As praias fluvial da Argaçosa e do Lumiar, em Carreço, em Viana do Castelo, estão interditas a banhos desde quarta-feira, por falta de qualidade da água, confirmou o capitão do porto local à Viana TV.
Silva Lampreia referiu que a praia fluvial de Argaçosa, zona balenar vigiada, e a praia do Lumiar (marítima, não vigiada) encontram-se desaconselhadas a banhos, desde as 10h00 de quarta-feira.
A decisão, articulada com o delegado de saúde, a Câmara de Viana do Castelo e a capitania, foi tomada na sequência das análises realizadas regularmente às águas fluviais e marítimas do concelho terem revelado um “parâmetro fora do quadro de qualidade”, relacionado com a presença da bactéria ’Escherichia coli’.
Segundo o capitão Silva Lampreia, “ambas as praias não possuem bandeira azul”.
O responsável adiantou que, no caso da praia da fluvial da Argaçosa, por ser vigiada, foi hasteada a bandeira vermelha.
Já na praia do Lumiar, em Carreço, foram colocadas placas a desaconselhar banhos no mar.
O capitão Silva Lampreia confirmou ainda que, “foram colhidas novas amostras de água nas referidas praias”.
“Estamos a aguardar os resultados das novas análises para retomar o normal funcionamento das zonas balneares”, referiu.
A Viana TV contactou a autarquia, que confirmou a interdição a banhos nas duas praias do concelho.
Portugal saiu vitorioso das negociações europeias sobre as quotas de pesca para 2026, garantindo resultados que trazem estabilidade e previsibilidade para os pescadores nacionais. O destaque vai para o bacalhau, com mais 800 toneladas asseguradas nos grandes bancos da Terra Nova, no Canadá.
A Câmara Municipal de Ponte de Lima aprovou um aumento de 25% nos apoios financeiros destinados às Juntas de Freguesia do concelho.
O espetáculo Circo Mágico de Natal, previsto para o próximo dia 20 de dezembro, no Centro Cultural de Viana do Castelo, foi cancelado por motivos de força maior, anunciou a organização, Cardinali Live Entertainment.
A Câmara Municipal de Caminha aprovou por unanimidade uma recomendação ao Governo para a instalação de uma estação salva-vidas no concelho, na sequência dos recentes naufrágios em Moledo e ao largo de Aveiro que afetaram a comunidade piscatória local.
A embarcação de pesca Carlos Cunha, que naufragou esta terça-feira a cerca de 200 milhas da costa de Aveiro, causando um morto e quatro desaparecidos, é a mesma que já se tinha afundado em 2005, quando operava com outro nome e bandeira.
O mercado da cidade vai funcionar com horários especiais durante a época natalícia. De acordo com a Câmara Municipal de Viana do Castelo, o Mercado Municipal estará encerrado nos dias 26 de dezembro e 2 de janeiro, mantendo-se aberto nos dias 24 e 31 de dezembro, entre as 7h30 e as 17h00.
Viana do Castelo vai receber, a 27 de dezembro, a 12.ª edição da São Silvestre de Viana CLS Brands, que atingiu um recorde histórico de 3.000 participantes.