“Dubaquito” é o mais recente grupo de jovens músicos, que nasceu no final do último ano letivo, com o objetivo de participarno sarau da sua escola, em Vila Praia de Âncora. A apresentação do grupo rock foi feita no espaço do Forno Comunitário de Riba de Âncora.
O convite surgiu do Presidente da Junta de Freguesia de Riba de Âncora que os desafiou e deu-lhes a liberdade para convidarem quem quisessem e os aplausos não faltaram.
O nome do grupo foi criado com a ajuda de um professor e inspirado nos nomes dos três rapazes, nessa altura os três elementos da banda: Duarte Barros, Pedro Quintas e Tomé Castro. Os três tocam bateria, guitarra e baixo. Mais tarde, aos “Dubaquito” juntou-se Mariana Teixeira (voz) que é minhota, de Paredes de Coura. Dois dos jovens rapazes têm 14 anos, um outro 15 e o elemento mais recente, a Mariana, 16 anos.

O Duarte Barros é natural de Riba de Âncora (os outros dois jovens são naturais de Âncora e Vila Praia de Âncora) e esse foi o ponto de partida para a atuação no Forno Comunitário. Dar a conhecer e valorizar o grupo foi o objetivo de Paulo Alvarenga.
Interpretam sucessos do rock nacional e internacional, numa faixa alargada que pode passar pelos Xutos e Pontapés até aos Pink Floyd.
Os “Dubaquito” agradaram desde a primeira atuação e desde aí não pararam mais, tendo já sido convidados por associações e outros organismos do concelho para atuar em momentos especiais.
“Temos tido boas surpresas no concelho, no mundo da música, com os nossos jovens e este é um desses casos. Foi muito bom participar neste convívio, desde logo pelo talento e pelo entusiasmo, mas também porque é reconfortante constatar que a nossa juventude utiliza os seus tempos livres de uma forma tão saudável e criativa”, comentou o Presidente da Câmara, Rui Lages, dando os parabéns aos jovens, às suas famílias e aos professores, pelo incentivo.
O resultado foi uma noite de música bem passada e mais um incentivo aos quatro, que, entretanto, já têm mais atuações marcadas.
Portugal continental vai começar a sentir na manhã de sábado os efeitos da depressão Marta, que vai trazer chuva intensa, vento forte, agitação marítima e neve nas zonas mais altas. O alerta é do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê condições adversas especialmente nas regiões do Sul e do Centro.
O GD Areosense acaba de lançar um novo projeto desportivo no clube: a equipa de Walking Football. Esta variante do futebol tem como objetivo incentivar a prática desportiva entre pessoas com mais de 50 anos, promovendo saúde, bem-estar e convívio social.
Monção prepara-se para receber, nos dias 21 e 22 de fevereiro de 2026, mais uma edição do Rali à Lampreia, um dos eventos mais emblemáticos do concelho, que combina a emoção do desporto automóvel com a tradição gastronómica local. O evento terá lugar na Praça Deu-la-Deu, reunindo participantes e visitantes numa celebração única da cultura e dos sabores de Monção.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo vai realizar duas sessões públicas de apresentação da proposta de alteração ao Plano de Urbanização da Cidade, atualmente em período de discussão pública. A iniciativa pretende esclarecer a população e recolher contributos para o documento que orienta o desenvolvimento urbano do concelho.
Um castro da Idade do Ferro, posteriormente romanizado, foi identificado em Arcos de Valdevez após a primeira escavação científica realizada no local. O sítio arqueológico, designado Castro de Eiras, apresenta elevado potencial científico e patrimonial.
Os trabalhos de conservação em curso na Ponte Eiffel, em Viana do Castelo, vão estar suspensos esta noite, informou a Infraestruturas de Portugal (IP). Como consequência, não será realizado o corte de trânsito automóvel habitualmente previsto para o período noturno.
O Dia de São Valentim vai ser celebrado de forma única em Viana do Castelo com o workshop “Coração de Filigrana”, que se realiza no sábado, 14 de fevereiro, entre as 14h30 e as 18h30, no Hotel D. Aninhas. A iniciativa permite à comunidade aprender a arte da filigrana certificada, uma das expressões mais marcantes da Romaria d’Agonia.