homem de 30 anos suspeito de provocar um incêndio numa habitação na freguesia de Vila Meã, em Vila Nova de Cerveira, no contexto de violência doméstica.